Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Análise de textos: leitura e comparação de notícias I
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills I
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano e o plano seguinte (veja aqui) trabalham com a mesma habilidade a partir da leitura de um gênero textual, a notícia. Observe que se trata de uma sequência a fim de dar conta da leitura de ambos os textos com qualidade para realizar um trabalho comparativo.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Leia o objetivo da aula. Explique: We’re going to read and analyze two articles about the same topic during this and the next class. We’re going to compare what the news report about the latest laws related to environment and litter production.
Context
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Introduzir parte do léxico relevante para a leitura.
Orientações: Você pode projetar o texto do slide, imprimir ou copiar no quadro. Em primeiro lugar, leia a coluna da direita e certifique-se de que a turma reconhece o significado das palavras listadas. Em seguida, solicite: read the words in the first column. They’re grouped because they share some similarities related to what they refer to. Peça para que procurem por palavras conhecidas ou parecidas com português, na primeira coluna, a fim de ligar com a segunda, dependendo de que tipo de informação aquela palavra oferece em relação. Explique: These words are going to be used in our reading for this and next class. Conforme os alunos forem formulando hipóteses e reconhecendo algumas das palavras, escreva um glossário na lousa, a fim de facilitar o momento da leitura. A partir do glossário, a resposta ficará evidente. Desenhe uma linha ligando os termos aos tipos de informações ou mostre o slide posterior.
Context
Tempo sugerido: Continuação do context.
Propósito: Responder à atividade anterior.
Orientações: Caso você opte por mostrar os slides, você pode exibir este após as hipóteses levantadas pelos alunos a partir do glossário; se você estiver usando o quadro, pode apenas desenhar as linhas, de acordo com a resposta.
Ao final da correção, pergunte:
Read the words from the third group of the first column. What do they refer to? Se necessário, volte ao glossário a fim de que fique evidente que os textos tratam de objetos feitos de determinados materiais.
Read the words from the second group of the same column. Where are these places? Caso a turma encontre dificuldades nessa identificação, você pode mostrar em um mapa. Dominica é uma ilha no Caribe. O Google Maps é sempre uma boa fonte. Chame atenção também para o fato de a Califórnia se tratar de um estado dos Estados Unidos, na costa oeste. Se você tiver recursos à disposição, pode ser interessante mostrar um mapa das Américas, mapa múndi ou mapa digital para sinalizar a localização.
Based on these words, what do you think the articles are about? What might be the main topic?
Context
Tempo sugerido: Continuação do Context
Propósito: Antecipar o tratamento da temática nos textos a serem lidos a partir da leitura das manchetes.
Expectativa: Que os alunos identifiquem o tópico principal das notícias a serem lidas.
Orientações: Mostre o slide ou distribua cópias para cada dupla de alunos. Explique: Headlines give us a summary of the news, telling us what happened, where, and sometimes when and why, so that we can choose to read or not, depending on whether we are interested on the topic or not. These are the headlines of the news we’re going to read. They are about places that managed to ban or not the use of Styrofoam. Peça para que façam uma leitura silenciosa, procurando por palavras que indiquem a que lugares as manchetes se referem e se esses lugares baniram ou não o uso de recipientes de isopor. Após alguns minutos, leia as manchetes em voz alta e pergunte: Where are these news from? What are the words that express so? Have Styrofoam containers been banned in California? And in Dominica? What words express that?
Input
Tempo sugerido: 30 minutos
Propósito: Realizar uma primeira leitura do texto, buscando a qual manchete o corpo do texto se relaciona.
Expectativa: Que os alunos apliquem estratégias de leitura para procurar informações no texto.
Orientações: Distribua uma cópia do texto para cada aluno. Você encontra o texto completo para impressão aqui. Explique que se trata do texto completo da notícia e solicite: Please, read the text looking for the following answer: Which headline previously read best matches with the text? Where is this news from? Peça para que voltem às manchetes impressas ou, durante essa primeira leitura, volte ao slide anterior e deixe-o à mostra. Peça para que escrevam a manchete que acreditam ser a mais adequada na linha em branco no início do texto. Em seguida, peça para que um aluno leia a manchete que melhor representa essa notícia e pergunte: Where did you find this information? No quarto parágrafo encontra-se a referência à Dominica, no primeiro parágrafo existe a referência a uma ilha e no segundo é feita a afirmação de que os materiais serão banidos em janeiro de 2019, o que faz com que a resposta seja a segunda manchete, “Dominica bans Styrofoam, plastic items”. Peça para que voltem ao texto para lê-lo novamente: Read the text again and highlight the words you already know and the words similar to Portuguese. Chame atenção para o fato de que as palavras já sublinhadas são aquelas estudadas no momento do exercício de vocabulário, e certifique-se de que o glossário construído durante esse exercício esteja à mostra no momento da leitura.
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Propósito: Aprofundar a leitura do texto a partir de perguntas de leitura.
Expectativa: Que a ideia central de cada parágrafo seja compreendida.
Orientações: Leia o texto em voz alta, por parágrafos. Se possível, projete o slide. Caso não seja possível, escreva o glossário complementar no quadro. Ao final de cada parágrafo, realize as perguntas em voz alta, a fim de serem respondidas pela turma oralmente.
Parágrafo 1
Who spoke to the Parliament?
What is the Prime Minister and the administration vision?
What island does the Prime Minister refer to?
Parágrafo 2
When will the material considered inimical to the environment be banned?
Quotations marks resemble someone’s speech. Who said these things?
What is the commitment of the Dominican government?
Parágrafo 3
What materials and objects will be banned?
What will be prepared soon?
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Propósito: Aprofundar a leitura do texto a partir de perguntas de leitura.
Expectativa: Que a ideia central de cada parágrafo seja compreendida.
Orientações: Leia o texto em voz alta, por parágrafos. Se possível, projete o slide. Caso não seja possível, escreva o glossário complementar no quadro. Ao final de cada parágrafo, realize as perguntas em voz alta, a fim de serem respondidas pela turma.
Parágrafo 4
What affects the perception of Dominica as the Nature Island?
Who said so?
Parágrafo 5
Where are the containers and plastic implements used?
Had they managed to restrict the use of containers in the time they’ve planned? How do we know that?
Parágrafo 6
What do they expect these measures will help with?
Output
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Identificar os principais eventos narrados pela notícia e registrá-los para posterior contraste com a próxima leitura.
Expectativa: Que os alunos voltem ao texto a fim de procurar por pontos específicos narrados pela notícia.
Orientações: Distribua uma cópia desse slide para cada dupla. Oriente: You are going to go back to the text again, now relying on the help from your pair. You have to find the information asked in the first column. Leia a primeira coluna e certifique-se da compreensão das perguntas. Explique que somente a primeira coluna poderá ser completada nessa aula, já que a segunda notícia será lida na aula seguinte. Antes da realização da tarefa, pergunte: Go back to the text and think: does the news provide us with reasons pro banning Styrofoam? Whose speech the news relies on to give this information? Does it present reasons against banning? Certifique-se da compreensão de que a última pergunta não se aplica a esta notícia, visto que ela não expressa razões contra a proibição do isopor e outros materiais plásticos, apenas apresenta a visão do primeiro ministro e suas propostas. Recolha as tabelas ou peça que os alunos guardem-na, pois será utilizada na aula seguinte.
Respostas possíveis
- The news is from Dominica, a Caribbean island.
- Yes. The title says so (“Dominica bans Styrofoam, plastic items”), as well as this part of the second paragraph: “(...) will be banned on 1st” January 2019
- It’s a “commitment to protect Mother Earth” (second paragraph)
- “Help in the preservation of the environment,” (last paragraph)
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a leitura e o estudo do texto.
Expectativa: Que os alunos reconheçam que as manchetes fornecem informações básicas sobre conteúdos de notícias; que um processo de leitura possível é aquele que procura por informações pontuais; e que algumas notícias apresentam apenas um ponto de vista sobre o assunto tratado.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
Opcionais:
- Google Maps.
Context
Antes do encontro síncrono, compartilhe a atividade e as orientações para realizá-la no ambiente virtual de aprendizagem ou no WhatsApp. Solicite, ainda, que os estudantes encontrem no Google Maps os lugares citados. No encontro, faça a correção com a turma e peça que compartilhem o que descobriram sobre esses lugares.
Input
Ainda no encontro, exiba o slide com a manchete e as imagens do texto, e faça as perguntas de leitura e contextualização, pedindo que os estudantes verbalizem suas hipóteses a partir dessa primeira leitura e das palavras utilizadas na atividade anterior.
Faça a leitura do texto completo, fazendo pausas para formular as perguntas de leitura com a turma, de acordo com as orientações.
Encaminhe o texto completo e divida a turma em dois grupos: um grupo de alunos receberá as perguntas relacionadas aos parágrafos 1, 2 e 3, enquanto o outro receberá as relacionadas aos parágrafos 4, 5 e 6. Solicite que escrevam as respostas no caderno e, antes do próximo encontro síncrono, procurem colegas do mesmo grupo (síncrona ou assincronamente) para comparar suas respostas e, se necessário, ajustá-las.
No encontro seguinte, retome as perguntas e solicite que os integrantes de cada grupo leiam suas respostas. Faça a correção solicitando que os estudantes apontem, no texto, palavras, trechos e expressões que os ajudaram na formulação das respostas. Saliente que, para a próxima atividade, é importante que ambos os grupos de alunos tenham compreendido as respostas dos colegas.
Output
Exiba o slide. Os estudantes podem fazer a atividade no caderno ou em um Google Docs criado para isso, individualmente, antes do próximo encontro.
Feedback
No encontro síncrono, corrija a atividade e proceda à retomada das aprendizagens de acordo com as orientações.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a compartilhar o que sabem sobre os lugares citados no texto e a auxiliar os estudantes na identificação da localização através do Google Maps.
Contents
- INPUT: News
- OUTPUT: Table
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI08) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nathália Gasparini
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes