Resolução de atividade - Output
Plano de Aula
Plano de aula: Análise: crítica comparativa entre livros e filmes
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills I
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Nesta aula, será analisado um texto que compara a série de cinco livros infanto-juvenis, Percy Jackson & The Olympians, com os dois filmes Percy Jackson: The Olympìans: The Lightning Thief e Percy Jackson: Sea of Monsters. This series is about Percy, a 12-year-old boy who is diagnosed with Attention-Deficit Hyperactivity Disorder and dyslexia, while he discovers he is Poseidon’s son. Caso você julgue necessário ou interessante, uma possibilidade de preparação para a leitura é encaminhar uma tarefa de casa para que os alunos assistam a um dos filmes; ou, ainda, você pode assistir com os alunos, em parceria com professores de artes e história, por exemplo, um vez que a série traz importantes referências à mitologia grega e romana.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Leia o objetivo da aula. Explique: We’re reading a review. In this review, the author compares books and movies.
Context
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Introduzir o tópico da aula e mobilizar o conhecimentos dos alunos sobre livros transformados em filmes.
Expectativa: Que os alunos reflitam sobre adaptações cinematográficas; que reconheçam a relevância do papel do roteirista.
Orientações: Mostre o slide para a turma. Conduza um debate sobre adaptações literárias para o cinema a partir dos seguintes questionamentos:
What are these images about?
What do they have in common?
Have you read any of these books?
Have you watched any of these movies?
When you are interested in a specific story, do you prefer reading the book or watching the movie? Why?
Which resources do movies have that books don’t? And books? What can they do that movies can’t?
Introduza a questão do papel do roteirista, uma vez que no texto roteiristas serão citados frequentemente:
Many changes have to be done when a book is transformed into a movie. The author of the book writes the story. When a studio buys it to make a film, who adapts the story to the screen?
Explique: The screenwriter is the person who writes the screenplay, that is, the text that guides the story of a movie (description of scenes, actions, dialogues…). When a movie is based on a book, the screenplay is written relying on the book, but the screenwriters have to adapt scenes, cut off some parts or characters (if the story is too long, for example), sometimes adding others features. They have to turn into images what people imagine when reading the book. Do you think this work is easy or hard? Why?
Input
Tempo sugerido: 25 minutos
Propósito: Introduzir a temática do texto a ser lido.
Expectativa: Que seja introduzida a série de livros e filmes que será comparada no texto.
Orientações: Mostre este slide e leia o título do texto. Explique: This is the title of the text we’re reading. Pergunte: What does the word versus (vs) mean? What will the author compare? Have you read any of these books or watched any of these movies? Se algum aluno conhecer, você pode solicitar que ajude a introduzir a história para a turma. Explique: Percy Jackson is a series of five books by Rick Jordan. They tell the story of a 12-year-old boy who was in trouble at school and discovered he was the son of Poseidon. Do you know who Poseidon is? In the Greek mythology, he is the god of the seas. So, mythology is an important component of the stories. The first two books were adapted to the screen: The Lighting Thief and The Sea Monsters, as you can see in the images from the text.
Input
Tempo sugerido: 25 minutos
Propósito: Realizar a leitura do texto; enfocar as expressões avaliativas utilizadas pelo autor e identificar a qual obra elas se referem.
Expectativa: Que os alunos identifiquem, a partir de uma leitura compartilhada, a argumentação relacionada ao livro e a cada um dos filmes.
Orientações: Distribua uma cópia do texto para cada estudante. Solicite: Read the subtitles. What are the features of the books and movies analyzed in the text? Certifique-se de que os alunos compreendem os subtítulos. Explique: We’re going to read the text. The words in bold are related to features of the books or movies. Leia o primeiro período em voz alta. Pergunte: Who are Rick Riordan, Craig Tiley and Marc Guggenheim? Escreva no quadro um esquema:
Rick Riordan - author of the Percy Jackson books
Craig Titley - screenwriter of the movie The Lightning Thief
Marc Guggenheim - screenwriter of the movie Sea of Monsters
Solicite: Read the text silently, paying attention to what is underlined in the text. Remember to use reading strategies: check if you already know the words, if you can infer the meaning by the context or if there is a similar word in Portuguese that can help you to understand it. If you have any questions on vocabulary related to the words underlined, please ask. Após alguns minutos, leia o primeiro parágrafo completo e explique: The underlined expressions represent the opinion of the author about the books and movies. Our task today, while reading, is to identify to which writer/work these expressions refer. Go back to the text: Who stays true to the mythology? Who paid very close attention to the myths? Who makes an error and ignores the source material of the books? Ao realizar essas perguntas, certifique-se da compreensão das expressões sublinhadas.
Nos slides seguintes há três outros parágrafos que devem ser lidos por você.
Input
Propósito: Realizar a leitura do texto; enfocar as expressões avaliativas utilizadas pelo autor e identificar a qual obra elas se referem.
Expectativa: Que os alunos identifiquem, a partir de uma leitura compartilhada, a argumentação relacionada ao livro e a cada um dos filmes.
Orientações:
Leia em voz alta o parágrafo The Characters. Pergunte: Who creates wonderfully complex and realistic characters? What movie does not present character development and has cool sequences but with no depth? We can say the author liked the Sea of Monsters characterization. What expressions shows that?
Input
Propósito: Realizar a leitura do texto; enfocar as expressões avaliativas utilizadas pelo autor e identificar a qual obra elas se referem.
Expectativa: Que os alunos identifiquem, a partir de uma leitura compartilhada, a argumentação relacionada ao livro e a cada um dos filmes.
Orientações:
Leia o parágrafo The Plot. Pergunte: Why is difficult to adapt a book to a movie? What happened to the plot in The Lightning Thief? Which movie did the author judge as the best concerning the plot?
Input
Tempo sugerido: 25 minutos
Propósito: Realizar a leitura do texto; enfocar as expressões avaliativas utilizadas pelo autor e identificar a qual obra elas se referem.
Expectativa: Que os alunos identifiquem, a partir de uma leitura compartilhada, a argumentação relacionada ao livro e a cada um dos filmes.
Orientações:
Leia o parágrafo The Tone. Pergunte: What does the author of the analysis say about the work of Riordan? Which movie lost the realism of the book? Which movie captures the tone of the book?
Output
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Identificar as expressões avaliativas para resumir a opinião do autor sobre cada uma das obras, sistematizando-as; criar, a partir da análise das opiniões do autor, uma “nota” que o autor atribuiria para obra, de acordo com seu argumento.
Expectativa: Que os alunos voltem ao texto para identificar as expressões avaliativas, identificando seus referentes; que tentem inferir qual seria a avaliação do autor numa escala de notas.
Orientações: Distribua uma cópia da tabela para cada dupla de alunos. É essencial que eles tenham em mãos a tabela, pois a imagem no slide não será visível para todos, caso seja projetada.
Explique: What we’ve done orally, now, you are going to do in pairs, using this table. You have to go back to the text, identify and write what the author says about each feature (The Mythology, The Characters, The Tone and The plot) of the books and movies. In order to do that, use the underlined expressions which, as we saw, express the author’s opinion.
Explique a segunda parte da tarefa: After that, discuss with your partner: if the author was to give a grade to this feature, based on the scale you have on the top of the page, what grade do you think he would give to the features of the books and movies? In order to guess the grades, think about the arguments he brings, as well as what he said about liking the aspects or not. Leia a escala das notas e certifique-se da compreensão das palavras. Explique: In fact, after the text, the author says the grade he gives to the works. We’re going to check your guessings afterwards.
Ao final da atividade, corrija a tabela. As respostas possíveis estão neste arquivo.
Ao final, pergunte: What grade do you think the author gave here? Why? Peça para que relacionem as notas atribuídas às expressões avaliativas utilizadas pelo autor: What words and expressions made you guess this grade?
Output
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Comparar a nota atribuída a partir da leitura com a nota que o autor expressa no final do texto e finalizar a atividade.
Orientações: Mostre o slide ou imprima uma cópia grande da imagem. Explique: In the end of the text, the author presents this “report card”. Compare it with your guessings. Did you guess the same grades?
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a leitura e o estudo do texto.
Expectativa: Que os alunos reconheçam que resenhas analisam diversas características de obras; que compreendam a dimensão da dificuldade da adaptação de livros para filmes; que identifiquem a estratégia de identificar referências e referentes ao ler comparações complexas em resenhas.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
Opcionais:
- Formulários online: Google Forms
Context
Antes do encontro síncrono, compartilhe as imagens do primeiro slide e as perguntas da orientação, no ambiente virtual de aprendizagem ou no WhatsApp. Solicite que os estudantes comentem e respondam aos comentários dos colegas. No encontro, solicite que os estudantes retomem suas respostas com a turma. Você também pode criar um questionário no Google Forms para que eles respondam individualmente a todas as perguntas.
Input
Exiba o slide e contextualize a leitura de acordo com as orientações. Se algum estudante conhecer a série, aproveite para proporcionar um momento de valorização desse conhecimento, deixando que comentem o que sabem sobre ela.
Ainda no encontro síncrono, faça a leitura compartilhada conforme as orientações, utilizando as perguntas de compreensão. Pergunte: What kind of information do you expect to find in the sections The characters, the plot e the tone? Deixe que comentem livremente. Encaminhe os três trechos do texto junto às perguntas de leitura de cada um (conforme as orientações). Divida a turma entre alunos A, B e C, e determine uma parte do texto para cada um. Os estudantes devem ficar responsáveis por ler o trecho designado a partir das perguntas de leitura. Encerre o encontro.
No próximo encontro síncrono, solicite que estudantes A, B e C compartilhem suas respostas. Exiba os trechos do texto para que eles possam justificar suas respostas a partir de palavras e expressões do texto.
Output
Ainda nesse encontro, exiba o slide e explique a tarefa. Solicite que os estudantes se organizem em trios, com alunos A, B e C no mesmo grupo. Oriente-os a preencher a tabela conjuntamente, utilizando um arquivo no Google Docs, a partir do que cada um estudou sobre a avaliação dos elementos do filme presente na resenha.
No próximo encontro, solicite que os grupos compartilhem suas respostas e faça a correção. Exiba o último slide e conduza a reflexão e a comparação conforme as orientações.
Feedback
Para encerrar o encontro, proceda à retomada dos aprendizados de acordo com as orientações.
Convite às famílias
Os estudantes podem ser convidados a compartilhar com seus familiares suas respostas às perguntas do Context.
Contents
- INPUT: Review
- OUTPUT: Table
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI08) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nathália Gasparini
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes