12882
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Dimensão cultural

Plano de aula - Notícias em meios digitais

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Notícias em meios digitais

Plano 03 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patricia Vergara Emmerich Vasques

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Você precisará de 3 cartolinas, cola, canetinha e os handouts para a aula. Os handouts estão disponíveis aqui: teacher’s version e students’ version

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada em leitura e levantamento das características de uma notícia científica em inglês.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min (slides 3 e 4)

Orientações: Explicar aos alunos que eles terão que separar as características dadas em duas colunas: textos formais e informais. Antes de começar e mostrar o slide, pergunte a eles o que eles lembram desse tópico e quais seriam essas diferenças. Faça perguntas como:

  • What is the difference between a formal and an informal text? (Respostas possíveis: The way we write them, to whom we write them, the language we use to write them etc)
  • Are the intentions the same when we choose to write a formal email or an informal message? (Resposta: No, we have different intentions.)
  • Do we have to think about the person to whom we are writing? Why? (Resposta: Yes, because we need to have in mind if this person is a friend or our boss, for example.)

Depois dessa primeira discussão, apresente os slides. Faça duas colunas na lousa: formal X informal texts. Vá passando por cada item e escrevendo nas devidas colunas ao mesmo tempo que os alunos vão chegando às conclusões.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Context

Orientações: continuação do slide anterior.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Propósito: levar os alunos a avaliarem o tipo de texto e a forma como foi escrito.

Expectativa: os alunos deverão entender que num texto formal, prevalecem algumas “regras” e que o inglês é a língua universal para assuntos tão importantes como os que a UNESCO trata.

Orientações: Peça aos alunos para primeiramente descreverem a página do site que está mostrando e, em seguida, leia com eles uma parte do texto dado. Faça perguntas do tipo:

  • What is UNESCO? (Resposta: The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation is a specialized agency of the United Nations (UN) based in Paris. Its declared purpose is to contribute to peace and security by promoting international collaboration through educational, scientific, and cultural reforms in order to increase universal respect for justice, the rule of law, and human rights along with fundamental freedom proclaimed in the United Nations Charter. - disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/UNESCO )
  • What kind of text is this: formal or informal? Why? (Resposta: Formal, because of the language, the source of the message, the subject they are talking about etc)
  • What is this news about? (Resposta: It’s about the reasons to preserve the oceans.)
  • Can you give any reasons to preserve the oceans? (Respostas: It is the origin of all life on Earth and affects each of our lives: it is the source of our freshwater and of half the oxygen we breathe; it also influences our climate and weather. Our ocean provides food, medicine, and mineral and energy resources. It supports a multitude of life forms and shapes the Earth’s characteristics.)

*Caso queira ler o texto na íntegra, acesse: https://en.unesco.org/themes/preserving-ocean

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: levar os alunos a sistematizarem as principais características de uma notícia formal

Expectativa: os alunos devem entender que existe uma forma diferente de escrita dependendo do destinatário da mensagem e do suporte no qual será veiculado o texto.

Orientações: Separe 3 cartolinas e peça aos alunos para escreverem os seguintes títulos em cada uma: FORMAL WRITING / INFORMAL WRITING / FORMAL NEWS. Peça aos alunos para sentarem-se em duplas e distribua os pedaços de papel com informações. Eles deverão colar nas respectivas cartolinas as características e exemplos de textos formais e informais e de uma notícia científica. Peça que as duplas discutam antes e uma a uma levantem, colem e expliquem o motivo da escolha. Monitore as duplas a fim de solucionar possíveis problemas com vocabulário.

O material para ser usado nessa parte com os alunos está disponível aqui (students’ version) ou no primeiro slide desta aula. O dos professores está aqui (teacher’s version).

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Recapitular as características de um texto formal, informal e uma notícia científica.

Orientações: Leia o slide com os alunos antes e explique aos alunos que você falará algumas características e eles deverão responder se faz parte de um texto formal, informal ou de uma notícia científica. Cite duas ou três características vistas de cada um e peça que eles as classifiquem de acordo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Você precisará de 3 cartolinas, cola, canetinha e os handouts para a aula. Os handouts estão disponíveis aqui: teacher’s version e students’ version

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada em leitura e levantamento das características de uma notícia científica em inglês.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min (slides 3 e 4)

Orientações: Explicar aos alunos que eles terão que separar as características dadas em duas colunas: textos formais e informais. Antes de começar e mostrar o slide, pergunte a eles o que eles lembram desse tópico e quais seriam essas diferenças. Faça perguntas como:

  • What is the difference between a formal and an informal text? (Respostas possíveis: The way we write them, to whom we write them, the language we use to write them etc)
  • Are the intentions the same when we choose to write a formal email or an informal message? (Resposta: No, we have different intentions.)
  • Do we have to think about the person to whom we are writing? Why? (Resposta: Yes, because we need to have in mind if this person is a friend or our boss, for example.)

Depois dessa primeira discussão, apresente os slides. Faça duas colunas na lousa: formal X informal texts. Vá passando por cada item e escrevendo nas devidas colunas ao mesmo tempo que os alunos vão chegando às conclusões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Context

Orientações: continuação do slide anterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Propósito: levar os alunos a avaliarem o tipo de texto e a forma como foi escrito.

Expectativa: os alunos deverão entender que num texto formal, prevalecem algumas “regras” e que o inglês é a língua universal para assuntos tão importantes como os que a UNESCO trata.

Orientações: Peça aos alunos para primeiramente descreverem a página do site que está mostrando e, em seguida, leia com eles uma parte do texto dado. Faça perguntas do tipo:

  • What is UNESCO? (Resposta: The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation is a specialized agency of the United Nations (UN) based in Paris. Its declared purpose is to contribute to peace and security by promoting international collaboration through educational, scientific, and cultural reforms in order to increase universal respect for justice, the rule of law, and human rights along with fundamental freedom proclaimed in the United Nations Charter. - disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/UNESCO )
  • What kind of text is this: formal or informal? Why? (Resposta: Formal, because of the language, the source of the message, the subject they are talking about etc)
  • What is this news about? (Resposta: It’s about the reasons to preserve the oceans.)
  • Can you give any reasons to preserve the oceans? (Respostas: It is the origin of all life on Earth and affects each of our lives: it is the source of our freshwater and of half the oxygen we breathe; it also influences our climate and weather. Our ocean provides food, medicine, and mineral and energy resources. It supports a multitude of life forms and shapes the Earth’s characteristics.)

*Caso queira ler o texto na íntegra, acesse: https://en.unesco.org/themes/preserving-ocean

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: levar os alunos a sistematizarem as principais características de uma notícia formal

Expectativa: os alunos devem entender que existe uma forma diferente de escrita dependendo do destinatário da mensagem e do suporte no qual será veiculado o texto.

Orientações: Separe 3 cartolinas e peça aos alunos para escreverem os seguintes títulos em cada uma: FORMAL WRITING / INFORMAL WRITING / FORMAL NEWS. Peça aos alunos para sentarem-se em duplas e distribua os pedaços de papel com informações. Eles deverão colar nas respectivas cartolinas as características e exemplos de textos formais e informais e de uma notícia científica. Peça que as duplas discutam antes e uma a uma levantem, colem e expliquem o motivo da escolha. Monitore as duplas a fim de solucionar possíveis problemas com vocabulário.

O material para ser usado nessa parte com os alunos está disponível aqui (students’ version) ou no primeiro slide desta aula. O dos professores está aqui (teacher’s version).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Recapitular as características de um texto formal, informal e uma notícia científica.

Orientações: Leia o slide com os alunos antes e explique aos alunos que você falará algumas características e eles deverão responder se faz parte de um texto formal, informal ou de uma notícia científica. Cite duas ou três características vistas de cada um e peça que eles as classifiquem de acordo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Dimensão cultural do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano