Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
Context
No encontro síncrono, exiba o primeiro slide e conduza a discussão a partir das perguntas das orientações.
Solicite que os estudantes façam esquemas no caderno dos campos semânticos conforme o segundo slide. Você pode exibi-lo para exemplificar. Faça um ditado: leia as palavras e solicite que os estudantes escolham a melhor classificação e escrevam no caderno. Faça a correção e contextualize a leitura.
Input
Ainda no encontro, exiba o texto do slide. Realize as perguntas de pré-leitura e leia o primeiro parágrafo, formulando as questões que auxiliam na compreensão e solicitando que os estudantes compartilhem oralmente suas respostas.
Encaminhe o texto completo e as perguntas das orientações para que sejam respondidas no caderno, antes do próximo encontro:
- What was Rabbit doing when Anansi stopped by?
- Anansi didn’t want to help cooking, he only wanted to eat the greens. What did he ask Rabbit for, in order to avoid doing the chores?
- Who did Anansi visit moments later?
- What was the Monkey cooking?
Solicite que os alunos observem o terceiro e o sexto parágrafos: These two paragraphs have many words in common, because they tell a thing that is happening again. What is this? What is Anansi doing again, now with the Monkey? Do you think Anansi is going to do this many times? Why?
No encontro seguinte, retome as perguntas e solicite que os estudantes leiam suas respostas, fazendo as correções necessárias. Exiba o último side do Input e a formule as perguntas de leitura, com foco na “lição” trazida pela fábula.
Output
Exiba o slide e explique a tarefa. Solicite que os estudantes façam a atividade no caderno e, se possível, se comuniquem com pares, assíncrona ou sincronamente, para debater as respostas. Encerre o encontro.
No próximo encontro, solicite que compartilhem suas respostas e faça a correção.
Feedback
Para encerrar o encontro, proceda à retomada dos aprendizados de acordo com as orientações.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a compartilhar com os estudantes fábulas que conhecem da infância.