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Plano de aula - Emitir opiniões

POR: Isabela Sued 23/10/2018
Código: ING8_04UND03

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI01) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Emitir opiniões

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de três planos. Este é o primeiro, o segundo é o ING8_04UN04, cujo tema é “Justificar opiniões”, e o terceiro é o ING8_04UN05, cujo tema é “Debate”. Embora os três planos possam ser usados independentemente uns dos outros, as habilidades e os objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular serão contemplados de forma mais precisa se os três planos forem aplicados em sequência.

Preparação para a aula:

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre para a turma ou leia e escreva na lousa o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no uso de habilidades orais para emitir opiniões.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Como um warm-up, divida os alunos em trios. Mostre o slide (ou escreva as perguntas no quadro) e peça que os alunos discutam em grupos.
  • Enquanto discutem, ande pela sala monitorando a atividade e prestando atenção no que dizem.
  • Conclua a atividade mencionando algumas ideias que você ouviu enquanto os alunos discutiam e pedindo que dois alunos dividam as suas opiniões com o resto do grupo.

Material Complementar:

  • Citação: ‘Six Degrees of Separation’ (br: Seis Graus de Separação), de 1993.

Tempo sugerido: 18 minutos

Propósito: Apresentar pessoas dando opiniões sobre um mesmo tema

Expectativa: Que os alunos identifiquem algumas opiniões expressas por adolescentes sobre o tema diversidade.

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles verão um vídeo onde adolescentes falam sobre diversidade*. Caso você julgue necessário aprofundar-se neste tema antes da aula, aqui vai uma sugestão de leitura sobre diversidade.
  • Antes de exibir, pergunte: What is diversity? Ouça algumas contribuições e, diga: Let’s check if these teenagers agree with what you said.
  • Talvez o vídeo seja desafiador demais, pois os adolescentes falam muito rapidamente. Se este for o caso para os seus alunos, depois de assistir o vídeo pela primeira vez, distribua a ficha de transcrição para os alunos assistirem ao vídeo novamente e acompanharem usando a transcrição enquanto assistem.
  • Depois de exibir, pergunte: Do you agree with what they said? Why?
  • Divida os alunos em pares. Distribua a ficha complementar de atividades e diga: Read the opinions in #1. Can you complete the expressions in pairs?
  • Caso você queira se apropriar melhor de expressões para emitir opiniões antes da aula, aqui vai uma sugestão de leitura.
  • Antes de corrigir, peça que os pares comparem suas respostas com outros pares.
  • Ao corrigir, escreva as cinco expressões aprendidas na lousa, para que elas possam ser usadas como referência no decorrer da aula pelos alunos:
  • I believe…
  • To my mind…
  • I would say that…
  • In my opinion…
  • It seems to me that...

*Alternativamente, você pode substituir o vídeo por uma visita de alguém com experiência significativa no tema diversidade, pedindo que o convidado converse com a turma em inglês sobre o tema.

Material Complementar:

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Discutir um tema em grupos, expressando suas opiniões.

Expectativa: Que os alunos possam verbalizar suas opiniões sobre o tema e refletir sobre as opiniões de seus colegas. Que possam usar expressões para emitir suas opiniões e que saibam interagir em uma conversa onde haja opiniões controversas.

Orientações:

  • Mostre o slide aos alunos ou escreva a frase no quadro e peça que reflitam sobre a pergunta.
  • Caso você queira se aprofundar mais no tema antes da aula, aqui vai uma sugestão de leitura.
  • Indique o #2 da ficha de atividades. Leia o título e o subtítulo da matéria e peça que completem o #2 individualmente.
  • Enquanto trabalham, ande pela sala monitorando e oferecendo ajuda com vocabulário se necessário. Deixe que os alunos trabalhem por até 5 minutos.
  • Separe os alunos em grupos de quatro e diga: Now you’ll discuss your ideas in groups. Aponte para as expressões na lousa e diga: Remember to use the expressions we’ve learned to state your opinions, OK?
  • Deixe que os alunos discutam as suas ideias por no máximo 5 minutos. Durante a discussão, ande pela sala e anote algumas ideias interessantes que você ouvir.
  • Depois, proponha que os alunos troquem de grupos e formem novos grupos de quatro pessoas para discutir as suas ideias novamente. Mais uma vez, limite o tempo em até 5 minutos e anote algumas ideias.
  • Ao fim, diga as frases abaixo e deixe que os alunos respondam voluntariamente:
  • Did you change your mind during the discussion?
  • Se algum aluno responder ‘sim’ para a pergunta anterior, pergunte: What made you change your mind?
  • Tell me something you’ve learned from a friend while discussing the topic.
  • Tell me something interesting you’ve heard during the discussion.
  • Para as duas últimas frases acima, compartilhe as ideias dos alunos que você anotou enquanto monitorava as discussões.
  • Para finalizar, faça uma brincadeira. Peça que os alunos se levantem e formem uma fila de frente para você. Diga: I’m going to state two different opinions. Aponte para a esquerda e diga: Go to the left if you agree with my first statement. Aponte para a direita e diga: Go the right if you agree with the second one.
  • Para facilitar a brincadeira, sempre aponte para um dos lados ao dizer uma frase, para que os alunos saibam onde devem ir de acordo com sua opinião. Ao fim de cada tópico, peça que os alunos de cada lado justifiquem sua opinião.
  • Abaixo estão algumas sugestões de frases para a brincadeira, mas as ideias podem (e devem) ser adaptadas para a realidade dos seus alunos:
  • I believe...
  • ...teenagers should be given more homework.
  • ...teenagers should be given less homework.
  • To my mind…
  • ...children shouldn’t have mobile phones.
  • ...children must have mobile phones.
  • The way I see it...
  • ...being talented is more important than working hard.
  • ...working hard is more important than being talented.
  • In my opinion…
  • ...classes should start and finish later.
  • …classes should start and finish earlier.
  • It seems to me that…
  • …technology makes people more educated.
  • ...technology makes people lazy.

Material Complementar:

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos percebam que adquiriram um repertório de expressões para emitir opiniões durante a aula e que têm conhecimento de técnicas sobre como discutir suas ideias.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo. Essa sistematização pode ser realizada através de uma conversa coletiva em que você lê os tópicos-chave do slide no datashow e os alunos explicam suas funções, ou através do registro das contribuições dos alunos na lousa. Se possível, ilustre os aspectos listados pedindo exemplos dos alunos.

Contents

  1. INPUT: USA Today video about diversity
  2. OUTPUT: Discussion about money and happiness

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI01) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Isabela Sued

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


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