Resolução de atividade - context
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura e comparação de fábula e poema I
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills I
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este e o plano seguinte trabalham com a mesma habilidade, a partir da comparação de uma fábula e de um poema que tratam do mesmo tema, para construir uma análise. Por isso, devem ser utilizados em sequência.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Leia o objetivo da aula. Explique: We’re going to read and analyze a folk tale, in order to compare it with another text next class.
Context
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Mobilizar o conhecimento da turma sobre gêneros narrativos que apresentam uma moral (fábula, conto popular, contos de fadas).
Expectativa: Que os alunos reconheçam que alguns contos de fadas, contos populares e fábulas trazem uma mensagem moralizante ao final.
Orientações: Leia o nome das histórias do slide. Você pode projetá-lo ou escrever no quadro. Pergunte: Which of these stories do you know? Explique: Some of them are fables, such as Pedro e o Lobo and The ant and the grasshopper; some of them are fairy tales, such as The little red riding hood; while other ones are folk tales, such as Festa no Céu. All of them have something in common: they were stories created and told orally, to adults and children. They have a function: to teach something, such as behaviors that are not appropriate or good values. Certifique-se de que a turma compreende o vocabulário do título das narrativas e oriente: In pairs, discuss about these stories and try to remember the plot of one of them. What kind of lesson can this story teach to whom is listening to or reading it? Depois de alguns minutos, peça para que algumas duplas compartilhem com a turma as histórias que debateram. Pergunte: Can you remember other stories that aim to teach something to the reader? Liste no quadro as respostas da turma e pergunte: Can you state what the moral of these stories are?
Ao final, chame atenção para o fato de que alguns títulos estão em português, outros em inglês. Destaque: Stories orally told, from generation to generation, with the objective to teach something, they are present in many cultures and in many languages. In this class, we’re going to read a folk tale. Folk tales are one of this kinds of antique oral stories that are now also written. In Brazil, indigenous people have lots of folktales. Besides teaching a lesson and passing the culture from generation to generation, they can also have another function. Let’s read a folk tale to discover what it is.
Context
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Construir uma lista de palavras relacionadas a campos semânticos para mobilizar o vocabulário para leitura.
Expectativa: Que os alunos reconheçam as palavras e se aproximem da temática da história.
Orientações: Explique: Let’s see some words that appear in the story. Distribua uma cópia do slide para cada aluno ou desenhe o esquema no quadro e peça para que os alunos copiem. Em seguida, escreva no quadro a lista de palavras.
spider - taste - cooking pot - food - rabbit - kitchen - greens - dinner - house - monkey - beans - tortoise - hare - squirrel - evening meals - pot of food - mouse - fox - hog - honey - river - riverbank
Depois de alguns minutos, corrija a atividade (você encontra as respostas aqui) e explique: The folk tale we’re reading involves animals and food. What kind of lesson will it teach to children who read it? Let’s read the story.
Input
Tempo sugerido: 30 minutos
Propósito: Realizar a leitura da narrativa.
Expectativa: Que os alunos compreendam o texto a partir de perguntas de leitura.
Orientações: Distribua uma cópia do texto para cada aluno. Você encontra o texto completo para impressão aqui. Se quiser descartar as imagens, copie o texto em um documento à parte e imprima-o.
Leia o título do texto. Pergunte: Who is the main character of this tale, called Anansi? What animal do you expect it to be, considering it has eight skinny legs? What will this folk tale explain, based on its title? Explique: Some folk tales, besides telling a lesson to people, also give explanations about features of the nature. Let’s discover what the explanation is about the fact that spiders have eight skinny legs.
Leia o primeiro parágrafo em voz alta (instruções de leitura para os parágrafos seguintes aparecem logo abaixo). Pergunte: Do you know what is "to be greedy"? Explique: We say someone is greedy when the person wants to have everything for him or herself. This text is about being greedy. Do you think the tale offers a good or a bad point of view about being greedy? Why? What does Anansi love? What do you think he is going to be greedy about? Solicite: Read the text silently. Remember to use reading strategies: check if you already know the words, if you can infer the meaning by the context or if there is a similar word in Portuguese that can help you to understand it. Escreva o glossário no quadro para facilitar a leitura.
Glossary:
Greedy: ganancioso
Right away: imediatamente
Chores: tarefas
Forgive: perdoe
spin a length of web: tecer um pedaço da teia
Tie: amarra
Tug: puxar com força
Agreed: concordou
Middle: meio
no desire: nenhum desejo
Busy: ocupado:
The same old story: a mesma velha história
Tricking: enganar
Avoiding: evitar
Tugged: puxou
Dragged: arrastou
climb back: escalou de volta
released the grip: soltou o nó
Noticed: percebeu
Stretched: alongadas
Depois de alguns minutos, realize a leitura em voz alta. Leia os três parágrafos seguintes. Você pode projetar a parte do texto para auxiliar nas perguntas de compreensão. Pergunte: What was Rabbit doing when Anansi stopped by? Anansi didn’t want to help cooking, he only wanted to eat the greens. What did he ask Rabbit for, in order to avoid doing the chores? Certifique-se de que a turma compreende a estratégia de Anansi, amarrando a panela em uma das pernas. Pergunte, ainda: In this story, animals have human features, they even talk. Do you know other stories with talking animals?
Leia em voz alta os três parágrafos seguintes. Pergunte: Who did Anansi visit moments later? What was the Monkey cooking? Solicite que os alunos observem o terceiro e o sexto parágrafos: These two paragraphs have many words in common, because they tell a thing that is happening again. What is this? What is Anansi doing again, now with the Monkey? Do you think Anansi is going to do this many times? Why? Explique: Folk tales, fables and stories written for children sometimes have this characteristic: there is an event, or phrase, that is repeated throughout the story, in a way that we can discover or at least wonder what is going to happen next.
Input
Propósito: Realizar a leitura da narrativa.
Expectativa: Que os alunos compreendam o texto a partir de perguntas de leitura.
Orientações: Projete a segunda parte do texto, se possível. Realize a leitura em voz alta do parágrafo. Questione: How many friends did Anansi visit? Who were they? What was the same old story he told? At the end, how many cooking pots did he have attached to his legs?
Leia o segundo e o terceiro parágrafos (o texto completo está nesse link). Pergunte: What happened to Anansi’s legs when the animals started to attach the cooking pots to his legs? Where did he go to solve the problem? Could he finally eat the food? Why not?
Leia os últimos parágrafos. What did Anansi notice? How were his legs? Solicite: Pay attention to the sentences in bold. Some of them “teach a lesson” from the story, other one offers the conclusion about why the spider has thin and long legs. Can you identify which one has each function?
Output
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Sistematizar a leitura.
Expectativa: Que os alunos identifiquem e registrem a visão que o texto traz sobre ser ganancioso, as repetições como estruturação linguística, a temática do texto e as funções desse tipo de narrativa.
Orientações: Distribua uma cópia para cada aluno ou desenhe o esquema no quadro. Explique: We’re going to summarize what we learned from this text and, next class, we’re comparing this text with another one. In number one, you have to write what view about being greedy the folk tale brings. In number two, you have to write: how is the text organized? What is the feature we talked about that some folk tales use in order to make we understand little by little what is going to happen? In number three, you must write the functions of this genre, this type of text, that is, the folk tale, as we discussed. As respostas sugeridas se encontram aqui.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a leitura e o estudo do texto.
Expectativa: Que os alunos reconheçam as principais características do gênero folk tales.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
Para o professor
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
Context
No encontro síncrono, exiba o primeiro slide e conduza a discussão a partir das perguntas das orientações.
Solicite que os estudantes façam esquemas no caderno dos campos semânticos conforme o segundo slide. Você pode exibi-lo para exemplificar. Faça um ditado: leia as palavras e solicite que os estudantes escolham a melhor classificação e escrevam no caderno. Faça a correção e contextualize a leitura.
Input
Ainda no encontro, exiba o texto do slide. Realize as perguntas de pré-leitura e leia o primeiro parágrafo, formulando as questões que auxiliam na compreensão e solicitando que os estudantes compartilhem oralmente suas respostas.
Encaminhe o texto completo e as perguntas das orientações para que sejam respondidas no caderno, antes do próximo encontro:
- What was Rabbit doing when Anansi stopped by?
- Anansi didn’t want to help cooking, he only wanted to eat the greens. What did he ask Rabbit for, in order to avoid doing the chores?
- Who did Anansi visit moments later?
- What was the Monkey cooking?
Solicite que os alunos observem o terceiro e o sexto parágrafos: These two paragraphs have many words in common, because they tell a thing that is happening again. What is this? What is Anansi doing again, now with the Monkey? Do you think Anansi is going to do this many times? Why?
No encontro seguinte, retome as perguntas e solicite que os estudantes leiam suas respostas, fazendo as correções necessárias. Exiba o último side do Input e a formule as perguntas de leitura, com foco na “lição” trazida pela fábula.
Output
Exiba o slide e explique a tarefa. Solicite que os estudantes façam a atividade no caderno e, se possível, se comuniquem com pares, assíncrona ou sincronamente, para debater as respostas. Encerre o encontro.
No próximo encontro, solicite que compartilhem suas respostas e faça a correção.
Feedback
Para encerrar o encontro, proceda à retomada dos aprendizados de acordo com as orientações.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a compartilhar com os estudantes fábulas que conhecem da infância.
Contents
- INPUT: Folk tale
- OUTPUT: Mind map
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI08) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nathália Gasparini
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes