13103
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Leitura em ambientes virtuais II

POR: Nathália Gasparini 02/11/2018
Código: ING8_02UND09

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI07) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Leitura em ambientes virtuais II

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano dá continuidade ao trabalho com leitura em ambientes virtuais presente no Plano 08 desta mesma Unidade. Ele pode ser usado independentemente daquele ou como sequência no tratamento da habilidade, uma vez que os Planos 08, 09 e 10 apresentam o mesmo objetivo geral, porém enfocando diferentes gêneros encontrados online.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Leia o objetivo da aula. Explique que a aula será sobre ambientes digitais e que a leitura envolverá a análise de uma resenha.

Context select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Mobilizar o conhecimento sobre conteúdos culturais disponíveis em meio digital veiculados por jornais.

Expectativa: Que os alunos percebam as possibilidades de leitura de jornais em ambientes virtuais relacionadas a divulgação, análise e promoção de eventos e manifestações culturais.

Orientações: Mostre o slide ou imprima as imagens, escrevendo as perguntas do slide no quadro. Explique que esse site é de um jornal britânico que veicula informações do mundo todo, e que uma de suas seções se chama Culture, de modo que essa seção será explorada nesta aula, a fim de descobrir que tipo de conteúdo ela veicula.

Encaminhe a leitura das perguntas, a partir da seguinte orientação:

Imagine that you are looking for some information about culture (movies, books, theater, music…), and you clicked on “Culture”. What are the sections or types of content you can find about it in this website? Leia o nome das subseções que aparecem abaixo da seção Culture, que está sublinhada (books, music, TV&Radio, Art&Design, Film, Games, Classical and Stage), e certifique-se da compreensão dessas palavras.

Peça para que observem as imagens e os títulos dos quatro links da página, procurando por palavras já conhecidas, a fim de entender de que o link se trata. Em seguida, leia as perguntas do slide com a turma, abordando, a partir das respostas, as possibilidades de utilização da página de acordo com cada questão.

Context select-down

Tempo sugerido: Context.

Propósito: Analisar elementos que caracterizam links de resenhas.

Expectativa: Que os alunos reconheçam o gênero resenha e seu propósito.

Orientações: Mostre ou imprima as imagens, escrevendo as perguntas do slide no quadro. Explique que esses três links com imagens dizem respeito ao conteúdo veiculado na seção Culture da página do jornal The Guardian.

Explique que os três links levam a textos chamados reviews, que são o foco desta aula, e que as perguntas ajudam a compreender por que um leitor(a) buscaria esse tipo de texto online: The texts that present a person’s opinion about events, movies, books, games are called reviews, describing and recommending them (or not)”. Ao enfocar o uso das estrelas, destaque: the stars summarize the opinion of the authors, helping the reader understand if the topic of the review is good or not, is recommended or not.

Input select-down

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Realizar a leitura dos elementos textuais e paratextuais anteriores ao texto.

Expectativa: Que seja introduzido o tema da resenha a ser lida.

Orientações: Peça para que a turma observe a imagem. Leia o texto da imagem e peça para que analisem a cena. Ainda, leia a origem do link: seção Culture, subseção Stage, subseção Theatre. Pergunte: What is this review about?

Leia o texto do título e do subtítulo, certificando-se do entendimento desses trechos. É interessante explicar brevemente o que significa sufragette, bem como prover alguma noção histórica sobre a peça.

This review presents a British play about the suffragist movement, namely, the women’s struggle for the right to vote, in the end of the 19th and beginning of the 20th century. At that time, only men could vote. “Sufragette” was the name initially used to call the Woman Social Political Union activists. This organization was created by Emmeline Pankhurst, and it was considered the most radical of the women’s unions. Emmeline and her daughter, Sylvia Pankhurst, represented two important generations of the movement. The Parliament approved the female vote for women aged from 30 (as long as they were owners of some properties) only in 1918, and ten years later they were finally allowed to be candidates to the Parliament as well. A controversy about the movement is the criticism related to race and class of the sufragettes, since they mostly represented the white elite, cutting off lower-class and black women.
Material complementar

Sobre as sufragettes:
https://www.theguardian.com/commentisfree/2015/oct/12/suffragettes-white-middle-class-women-pankhursts

https://www.telegraph.co.uk/women/womens-life/11914757/Racism-and-the-suffragettes-the-uncomfortable-truth.html

Direito ao voto no Reino Unido:

https://www.halarose.co.uk/news/a-timeline-of-british-voting/

Mais sobre Emmeline Pankhurst:

http://www.bbc.co.uk/history/historic_figures/pankhurst_emmeline.shtml

Material didático da BBC sobre a ativista:

http://www.bbc.co.uk/guides/zh7kdxs#z4bnfcw


Trailer do Sufragettes (2015), sobre sufragistas nos Estados Unidos:
https://www.youtube.com/watch?v=056FI2Pq9RY


Input select-down

Tempo sugerido: Input

Propósito: Realizar a leitura do texto

Expectativa: Que os alunos utilizem estratégias de leitura para lidar com o texto; que consigam perceber os elementos da resenha que destacam pontos positivos e negativos da peça analisada.

Orientações: Distribua uma cópia do texto para cada aluno. Antes da leitura, lembre-os do tópico do texto, antecipado pela leitura do título e do subtítulo. Peça para a turma realizar uma primeira leitura silenciosa, utilizando lápis de escrever para grifar as palavras conhecidas e as palavras parecidas com o vocabulário em português, e também que consultem o glossário (escreva-o no quadro) durante esta primeira leitura. Explique para os alunos que, como discutido a partir da reflexão sobre as estrelas presentes nos links, as resenhas representam opiniões de autores embasadas em pontos positivos e negativos do que está sendo analisado. Distribua lápis de cor e peça que cada aluno/a escolha duas cores: uma para grifar as linhas que apresentam pontos positivos da peça; outra, para pontos negativos. Realize a leitura em voz alta por parágrafos. Ao final de cada parágrafo, questione os alunos a fim de checar a compreensão da ideia central de cada parágrafo. Faça pausas entre um parágrafo e outro a fim de dar tempo para que a turma marque no texto as opiniões identificadas.

Primeiro parágrafo:
1. Who do you think Mikron is? How can we imply that?

2. What is the topic of the play?

3. Who is the main character and who is the actress who plays her?

Segundo parágrafo:

3. What are the conflicts and divisions the play represents?

4. The play tells the story on a simple or complex way? How do you know that?

5. Complexity when telling an intricate story is good or bad? Do you think it can be considered a positive or a negative aspect of the play?

Terceiro parágrafo:

5. What characters are mentioned?

6. Who plays these roles and narrates the story?

7. Why is the story confusing?

8. Is this confusion a positive or negative point of the play?

Quarto parágrafo:

9. Why are the songs considered an inconsistency by the author?

10. What is a positive point of the production?

11. The last sentence is a positive or negative opinion about the play?

Glossary:

Highlights: destaca

Role: papel

Lesser-known: Menos conhecida

Nicely: agradavelmente

Ruptured: romperam

Points out: destaca

Gulf: precipício

Between: entre

Plenty of room: muito espaço

Teeters: vacila

Dockers: estivadores

Among: entre

Clowning commenters: comentaristas “palhaços”

Lampooning: satirizando

Cheering on: encorajando

Bewildering: desconcertante

Awkwardly: de modo esquisito

Makeshift charm: charme provisório

Muddies: turva

Output select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Anotar, a partir da leitura do texto, as opiniões sobre a peça expressas na resenha.

Expectativa: Que os alunos sistematizem em lista os pontos positivos e negativos da peça expressos na resenha,

Orientações: Mostre o slide e peça que a turma faça esses dois esquemas no caderno. Em duplas, a partir da leitura dos trechos destacados a lápis, peça que preencham a lista: Read again the excerpts you highlighted in your texts and write the positive and negative aspects of the play, according to the author of the review. Ao final da tarefa, peça para que alguns alunos compartilhem suas respostas (você encontra uma possibilidade de resposta abaixo). Ao final, pergunte: Are there more positive or negative aspects? The author gives two stars for the play. Do you think she recommends it or not?

Relembre os alunos que o ponto central de uma resenha é analisar algo, e, ao final, o leitor ou a leitora interpreta se o objeto ou evento analisado “vale a pena”. Pergunte: Would you be interested to watch it, after this review? Why or why not?

Algumas respostas possíveis

Positive aspects

MacLachlan nicely captures the ambivalence and divisions of the suffragette movement.

There’s plenty of room for complexity.

It has a charm.

Negative aspects

The storytelling teeters between satire and History.

The story is confusing.

There is inconsistency in the story and in the songs.

The charm is makeshift because the story is muddied.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a leitura e o estudo do texto.

Expectativa: Que os alunos identifiquem os ambientes digitais como recursos para chegar a múltiplos conteúdos culturais, incluindo textos de opinião, como a resenha, caracterizado como um texto analítico sobre algum evento, objeto ou manifestação cultural.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano dá continuidade ao trabalho com leitura em ambientes virtuais presente no Plano 08 desta mesma Unidade. Ele pode ser usado independentemente daquele ou como sequência no tratamento da habilidade, uma vez que os Planos 08, 09 e 10 apresentam o mesmo objetivo geral, porém enfocando diferentes gêneros encontrados online.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Leia o objetivo da aula. Explique que a aula será sobre ambientes digitais e que a leitura envolverá a análise de uma resenha.

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Mobilizar o conhecimento sobre conteúdos culturais disponíveis em meio digital veiculados por jornais.

Expectativa: Que os alunos percebam as possibilidades de leitura de jornais em ambientes virtuais relacionadas a divulgação, análise e promoção de eventos e manifestações culturais.

Orientações: Mostre o slide ou imprima as imagens, escrevendo as perguntas do slide no quadro. Explique que esse site é de um jornal britânico que veicula informações do mundo todo, e que uma de suas seções se chama Culture, de modo que essa seção será explorada nesta aula, a fim de descobrir que tipo de conteúdo ela veicula.

Encaminhe a leitura das perguntas, a partir da seguinte orientação:

Imagine that you are looking for some information about culture (movies, books, theater, music…), and you clicked on “Culture”. What are the sections or types of content you can find about it in this website? Leia o nome das subseções que aparecem abaixo da seção Culture, que está sublinhada (books, music, TV&Radio, Art&Design, Film, Games, Classical and Stage), e certifique-se da compreensão dessas palavras.

Peça para que observem as imagens e os títulos dos quatro links da página, procurando por palavras já conhecidas, a fim de entender de que o link se trata. Em seguida, leia as perguntas do slide com a turma, abordando, a partir das respostas, as possibilidades de utilização da página de acordo com cada questão.

Tempo sugerido: Context.

Propósito: Analisar elementos que caracterizam links de resenhas.

Expectativa: Que os alunos reconheçam o gênero resenha e seu propósito.

Orientações: Mostre ou imprima as imagens, escrevendo as perguntas do slide no quadro. Explique que esses três links com imagens dizem respeito ao conteúdo veiculado na seção Culture da página do jornal The Guardian.

Explique que os três links levam a textos chamados reviews, que são o foco desta aula, e que as perguntas ajudam a compreender por que um leitor(a) buscaria esse tipo de texto online: The texts that present a person’s opinion about events, movies, books, games are called reviews, describing and recommending them (or not)”. Ao enfocar o uso das estrelas, destaque: the stars summarize the opinion of the authors, helping the reader understand if the topic of the review is good or not, is recommended or not.

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Realizar a leitura dos elementos textuais e paratextuais anteriores ao texto.

Expectativa: Que seja introduzido o tema da resenha a ser lida.

Orientações: Peça para que a turma observe a imagem. Leia o texto da imagem e peça para que analisem a cena. Ainda, leia a origem do link: seção Culture, subseção Stage, subseção Theatre. Pergunte: What is this review about?

Leia o texto do título e do subtítulo, certificando-se do entendimento desses trechos. É interessante explicar brevemente o que significa sufragette, bem como prover alguma noção histórica sobre a peça.

This review presents a British play about the suffragist movement, namely, the women’s struggle for the right to vote, in the end of the 19th and beginning of the 20th century. At that time, only men could vote. “Sufragette” was the name initially used to call the Woman Social Political Union activists. This organization was created by Emmeline Pankhurst, and it was considered the most radical of the women’s unions. Emmeline and her daughter, Sylvia Pankhurst, represented two important generations of the movement. The Parliament approved the female vote for women aged from 30 (as long as they were owners of some properties) only in 1918, and ten years later they were finally allowed to be candidates to the Parliament as well. A controversy about the movement is the criticism related to race and class of the sufragettes, since they mostly represented the white elite, cutting off lower-class and black women.
Material complementar

Sobre as sufragettes:
https://www.theguardian.com/commentisfree/2015/oct/12/suffragettes-white-middle-class-women-pankhursts

https://www.telegraph.co.uk/women/womens-life/11914757/Racism-and-the-suffragettes-the-uncomfortable-truth.html

Direito ao voto no Reino Unido:

https://www.halarose.co.uk/news/a-timeline-of-british-voting/

Mais sobre Emmeline Pankhurst:

http://www.bbc.co.uk/history/historic_figures/pankhurst_emmeline.shtml

Material didático da BBC sobre a ativista:

http://www.bbc.co.uk/guides/zh7kdxs#z4bnfcw


Trailer do Sufragettes (2015), sobre sufragistas nos Estados Unidos:
https://www.youtube.com/watch?v=056FI2Pq9RY


Tempo sugerido: Input

Propósito: Realizar a leitura do texto

Expectativa: Que os alunos utilizem estratégias de leitura para lidar com o texto; que consigam perceber os elementos da resenha que destacam pontos positivos e negativos da peça analisada.

Orientações: Distribua uma cópia do texto para cada aluno. Antes da leitura, lembre-os do tópico do texto, antecipado pela leitura do título e do subtítulo. Peça para a turma realizar uma primeira leitura silenciosa, utilizando lápis de escrever para grifar as palavras conhecidas e as palavras parecidas com o vocabulário em português, e também que consultem o glossário (escreva-o no quadro) durante esta primeira leitura. Explique para os alunos que, como discutido a partir da reflexão sobre as estrelas presentes nos links, as resenhas representam opiniões de autores embasadas em pontos positivos e negativos do que está sendo analisado. Distribua lápis de cor e peça que cada aluno/a escolha duas cores: uma para grifar as linhas que apresentam pontos positivos da peça; outra, para pontos negativos. Realize a leitura em voz alta por parágrafos. Ao final de cada parágrafo, questione os alunos a fim de checar a compreensão da ideia central de cada parágrafo. Faça pausas entre um parágrafo e outro a fim de dar tempo para que a turma marque no texto as opiniões identificadas.

Primeiro parágrafo:
1. Who do you think Mikron is? How can we imply that?

2. What is the topic of the play?

3. Who is the main character and who is the actress who plays her?

Segundo parágrafo:

3. What are the conflicts and divisions the play represents?

4. The play tells the story on a simple or complex way? How do you know that?

5. Complexity when telling an intricate story is good or bad? Do you think it can be considered a positive or a negative aspect of the play?

Terceiro parágrafo:

5. What characters are mentioned?

6. Who plays these roles and narrates the story?

7. Why is the story confusing?

8. Is this confusion a positive or negative point of the play?

Quarto parágrafo:

9. Why are the songs considered an inconsistency by the author?

10. What is a positive point of the production?

11. The last sentence is a positive or negative opinion about the play?

Glossary:

Highlights: destaca

Role: papel

Lesser-known: Menos conhecida

Nicely: agradavelmente

Ruptured: romperam

Points out: destaca

Gulf: precipício

Between: entre

Plenty of room: muito espaço

Teeters: vacila

Dockers: estivadores

Among: entre

Clowning commenters: comentaristas “palhaços”

Lampooning: satirizando

Cheering on: encorajando

Bewildering: desconcertante

Awkwardly: de modo esquisito

Makeshift charm: charme provisório

Muddies: turva

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Anotar, a partir da leitura do texto, as opiniões sobre a peça expressas na resenha.

Expectativa: Que os alunos sistematizem em lista os pontos positivos e negativos da peça expressos na resenha,

Orientações: Mostre o slide e peça que a turma faça esses dois esquemas no caderno. Em duplas, a partir da leitura dos trechos destacados a lápis, peça que preencham a lista: Read again the excerpts you highlighted in your texts and write the positive and negative aspects of the play, according to the author of the review. Ao final da tarefa, peça para que alguns alunos compartilhem suas respostas (você encontra uma possibilidade de resposta abaixo). Ao final, pergunte: Are there more positive or negative aspects? The author gives two stars for the play. Do you think she recommends it or not?

Relembre os alunos que o ponto central de uma resenha é analisar algo, e, ao final, o leitor ou a leitora interpreta se o objeto ou evento analisado “vale a pena”. Pergunte: Would you be interested to watch it, after this review? Why or why not?

Algumas respostas possíveis

Positive aspects

MacLachlan nicely captures the ambivalence and divisions of the suffragette movement.

There’s plenty of room for complexity.

It has a charm.

Negative aspects

The storytelling teeters between satire and History.

The story is confusing.

There is inconsistency in the story and in the songs.

The charm is makeshift because the story is muddied.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a leitura e o estudo do texto.

Expectativa: Que os alunos identifiquem os ambientes digitais como recursos para chegar a múltiplos conteúdos culturais, incluindo textos de opinião, como a resenha, caracterizado como um texto analítico sobre algum evento, objeto ou manifestação cultural.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.


Contents

  1. INPUT: Review
  2. OUTPUT: List

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI07) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Nathália Gasparini

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes