Atividade para impressão - Context
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura em ambientes virtuais I
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills I
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano é parte de uma sequência de leitura de três textos, explorando ambientes virtuais. Nesta aula, você encontra uma atividade de elaboração de hipóteses e análise de conteúdos virtuais. Por isso, é interessante, caso sejam utilizados os planos 09 e 10, realizar essa atividade de ativação.
Caso você tenha possibilidade de utilizar o laboratório de informática, essa mesma tarefa pode ser adaptada para um formato mais aberto, em que os próprios estudantes explorem no computador os sites aqui elencados.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Leia o objetivo da aula. Explique que a aula será sobre ambientes digitais, e que a leitura envolverá a análise de um editorial.
Context
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Mobilizar o conhecimento sobre conteúdos disponíveis em meio digital e em papel veiculados por jornais.
Expectativa: Que os alunos percebam as amplas possibilidades de leitura de jornais em ambientes virtuais, em paralelo com os variados gêneros veiculados pelos jornais impressos.
Orientações: Guie uma discussão com a turma sobre os conteúdos veiculados por jornais impressos, a partir das perguntas abaixo.
- Are you used to reading newspapers?
- Why do people read newspapers?
- What kind of information can a person seek when deciding to read one?
Nesse momento, tome nota dos gêneros e tipos de conteúdos citados pelos alunos no quadro. Caso encontrem dificuldade em lembrar a variedade de textos encontrados em jornais, você pode formular perguntas mais específicas, por exemplo:
- If I want to know if I must take an umbrella with me in the morning, can a newspaper help me to decide? Where do I find this information?
- If I am curious about my soccer team performance in the local championship, what kind of text can inform me?
- If I am seeking for information about how politics is in the United States, for example, what kind of text can inform me?
- I want to go to the movies or the theater but I can’t choose what I want to watch. I open the newspaper… Where can I find some information to help me?
Context
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Mobilizar o conhecimento sobre conteúdos disponíveis em meio digital e em papel veiculados por jornais.
Expectativa: Que os alunos percebam as amplas possibilidades de leitura de jornais em ambientes virtuais, em paralelo com os variados gêneros veiculados pelos jornais impressos.
Orientações: Explique que, nesta aula, será lido um tipo de texto encontrado tanto em jornais impressos quanto em sites de jornais. Pergunte: What types of content can we find in a newspaper website? Let’s find out.
Context
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Mobilizar o conhecimento sobre conteúdos disponíveis em meio digital e em papel veiculados por jornais.
Expectativa: Que os alunos percebam as amplas possibilidades de leitura de jornais em ambientes virtuais, em paralelo com os variados gêneros veiculados pelos jornais impressos.
Orientações: Mostre esse slide ou escreva seu conteúdo no quadro. Leia os itens, explicando que todos esses conteúdos podem ser encontrados tanto em jornais impressos quanto em sites de jornais. Separe a turma em duplas e distribua o texto A ou o texto B para cada pessoa do par (próximos dois slides, 6 e 7). Peça para que leiam os conteúdos disponíveis nos sites, a partir da seguinte tarefa:
- Where can I click to find content number 1 (What is happening in the country)?
Quando encontrar a resposta, o aluno deve circular o termo e numerar. Por exemplo: News -> US (circular a palavra e escrever o número 1)
Explique que nem todos os sites apresentam os mesmos conteúdos. Por isso, o estudante que recebeu o texto A pode não encontrar os conteúdos encontrados no texto B, ou eles podem estar conectados a termos diferentes.
Após procurarem pelos termos ligados aos conteúdos, oriente as duplas a compartilhar com o colega suas respostas:
- Show your classmate where you found the link you were looking for.
- Compare the answers: Did you find all the contents in your website?
Explique que o texto desta aula diz respeito ao número 3: Points of view about politics, culture and sports. Pergunte para a turma: Where would you click to read opinions about these issues? We are going to read an editorial, which is a text that expresses a point of view, from The Guardian, the website of text A. Where should we click to find it?
Context
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Mobilizar o conhecimento sobre conteúdos disponíveis em meio digital e em papel veiculados por jornais.
Expectativa: Que os alunos percebam as amplas possibilidades de leitura de jornais em ambientes virtuais, em paralelo com os variados gêneros veiculados pelos jornais impressos.
Orientações: Distribua esse texto (disponível aqui) para um aluno de cada dupla. (Texto A da tarefa do slide 5)
Context
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Mobilizar o conhecimento sobre conteúdos disponíveis em meio digital e em papel veiculados por jornais.
Expectativa: Que os alunos percebam as amplas possibilidades de leitura de jornais em ambientes virtuais, em paralelo com os variados gêneros veiculados pelos jornais impressos.
Orientações: Distribua esse texto (disponível aqui) para um aluno de cada dupla. (Texto B da tarefa do slide 5)
Input
Tempo sugerido: 25 minutos
Propósito: Realizar a leitura de um editorial.
Expectativa: Que os alunos ampliem seu repertório de exploração de ambientes virtuais a partir da leitura de um texto de opinião.
Orientações: Leia o texto do slide. Oriente a leitura a partir das perguntas:
1) We clicked on the section “Opinion” and found this text, and there are many topics there. What is this text about?
2) How can we know that?
3) This type of text is called editorial. Have you ever read an editorial? What do you expect from this type of text?
4) Look at the picture. What is happening?
5) Whose point of view does it express? What is the name of the author? Can we know that? (Peça para que leiam a primeira frase do título. (Explique que a maioria dos editoriais não são assinados, uma vez que expressam a opinião de toda a equipe editorial - que compõe o jornal ou site - sobre um determinado tópico).
6) The title already says the opinion of the Guardian Board. What is the situation of literary fiction, according to the title? (Explique que editoriais são textos de opinião sobre tópicos que, por alguma motivo, são relevantes na atualidade. Por exemplo: sobre fatos recentes, acontecimentos polêmicos, grandes eventos, pesquisas recém publicadas etc. Certifique-se da compreensão do subtítulo: in need of support - necessitando de apoio)
Input
Tempo sugerido: 25 minutos
Propósito: Realizar a leitura de um editorial.
Expectativa: Que os alunos ampliem seu repertório de exploração de ambientes virtuais a partir da leitura de um texto de opinião.
Orientações: Distribua uma cópia do texto para cada aluno. Antes da leitura, lembre-os do tópico do texto, antecipado pela leitura do título: literatura de ficção e sua necessidade de apoio. Pergunte e escreva no quadro: Why does fiction literature need support? Who should support fiction literature? Explique que essas perguntas serão respondidas pelo texto, que expressa a opinião da equipe do The Guardian. Peça para a turma realizar uma primeira leitura silenciosa, utilizando um lápis de cor ou marca-texto para grifar as palavras conhecidas e as palavras parecidas com o vocabulário em português. Lembre-os que essa estratégia de leitura permite que tenhamos uma ideia geral do texto, mesmo que não entendamos todas as palavras. Ofereça o glossário abaixo para facilitar a compreensão.
Glossary
Worrying picture: cenário preocupante
Great blow: grande golpe
This matters: isso importa
Writers: escritores
Readers: leitores
Tougher: mais difícil
At the very most: no máximo
Support themselves: sustentar a si mesmos
Remains: se mantém
Unleashes: revela
Own way: própria maneira
Picking up: pegar
Pleasures: prazeres
Fonte: https://www.theguardian.com/commentisfree/2017/dec/27/the-guardian-view-on-literary-fiction-in-need-of-support (adaptado)
Input
Tempo sugerido: 25 minutos
Propósito: Realizar a leitura de um editorial.
Expectativa: Que os alunos ampliem seu repertório de exploração de ambientes virtuais a partir da leitura de um texto de opinião.
Orientações: Se possível, projete este slide. Chame atenção para as expressões grifadas e pergunte aos alunos se coincidem com aquelas grifadas por eles. Explique que são palavras comuns na língua inglesa ou de sentido transparente para falantes de português. Realize a leitura em voz alta por parágrafos. Ao final de cada parágrafo, questione os alunos a fim de checar a compreensão da ideia central de cada parágrafo:
Primeiro parágrafo:
- What can make people think that literature is “In wonderful health”?
- Are there many book festivals? Where? (Se necessário, pergunte especificamente se os alunos sabe que Escócia, País de Gales e Inglaterra são territórios do Reino Unido).
- Are people willing to be authors there? Where do you find this information?
- Do you know who Austen, Brontes and Eliot are? (Explique que se trata de autoras e autor renomados do Reino Unido. Caso você tenha utilizado o Plano 05 dessa unidade, relembre-os da leitura do trecho de Pride and Prejudice).
Segundo parágrafo:
- What makes the worrying picture of literature?
- Why are the roles of the global crisis and the smartphones in this picture?
- How have writers been affected by it?
Terceiro parágrafo:
- People could think that novels are not important anymore, because they are “old”. What centuries are they considered to be from?
- The text mentions another important author, Dickens, saying that maybe, if he were alive, he would be replaced by another thing. What is it?
- On the other hand, the text defends that novels are still important. What does a novel do with the reader?
Quarto parágrafo:
- Who can change the situation of literature?
- How can readers do that?
Glossary
Worrying picture: cenário preocupante
Great blow: grande golpe
This matters: isso importa
Writers: escritores
Readers: leitores
Tougher: mais difícil
At the very most: no máximo
Support themselves: sustentar a si mesmos
Remains: se mantém
Unleashes: revela
Own way: própria maneira
Picking up: pegar
Pleasures: prazeres
Output
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Realizar a leitura de um editorial.
Expectativa: Que os alunos ampliem seu repertório de exploração de ambientes virtuais a partir da leitura de um texto de opinião.
Orientações: Distribua uma cópia deste e do próximo slide para cada dupla de estudantes. Trata-se de uma comprehension task. Explique que as frases em negrito são os argumentos de cada um dos parágrafos (de 1 a 4) e que as opções da segunda coluna dizem respeito à justificativa que o editorial oferece para esses fatos. Peça que voltem para a leitura de cada parágrafo, buscando as palavras-chave que cada um grifou, a fim de conectar as frases com suas causas.
Resposta:
2 - 1 - 2 - 1 - 1 - 1
Output
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Realizar a leitura de um editorial.
Expectativa: Que os alunos ampliem seu repertório de exploração de ambientes virtuais a partir da leitura de um texto de opinião.
Orientações: Ao final da tarefa, corrija a atividade com a turma.
Conforme estudantes forem respondendo, pergunte: What words in the text made you interpret that? Ao final da correção, volte para as perguntas escritas no quadro.
Why does fiction literature need support?
(O segundo e o terceiro parágrafos - Questões 2 e 3 - são a chave para essa resposta: The global crisis affected people who cannot afford art anymore, people prefer playing or reading on cell phones to reading. Because of that, few writers can support themselves as artists, and readers are missing all the benefits of reading novels, such as living in other places through imagination.
Who should support fiction literature?
(No último parágrafo - Questão 4 - fica nítido que o texto defende que a resposta é “readers”)
Respostas:
3 - 4 - 3
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a leitura e o estudo do texto.
Expectativa: Que os alunos identifiquem os ambientes digitais como recursos para chegar a múltiplos conteúdos, incluindo textos de opinião; que um desses gêneros reconhecidos seja o editorial, caracterizado como um texto de opinião que transmite o ponto de vista de um veículo encontrado online.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
Opcionais:
- Edição colaborativa de textos: Google Docs.
Context
Antes do encontro síncrono, compartilhe a imagem e as perguntas das orientações no fórum virtual de aprendizagens ou no WhatsApp. Solicite que os estudantes respondam a, pelo menos, três questões, e que comentem as respostas dos colegas. No encontro síncrono, solicite que comentem suas respostas.
Exiba o slide e conduza o debate sobre conteúdos de sites de notícias. Encaminhe o arquivo com os textos A e B, e peça que os estudantes analisem o conteúdo de acordo com as orientações. Os estudantes devem formar duplas e escolher quem será o aluno A e quem será o aluno B. Dê cerca de 10 minutos para essa atividade e solicite que as duplas comentem os resultados.
Input
Compartilhe a parte inicial do texto presente no slide seguinte junto com as perguntas de leitura, que você encontra nas orientações. Os alunos devem responder às perguntas antes do próximo encontro. Se achar necessário, peça que os estudantes tomem nota das respostas no caderno. No próximo encontro, leia as perguntas e solicite que os estudantes exponham suas respostas.
Ainda no encontro, exiba ou compartilhe o texto e peça que façam uma leitura rápida buscando responder às perguntas: Why does fiction literature need support? Who should support fiction literature? Peça para a turma realizar uma primeira leitura silenciosa, utilizando um lápis de cor ou marca-texto para grifar as palavras conhecidas e as palavras parecidas com o vocabulário em português. Lembre-os que essa estratégia de leitura permite que tenhamos uma ideia geral do texto, mesmo que não entendamos todas as palavras. Compartilhe o glossário para facilitar a compreensão. Dê cerca de 10 minutos para isso e faça a correção.
Divida a turma em grupos de quatro estudantes. Cada estudante ficará responsável pela análise de um dos parágrafos. Envie a imagem do último slide e as perguntas de leitura, e solicite que respondam no caderno, individualmente, de acordo com a parte do texto pela qual ficaram responsáveis. Oriente-os a se comunicar via WhatsApp ou Google Meet para debater as respostas e construir um documento único com o resultado do trabalho de leitura, ou a construírem as respostas conjuntamente, em um Google Docs. Nesse caso, oriente que o enviem previamente, para que você possa identificar eventuais dificuldades.
No próximo encontro síncrono, solicite que os grupos compartilhem suas respostas e comentem sobre a produção dos colegas.
Output
Para encerrar o encontro, compartilhe ou envie a tarefa de leitura, que deve ser feita antes do encontro seguinte.
No encontro, corrija a atividade, solicitando que os estudantes tenham o arquivo do texto para justificarem que palavras, expressões e trechos os ajudaram a chegar às respostas.
Feedback
Para encerrar o encontro, retome os aprendizados conforme orientado no plano.
Convite às famílias
Os familiares podem ajudar os estudantes a organizarem suas ideias nos mapas mentais, bem como ser interlocutores desses mapas, que podem ser publicados como resultados das leituras feitas ao longo desta sequência.
Contents
- INPUT: Editorial
- OUTPUT: Comprehension task
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI07) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nathália Gasparini
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes