Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura em ambientes virtuais III
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills I
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano dá continuidade ao trabalho com leitura em ambientes virtuais presente nos Plano 08 e 09 desta mesma Unidade. Ele pode ser usado independentemente daqueles, ou como sequência no tratamento da habilidade, uma vez que os Planos 08, 09 e 10 apresentam o mesmo objetivo geral, porém enfocando diferentes gêneros encontrados online.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Leia o objetivo da aula. Explique que a aula será sobre ambientes digitais, e que a leitura envolverá a análise de um conto.
Context
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Mobilizar o conhecimento sobre conteúdos literários disponíveis em meio digital, veiculados por jornais.
Expectativa: Que os alunos percebam as possibilidades de leitura de jornais em ambientes virtuais relacionadas à literatura de ficção.
Orientações: Mostre o slide ou imprima a página para análise em pares.
Pergunte: What kind of website is it? What types of content can you find clicking on the sections? Conduza a discussão para que seja possível notar que é um site de notícias, mas há as seções Opinion, Sport, Culture e Lifestyle. Mostre que o texto da aula foi encontrado clicando em Culture, em seguida em Books.
Peça para que leiam a coluna da esquerda. Questione: In which subsection can this text be found? Who is the author of this text? What kind of text do you expect to read? Explique ou retome o fato de que short stories são um gênero literário. Aprofunde a discussão sobre a subseção: Why is the word “short” repeated? What kind and length of text do you expect to read? Real or literary stories? How do you know that?
Leia o título do texto, solicitando que utilizem estratégias de leitura, procurando por palavras conhecidas no contexto. Em seguida, questione: What does the word “On” mean? Explique que títulos de textos que começam com on têm o sentido de “sobre”, ou seja, o texto será sobre “Making someone a good man by calling him a good man”.
Context
Tempo sugerido: Continuação do context.
Propósito: Fazer a leitura do título e antecipar sua temática.
Expectativa: Que os alunos sejam introduzidos à temática do texto a partir da aproximação com o questionamento colocado pelo conto.
Orientações: Leia novamente o título do texto e pergunte: Do you think it is possible to turn a bad man into a good man by calling him by a good man? Leia a primeira frase do slide. Explique que os alunos deverão pensar se concordam ou não com as afirmações e essa avaliação será expressa por um número de 0 a 10, que eles mostrarão com as mãos para a professora e os colegas; dez significa concordar plenamente e zero, discordar completamente. Leia novamente a frase, dê alguns segundos para pensarem e, contando até 3, peça que mostrem sua nota para a turma. Repita com as três frases. Peça para que eles observem as respostas dos colegas para ver o que cada um pensa sobre o tema. Explique, ao final, que o conto vai abordar essa questão.
Input
Tempo sugerido: 30 minutos
Propósito: Identificar partes da história e introduzir as personagens do conto.
Expectativa: Que os alunos identifiquem o que é caracterização de personagem, de cenário e de acontecimento, bem como compreendam o título.
Orientações: Mostre este slide ou distribua uma cópia para cada par de estudantes. Explique que as caixas contêm trechos do texto, e que cada uma ajuda a entender o contexto do que será contado: These excerpts are used to describe the characters and their relations, to tell the place where the events are happening or to tell what is happening. This is frequent in stories in general: a description of who participates in the story, a characterization of where they are and the storytelling itself, that is, the events told by the story.
Peça para que leiam silenciosamente os trechos e prestem atenção às palavras-chave que ajudam a identificar de que os trechos tratam: In the description, we see adjectives and statements about the people’s habits, as well as the use of simple present. When talking about the place we see the name of the events and the use of the simple past; the narration of events is featured with a sequence of actions and the speech of the characters. Oriente-os a discutir, a partir da identificação dessas palavras-chave, em pares, qual número (1, 2 ou 3) corresponde a cada excerpt (A, B, C, D e E): Which number (1, 2 or 3) matches each excerpt content (A, B, C, D and E)? Caso os alunos encontrem dificuldade nessa identificação, você pode escrever as palavras-chave que facilitam a tarefa no quadro para que a turma atente para elas enquanto a realiza: adjectives (idiot, friends, soft), habits (does not work), events (christenings, birthdays), simple past (were together), sequence of actions (he returned, patted (...) and said…), characters speech (“Philippe, you’re a good man”),
Após a discussão em pares, leia em voz alta cada trecho, perguntando quais as palavras que ajudaram a identificar o que cada um veicula de conteúdo.
Respostas
Letra A - 3 (palavras-chave: he returned, patted him, said “Philippe…)
Letra B - 1 (palavras-chave: has been, friends, small)
Letra C - 1 (palavras-chave: soft, idiot)
Letra D - 1 (does not work)
Letra E - 2 (birthdays and christenings)
Input
Tempo sugerido: Continuação do input
Propósito: Realizar a leitura do texto.
Expectativa: Que os alunos leiam e compreendam o texto através de estratégias e perguntas de leitura.
Orientações: Distribua uma cópia do texto completo para cada aluno (você encontra o texto no link abaixo). Antes da leitura, lembre-os do tópico do texto, antecipado pela leitura do título. Explique: We’re going to read the whole text, focusing on discovering more about the characters and about what happens after Stuart calls Phillipe a good man. Explique que a leitura será realizada por parágrafos, dividida em quatro partes. Contextualize essa parte: In this paragraph, we will find the description of the characters. Peça para a turma realizar uma primeira leitura silenciosa do primeiro parágrafo, utilizando lápis coloridos para grifar as palavras conhecidas e as palavras parecidas com o vocabulário em português, bem como consultem o glossário (se não puder exibir o slide, escreva-o no quadro) durante esta primeira leitura. Realize a leitura em voz alta do parágrafo. Ao final, questione os alunos a fim de checar a compreensão da ideia central e a identificação das partes do texto lidas na tarefa anterior:
Who are the characters?
What is said about Margaret? What is she like? Who is her husband?
What is the relationship between Margaret and Stuart?
What are the feelings of Stuart towards Phillipe?
What is Phillipe like?
Does the narrator know something good about Phillipe? How do you know that?
Do you think the narrator agrees with Stuart about Philipe being a moron? What sentences can we use to justify this answer?
Texto para impressão: aqui
Input
Tempo sugerido: Continuação do input
Propósito: Realizar a leitura do texto.
Orientações: Explique: This paragraph presents the context, the place where the characters are. Peça para a turma realizar novamente uma primeira leitura silenciosa, utilizando lápis coloridos para grifar as palavras conhecidas e as palavras parecidas com o vocabulário em português e para que consultem o glossário (se não puder exibir o slide, escreva-o no quadro). Realize a leitura em voz alta do parágrafo. Ao final, questione os alunos a fim de checar a compreensão da ideia central e a identificação das partes do texto lidas na tarefa anterior.
Who are the characters acting in this part of the story?
Where were they?
What was happening to the boy while they were talking?
Who chased away the other boys?
At the end, was the boy happy or not? How do you know that?
Input
Tempo sugerido: Continuação do input
Propósito: Realizar a leitura do texto.
Orientações: Explique: The third paragraph tells us what happened and how the event ended. Peça para a turma realizar novamente uma primeira leitura silenciosa, utilizando lápis coloridos para grifar as palavras conhecidas e as palavras parecidas com o vocabulário em português, e também para que consultem o glossário (se não puder exibir o slide, escreva-o no quadro). Realize a leitura em voz alta do parágrafo. Ao final, questione os alunos a fim de checar a compreensão da ideia central e a identificação das partes do texto lidas na tarefa anterior.
What did Stuart say to Phillipe?
Why did he think he might have jumped the gun?
What changed in Phillipe's behavior after that day?
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Propósito: Realizar a leitura do texto.
Orientações: Explique: In this paragraph we find the discussion about the topic the title brings and about which you’ve given your opinion: On making someone a good man by calling him by it. Peça para a turma realizar novamente uma primeira leitura silenciosa, utilizando lápis coloridos para grifar as palavras conhecidas e as palavras parecidas com o vocabulário em português e também para que consultem o glossário (se não puder exibir o slide, escreva-o no quadro). Realize a leitura em voz alta do parágrafo. Ao final, questione os alunos a fim de checar a compreensão da ideia central e a identificação das partes do texto lidas na tarefa anterior.
Did Phillipe say something to Stuart about what had happened? How do you know that?
Was Stuart sure that what he had said was the cause of the changes in Phillipe? What words and expressions show this?
At the end, is Stuart assertive about whether calling someone a good man can turn him into it or not? How can we know that?
Output
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Sintetizar e concluir a tarefa de leitura.
Expectativa: Que os alunos voltem ao texto para responder às perguntas e, junto aos colegas, demonstrem compreensão do texto.
Orientações: Peça para que os alunos se agrupem em trios ou quartetos. Explique: The next activity is a quiz. In order to answer the questions, you have to work together going back to the text, so that you can confirm your guessings before giving the group’s final answer. Estabeleça um tempo limite para cada questão. A sugestão é de 1 a 2 minutos para cada uma. Peça: Write, in three pieces of paper, the letters A, B and C. These will be your answer cards. Use the time you have to discuss with your group and look for the words and expressions that justify your response in the text. When the time finishes, please show the piece of paper with the letter of your answer. Após as respostas, pergunte: “Where did you find this information? Please, read the passage”, alternando a participação entre os grupos.
Output
Tempo sugerido: Continuação do output
Propósito: Realizar um quiz, em grupos, para sintetizar a leitura.
Orientações: Mostre o slide ou leia a questão. Ao final do tempo estabelecido, solicite que levantem a placa com a letra da resposta correta: Show your answer to the other groups, please! Questione, ao final dessa etapa, para grupos alternados (garantindo a participação de todos): Where did you find this information? Please, read the passage aloud.
Output
Tempo sugerido: Continuação do output
Propósito: Realizar um quiz, em grupos, para sintetizar a leitura.
Orientações: Mostre o slide ou leia a questão. Ao final do tempo estabelecido, solicite que levantem a placa com a letra da resposta correta: Show your answer to the other groups, please! Questione, ao final dessa etapa, para grupos alternados (garantindo a participação de todos): Where did you find this information? Please, read the passage aloud.
Output
Tempo sugerido: Continuação do output
Propósito: Realizar um quiz, em grupos, para sintetizar a leitura.
Orientações: Mostre o slide ou leia a questão. Ao final do tempo estabelecido, solicite que levantem a placa com a letra da resposta correta: Show your answer to the other groups, please! Questione, ao final dessa etapa, para grupos alternados (garantindo a participação de todos): Where did you find this information? Please, read the passage aloud.
Output
Tempo sugerido: Continuação do output
Propósito: Realizar um quiz, em grupos, para sintetizar a leitura.
Orientações: Mostre o slide ou leia a questão. Ao final do tempo estabelecido, solicite que levantem a placa com a letra da resposta correta: Show your answer to the other groups, please! Questione, ao final dessa etapa, para grupos alternados (garantindo a participação de todos): What words made you answer that?
Output
Tempo sugerido: Continuação do output
Propósito: Realizar um quiz, em grupos, para sintetizar a leitura.
Orientações: Mostre o slide ou leia a questão. Ao final do tempo estabelecido, solicite que levantem a placa com a letra da resposta correta: Show your answer to the other groups, please! Questione, ao final dessa etapa, para grupos alternados (garantindo a participação de todos): In which paragraph can we find each information? Which words helped you to find out the answer?
Output
Tempo sugerido: Continuação do output
Propósito: Realizar um quiz, em grupos, para sintetizar a leitura.
Orientações: Mostre o slide ou leia a questão. Ao final do tempo estabelecido, solicite que levantem a placa com a letra da resposta correta: Show your answer to the other groups, please! Retome, ao final dessa etapa, os sentidos das expressões sublinhadas.
Output
Tempo sugerido: Continuação do output
Propósito: Realizar um quiz, em grupos, para sintetizar a leitura.
Orientações: Mostre o slide ou leia a questão. Ao final do tempo estabelecido, solicite que levantem a placa com a letra da resposta correta: Show your answer to the other groups, please! Retome, ao final dessa etapa, os sentidos das expressões sublinhadas.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a leitura e o estudo do texto.
Expectativa: Que os alunos reconheçam a internet como recurso de leitura de textos literários; que conheçam a possibilidade de ler contos em sites de jornais; que identifiquem que o conto traz uma reflexão sobre o comportamento humano, deixando para os leitores pensarem nas respostas sobre a questão enfocada, e que percebam que o narrador do conto pode se identificar com as opiniões de um dos personagens.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
Opcionais:
Criação de quiz: Kahoot!, Quizziz ou Googe Forms.
Context
No encontro síncrono, retome as respostas dos estudantes às atividades do Feedback da aula anterior, disponível aqui. Você pode ler as perguntas e pedir que os estudantes se manifestem no chat, ou exibir os resultados do Google Forms, caso você tenha optado por esse encaminhamento. Conduza o debate a partir das perguntas das orientações e deixe que comentem livremente.
Input
Ainda no encontro, compartilhe ou exiba o slide, e conduza a atividade conforme as orientações, dando o tempo necessário para que os estudantes leiam os trechos. Verifique se há dúvidas quanto ao vocabulário. Faça a leitura do texto, pausando para formular as perguntas de compreensão de acordo com as orientações.
Encaminhe as partes 2 e 3 do texto e as perguntas de leitura para que os estudantes respondam-nas antes do próximo encontro. Incentive-os a discutirem e compararem as respostas em pares, de modo síncrono ou assíncrono.
No encontro seguinte, leia as perguntas e faça a correção. Faça a leitura da última parte do texto e compete as atividades de compreensão discutindo as últimas perguntas com a turma.
Output
Crie um quiz virtual (no Kahoot!, Quizziz ou mesmo no Google Forms) e jogue com os alunos. Verifique as principais dificuldades de compreensão a partir das respostas dos estudantes e revise os elementos necessários com a turma.
Feedback
Para encerrar o encontro, retome os aprendizados conforme orientado no plano.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a debater as questões do Context, sobre comportamentos e atitudes, e auxiliar os estudantes a refletirem sobre o tema a partir de exemplos.
Contents
- INPUT: Short story
- OUTPUT: Quiz
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI07) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nathália Gasparini
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes