Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula: como faremos leitura de um poema, muito provavelmente os alunos terão dúvidas de vocabulário. Sendo assim, para incentivar a autonomia deles, peça aos alunos para trazerem dicionário ou disponibilize os mesmos para os alunos, caso eles não tenham. Outra opção seria a pesquisa em dicionários online, se for possível. Ao final da aula, serão necessários sulfites, canetinhas, lápis de cor, giz de cera para desenharem e poderem expor suas produções.
Context
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: mostre a imagem do slide aos alunos e discuta com eles sobre o tema da imagem e o quanto ela é poética. Faça perguntas como:
- Is this a sad or happy picture? Why? (Respostas possíveis: Sad, because the girl seems dead.)
- Where are they? (Respostas: They are on the beach OR They are near the sea.)
- Do you imagine this is the picture of a real or a fictional situation? (Possíveis respostas: Fictional, because this situation can´t be true/ the man is imagining the woman OR Real situation, because the man is really seeing the woman.)
- To what extent do you think this picture can reflect reality or imaginary? (Possível Resposta: It can be more imaginary, because it goes beyond the reality.)
- How can we differ a poem from other kinds of texts? (Respostas: A poem is written in verses and strophes, it can have rhymes, rhythm, figurative language etc.)
Link da imagem (slide 3): http://imagineescoladeingles.blogspot.com/2012/03/poem-poema-annabel-lee-edgar-allan-poe.html
Para contextualizar os alunos um pouco sobre o autor e o poema a ser lido, faça as seguintes perguntas:
- We are going to read a poem written by Edgar Allan Poe. Do you know anything about him? (Possíveis respostas: No / yes.)
- Based on the picture you saw, who was Annabel Lee? (Possíveis respostas: A beloved girl, a girl who was dead etc)
Depois, explique alguns aspectos importante sobre Edgar Allan Poe e sua obra:
- This was the last complete poem written by Poe.
- It explores the theme of the death of a young girl.
- The narrator had a deep love for this girl and felt very sad when she died.
- The author, Edgar Allan Poe, was very famous for his macabre stories (poems and narratives).
- He was born in 1809, in Boston, and died in 1849 in Baltimore (USA).
- He wrote his poems in the late nineteenth century.
- His childhood was very sad because he lost his parents when he was 2.
- He was adopted by Francis and John Allan.
- He married his cousin, Virginia, when she was 13 and she died a few years after that.
- He was the first author to make a living of his writings alone.
Caso queira contextualizar com um vídeo, acesse:
https://ed.ted.com/featured/kpxLn1Hp
***Professor, você pode obter mais informações ou dar aos alunos as referências abaixo para que eles possam saber mais:
https://en.wikipedia.org/wiki/Annabel_Lee
https://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_Allan_Poe
https://www.poetryfoundation.org/poets/edgar-allan-poe
Input
Tempo sugerido: 25 minutos (Input - slides 4, 5 e 6)
Propósito: fazer a leitura compartilhada do poema, enfatizando o ritmo, a rima, a construção e o tipo de linguagem utilizados.
Expectativa: os alunos devem acompanhar a leitura, fruir desse momento e, se possível, alguns poderão tentar fazer sua leitura em voz alta também.
Orientações: distribua o handout com o poema para os alunos. Ele está disponível aqui. Leia com eles uma ou duas vezes (ou se preferir, toque a leitura acessando: https://www.youtube.com/watch?v=rf7aBCrfOQE ), destacando o ritmo do poema, fazendo com que a melancolia da história apareça na leitura. Neste momento, o foco não é reconhecimento de vocabulário; por isso, mesmo que os alunos não tenham entendido algumas palavras, continue a leitura e deixe claro que farão isso mais tarde. Ao terminar, pergunte aos alunos questões como:
- Is this poem about something sad or happy? (Resposta: Sad.)
- How did you feel while reading the poem? Why? (Possíveis respostas: Sad, because the story was sad/ the pace of the poem is sad OR Interested, because I wanted to know the reason why the girl died)
- Do you think the rhythm of this poem is connected to its content: the poem is sad and the rhythm shows it? (Possíveis respostas: Yes, because both are sad.)
- Where are the main rhymes in this poem? (Resposta: sea / Lee / me - they are repeated throughout the poem.)
- What is the main message being addressed? (Resposta: the pain because of death of a beloved wife - grief) How do you know it? (show in the text expressions that support your answer) As linhas nas quais contém a resposta (grifo vermelho) vão aparecendo à medida que você clicar no mouse. Deixe no formato apresentação.
- Who is speaking in this text (the lyric self)? (Respostas possíveis: Allan Poe is talking about his wife’s death OR A man whose wife had died.)
- When does this story happen? How do you know that? (Respostas possíveis, many many years ago)
- In what place does the author say this story happens? How do you know that? (Respostas possíveis: in a kingdom by the sea; it’s in the poem)
- Is a poem only about sad things? What other subjects may a poem talk about? (Resposta: Encourage free answers, such as: love story, nature, solitude, the birth of a baby, etc)
- This poem was written in 1849. The language is very different from how we speak/write today. Why do you think the author used this kind of language? (Resposta livre, faça surgir reflexões por parte dos alunos).
Neste momento, peça aos alunos que levantem as palavras que não entenderam no contexto. Coloque-os em duplas e dê 5 minutos para que solucionem suas dúvidas. Monitore a pesquisa deles.
Na sequência, peça que eles se voluntariem para também ler o texto. Lembre-os que o poema tem seu próprio ritmo, mas que eles também podem fazer suas leituras, enfatizando as partes que mais chamarem sua atenção.
***Professor, para ver possíveis traduções, acesse os links abaixo. Note que a ideia não é apresentar a tradução aos alunos, mas prepará-lo para possíveis dúvidas dos alunos durante a aula.
https://fkxexplica.wordpress.com/2012/10/31/annabel-lee-poema-de-edgar-allan-poe-traduzido-por-fernando-pessoa/
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000003.pdf
Input
Tempo sugerido: (Input - slides 4, 5 e 6)
Propósito: fazer a leitura compartilhada do poema, enfatizando o ritmo, a rima, a construção e o tipo de linguagem utilizados.
Expectativa: os alunos devem acompanhar a leitura, fruir desse momento e, se possível, alguns poderão tentar fazer sua leitura em voz alta também.
Orientações: seguir as orientações dadas no slide 4.
Input
Tempo sugerido: (Input - slides 4, 5 e 6)
Propósito: fazer a leitura compartilhada do poema, enfatizando o ritmo, a rima, a construção e o tipo de linguagem utilizados.
Expectativa: os alunos devem acompanhar a leitura, fruir desse momento e, se possível, alguns poderão tentar fazer sua leitura em voz alta também.
Orientações: seguir as orientações dadas no slide 4.
Output
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: verificar o entendimento dos alunos acerca do gênero e do poema lido.
Expectativa: Que os alunos , através de um desenho, reflitam sobre a linguagem poética/figurada do gênero e sobre o que entenderam sobre o poema.
Orientações:
Distribuir aos alunos uma folha de sulfite, canetinhas, giz de cera ou lápis de cor. Explicar que eles agora trabalharão em uma imagem que deverá expressar seus sentimentos sobre o poema. Eles podem desenhar tanto algo relacionado à história como a seus sentimentos sobre ela. (Now, let's draw what you have understood about the poem. It can be about the story and/or about the feelings this text has arisen in you.) Depois de terminarem, crie um espaço para expor esses trabalhos com o título do poema. Se os alunos precisarem de mais tempo, podem levar para casa e trazer na aula seguinte para a exposição.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: checar o entendimento dos alunos com relação à aula.
Expectativa: organizar os saberes ativados durante a aula.
Orientações: repasse com eles os tópicos do slide e faça comentários pertinentes sobre as conclusões.