Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
Opcionais:
- Google Maps.
Context
Antes do encontro síncrono, compartilhe a atividade e as orientações para realizá-la no ambiente virtual de aprendizagem ou no WhatsApp. Solicite, ainda, que os estudantes encontrem no Google Maps os lugares citados. No encontro, faça a correção com a turma e peça que compartilhem o que descobriram sobre esses lugares.
Input
Ainda no encontro, exiba o slide com a manchete e as imagens do texto, e faça as perguntas de leitura e contextualização, pedindo que os estudantes verbalizem suas hipóteses a partir dessa primeira leitura e das palavras utilizadas na atividade anterior.
Faça a leitura do texto completo, fazendo pausas para formular as perguntas de leitura com a turma, de acordo com as orientações.
Encaminhe o texto completo e divida a turma em dois grupos: um grupo de alunos receberá as perguntas relacionadas aos parágrafos 1, 2 e 3, enquanto o outro receberá as relacionadas aos parágrafos 4, 5 e 6. Solicite que escrevam as respostas no caderno e, antes do próximo encontro síncrono, procurem colegas do mesmo grupo (síncrona ou assincronamente) para comparar suas respostas e, se necessário, ajustá-las.
No encontro seguinte, retome as perguntas e solicite que os integrantes de cada grupo leiam suas respostas. Faça a correção solicitando que os estudantes apontem, no texto, palavras, trechos e expressões que os ajudaram na formulação das respostas. Saliente que, para a próxima atividade, é importante que ambos os grupos de alunos tenham compreendido as respostas dos colegas.
Output
Exiba o slide. Os estudantes podem fazer a atividade no caderno ou em um Google Docs criado para isso, individualmente, antes do próximo encontro.
Feedback
No encontro síncrono, corrija a atividade e proceda à retomada das aprendizagens de acordo com as orientações.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a compartilhar o que sabem sobre os lugares citados no texto e a auxiliar os estudantes na identificação da localização através do Google Maps.