Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada em discutir algumas características de fake news e como detectar se uma notícia é autêntica ou não.
Context
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: promova um debate com os alunos para entender o que eles já sabem sobre o assunto de “fake news”. Pergunte se lembram de alguma notícia que viralizou e depois descobriu-se que era falsa. Faça perguntas como:
- What is “fake news”? (Possíveis respostas: News that is false. News that somebody invented.)
- Do you remember any news that became famous because people found out it was false? Which one? (Possíveis respostas: Yes/No. - Os alunos irão contar alguma notícia de que se lembram.)
- Is it easy to identify fake news? (Possíveis respostas: Yes, because they normally seem weird or obvious. / No, because they seem too real or possible.)
- Is there any tool that you can use to check the source of news? (Alunos podem citar sites de fontes confiáveis ou que fazem esse papel de checar as notícias, como falaremos mais pra frente na aula.)
Input
Tempo sugerido: 20 minutos no total. 10 minutos para slides 4 e 5. 10 minutos para slides 6 e 7.
Propósito: fazer com que os alunos pensem e discutam sobre notícias veiculadas, sua importância, formas de identificar sua veracidade e a forma de lidar com essas notícias.
Expectativa: levar os alunos a perceber quais notícias são ou não falsas e como evitar disseminar inverdades.
Orientações: projete as perguntas e leia-as com o grupo (caso não tenha como projetar ou prefira entregar handouts, clique aqui), resolva possíveis dúvidas sobre vocabulário e peça que eles se unam em duplas/trios para discutir as questões. Eles não precisam usar todas as perguntas; podem selecionar as mais relevantes, por exemplo. Dê um tempo limite de até 7 minutos e cronometre. Depois de discutirem, peça que um aluno de cada grupo reporte o que foi conversado e as principais considerações a que chegaram (3 minutos).
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Propósito: fazer com que os alunos pensem e discutam sobre notícias veiculadas, sua importância, formas de identificar sua veracidade e a forma de lidar com essas notícias.
Expectativa: levar os alunos a perceber quais notícias são ou não falsas e como evitar disseminar inverdades.
Orientações: seguir as mesmas orientações do slide 4 (continuação da atividade).
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Propósito: fazer com que os alunos leiam um manual sobre como detectar fake news.
Expectativa: que os alunos consigam entender algumas dicas para perceber fake news.
Orientações: Projete o texto e distribua um handout para cada aluno, se for necessário. Peça que eles leiam em duplas e monitore, resolvendo possíveis problemas de vocabulário ou outros questionamentos dos alunos. Eles devem ir conversando sobre o que estão lendo. O handout com o texto para impressão está aqui. Mostre aos alunos que eles terão dez dicas de como evitar as fraudes (os tópicos continuam no slide seguinte). Depois de uma primeira leitura silenciosa, faça perguntas como:
- What is the text about? (Possíveis respostas: It’s about fake news OR It’s about how to avoid fake news OR It’s about hints to tell us how to be careful with fake news.)
- How many hints are given? (Resposta: Ten)
- Do you think they are enough to prevent us from sharing fake news? Why? (Respostas possíveis: Probably not, because people are always creating other ways to invent things. OR Yes, because we will be able to identify some characteristics of fake news.)
Coloque as respostas na lousa, a fim de facilitar o entendimento dos alunos esquematizando as orientações dadas. Dessa forma eles terão mais foco para a próxima atividade. Faça uma breve lista, como no exemplo:
- Check if the website is familiar.
- Double check the URL.
- See if the headline matches the topic of the text.
- Many problems of spelling can be an evidence of fake news.
- Check if there is a current date.
- There is an author to be investigated.
- There are links to other sources.
- The photos look photoshopped.
- Go through other famous sites to see the same news.
- Check the “About us” section.
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Propósito: fazer com que os alunos leiam um manual sobre como detectar fake news.
Expectativa: que os alunos consigam entender algumas dicas para perceber fake news.
Orientações: Continuação do slide anterior.
Output
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: levar os alunos a explicarem como perceber a possibilidade de uma notícia ser falsa.
Expectativa: os alunos analisarão as situações dadas e, baseados na leitura e no resumo feito, dirão se aquela situação parece ser ou não uma fake news e o que eles observaram.
Orientações: entregar aos pares ou grupos algumas situações do dia a dia. Eles deverão explicar rapidamente o que fariam, baseados nas discussões e no texto lido. Dê até 3 minutos para cada grupo se preparar. As situações estão aqui.
Os alunos se basearão no texto e no resumo feito junto com o professor:
- Check if the website is familiar.
- Double check the URL.
- See if the headline matches the topic of the text.
- Many problems of spelling can be an evidence of fake news.
- Check if there is a current date.
- There is an author to be investigated.
- There are links to other sources.
- The photos look photoshopped.
- Go through other famous sites to see the same news.
- Check the “About us” section.
Coloque na lousa o modelo de como os alunos devem responder. Expressões que indicam opinião:
I think… / I feel… / I guess… / I believe… / I suppose… / In my opinion .... / According to me…
Example: In this situation, I think we have to observe number 1 and / or number 2 because the website seems strange.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: checar o entendimento dos alunos com relação à aula
Expectativa: organizar os saberes ativados durante as aulas.
Orientações: repasse com eles os tópicos do slide e faça comentários pertinentes sobre as conclusões.