13475
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Apresentando a notícia em sala de aula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre as características e finalidades da notícia, com ênfase na manchete e lides, apoiando-se em seus conhecimentos prévios e hipóteses antecipadoras.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Conceição Nery da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Apresentando a notícia em sala de aula

Finalidade da aula: Perceber  as características e finalidades da notícia, com ênfase na manchete e lides, apoiando-se em seus conhecimentos prévios e hipóteses antecipadoras.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Manchetes e lides de notícias

Objeto(s) do conhecimento:Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

Prática de linguagem:Leitura/escuta

Habilidade(s) da BNCC: (EF15LP01), (EF15LP02)

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de abertura.

 

Materiais necessários:   Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos.

Notícia de jornal em folha xerografada, tabela para preenchimento em folha xerografada e  cartolina ou qualquer outra folha para confecção de um cartaz.

 

Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.

 

Dificuldades antecipadas:  Dificuldade em identificar as relações existentes entre a manchete e o corpo do texto.

 

Referências sobre o assunto:

FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto,1996.

PEREIRA, Valquíria. A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora. Acesso em: 2 de setembro de 2018.


Código: LPO2_04SQA01

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas