Plano de aula: Mensagens de WhatsApp

Plano 1 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Reading digital texts

Materiais necessários: impressão das folhas com a tabela para entregar aos alunos; se possível, celulares para serem usados no final da aula (caso contrário, pedaços de papel, tipo Post-It para escreverem suas mensagens).

Obs.: Esta aula não tem continuação.

Context

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia) e pergunte:

• Where can you find these images? (Os alunos devem responder coisas como: internet, WhatsApp, messages)
  • What do they mean? (Os alunos provavelmente responderão: feelings, sensations).
  • How often do we use them nowadays? Do you use it every day? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: every day, all the time)
  • Is there any difference between the emojis in English and Portuguese? (Os alunos deverão responder algo parecido com: no, normally no).

Traga para discussão o que cada “emoji” simboliza e o motivo de usarmos tanto essas imagens atualmente. Faça perguntas como: What does the first image (emoji) stand for? Os alunos responderão algo como: laughing, smiling . Siga perguntando sobre as outras imagens, usando o mesmo padrão de pergunta dada acima. Possíveis respostas, da esquerda para a direita: 2) Blinking; 3) In love; 4) Upset; 5)Sending a kiss; 6) Laughing a lot; 7) Happy; 8) Sad, crying; 9) Sending a kiss with love; 10) Angel; 11) Proud, happy; 12)Sarcastic; 13)Very upset; disappointed; 14) Sending a kiss.

Fale da rapidez de comunicação a que estamos submetidos e a facilidade de usarmos uma imagem até para a comunicação entre falantes de outras línguas, uma vez que a imagem pode ter a mesma interpretação em diferentes línguas.

A fonte das imagens está em: (https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQdNMxq9OU-v1Bp8wUO21f54GbNDvYfpjZUwIvE3cgBGRumaDj3)