Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive;
- Criação de formulário online: Google Forms.
Context
Crie um Google Forms com as perguntas do Context. Observe que o site tem a opção de escala de números como resposta. Compartilhe o link e estabeleça um prazo para isso (por exemplo, 3 dias).
No encontro síncrono, leia as perguntas do formulário, exiba os gráficos com as respostas e deixe que os estudantes comentem livremente.
Input
Ainda no encontro, exiba e leia o primeiro slide do Input, que contextualiza o relato pessoal que será analisado.
Exiba o slide com a atividade de vocabulário, dê cerca de 5 minutos para os estudantes anotarem suas respostas e faça a correção.
Output
Exiba e faça a leitura da parte 1 do texto, comparando-a com as perguntas do Context conforme as orientações. Faça a tarefa em conjunto com a turma, como modelo.
Encaminhe as partes 2 e 3 do texto para que os estudantes realizem-nas antes do próximo encontro síncrono.
No próximo encontro síncrono, exiba novamente os slides das partes 1 e 2 do texto, e faça a correção. Para finalizar a análise do texto, mostre o slide com as frases utilizadas pelo autor do relato e conduza a análise da variação linguística conforme as orientações.
Feedback
Encerre o encontro retomando os aprendizados conforme orientado no plano.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a refletir sobre as questões de mobilização de conhecimento do Context e a trazer exemplos para que os estudantes reflitam sobre suas respostas.