Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive;
- Atividade no caderno realizada na sequência de atividades anterior.
Context
No encontro síncrono, exiba o primeiro slide e conduza a discussão a partir das perguntas das orientações. Exiba o segundo slide e compartilhe o texto com os estudantes para que possam verificar se há questões de compreensão. Dê o tempo necessário para isso.
Input
Ainda no encontro, exiba terceiro slide. Faça a leitura em voz alta e realize as perguntas sobre organização textual, presentes nas orientações.
Encaminhe o texto junto às perguntas abaixo (relacionadas à compreensão do texto e do gênero), e oriente-os a relerem o texto e respondê-las no caderno antes do próximo encontro síncrono.
- Do Abigail's parents want to give her what she wants?
- What do they say to her about it?
- Do they care when she says she is going to die? How did they react?
- Is it a lesson to children? What does it “teach”?
- Do you think it would work to use the story to get something from your parents?
- Do you think the author really takes Abigail’s point of view seriously, like a child could actually die for not getting what she wants?
- Some people say this poem teaches bad things to children. Why do they say this?
No encontro seguinte, retome as perguntas e solicite que os estudantes leiam suas respostas, fazendo as correções necessárias. Faça as últimas perguntas de reflexão sobre a função do gênero, presentes no final do último slide do Input.
Output
Exiba o slide e explique a tarefa. Solicite que os estudantes retomem a atividade feita no caderno, na sequência de atividades anterior, disponível aqui, e, se possível, se comuniquem com pares, assíncrona ou sincronamente, para debater as respostas. Encerre o encontro.
No próximo encontro, solicite que compartilhem suas respostas e faça a correção.
Feedback
Para encerrar o encontro, proceda à retomada dos aprendizados de acordo com as orientações.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a compartilhar poemas infantis que conhecem.