Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
- Criação síncrona de conteúdo: Google Presentations.
Optativas:
- Ferramentas de criação de mapas conceituais, como MindMeister e MindUp, ou edição de imagem (Canva)
Context
Oriente-os na tarefa de criar o mapa conceitual com palavras-chave e frases relacionadas à palavra presentation. Você pode enviar, na orientação, perguntas norteadoras, como: what skills are needed to deliver a good oral presentation? Compartilhe o objetivo dessa sequência de atividades, conforme o Objective do plano.
Se você optar pela criação de mapas em ambientes digitais, estimule a criação conjunta, solicitando que criem os mapas em pares ou trios, por exemplo. Solicitando o mapa por meios digitais ou no papel, peça para que os alunos compartilhem a produção (no segundo caso, por fotos) no Whatsapp ou em ambientes digitais de aprendizagem (Moodle, Padlet, Google Classroom etc.). Peça para que observem as produções dos colegas, comparando com a própria.
Input
Antes do encontro síncrono, encaminhe as perguntas prévias e o link do vídeo. Peça para que assistam ao vídeo e identifiquem qual o tópico da apresentação. Você pode incluir a transcrição do vídeo no material enviado, se achar necessário.
No encontro síncrono, peça para que os estudantes comentem sobre a produção dos mapas conceituais. Se possível, exiba os mapas produzidos e comente sobre tópicos trazidos. Incentive os alunos a fazerem o mesmo.
Leia as perguntas enviadas previamente sobre a relação dos alunos com as apresentações orais. Incentive-os a compartilharem as experiências.
Mostre a ficha de atividades e proceda à apresentação dos fillers conforme o slide. Se possível, exiba parte do vídeo novamente (ou a transcrição) e mostre exemplos de utilização dessas expressões pelo palestrante (como o da linha 13).
Depois do primeiro encontro síncrono, envie a transcrição do vídeo (se ainda não houver enviado). Solicite que os alunos leiam-no procurando por fillers. Inicie o próximo encontro síncrono corrigindo a atividade.
Output
Antes de iniciar o encontro, crie um arquivo no Google Presentations com o número de páginas correspondente ao número de alunos, com uma caixa de texto em cada página. Não se esqueça de habilitar o compartilhamento por meio de links e marcar a opção: “as pessoas com acesso ao arquivo podem editar”.
No encontro, compartilhe o link do arquivo e peça para os alunos abrirem e escolherem uma página para utilizarem, colocando o nome. Realize a atividade proposta nas orientações do Output (a diferença é que todos os alunos participarão da dinâmica, cada um escrevendo as ideias em uma página do arquivo). Explique a diferença entre general e personal ideas. Na primeira vez, você pode utilizar o nome da sua cidade. Ao final da atividade, peça para que escolham a página de um colega e elejam uma cor para general, e outra para personal ideas. Assim, o aluno deve marcar, na produção de um colega, cada tipo de ideia com a respectiva cor. No Google Presentations, você pode acompanhar o trabalho dos alunos em tempo real, fazendo comentários nos slides. Se preferir, você pode fazer essa atividade direto com a frase alvo do output: “english can be useful for…”. Dê tempo suficiente para realização da atividade e encerre o encontro.
Peça para que os alunos leiam novamente os slides da atividade anterior e elejam, pelo menos, dois slides de colegas com os quais concordam mais. No próximo encontro síncrono, mostre os slides e comente com os alunos as ideias e classificações das ideias produzidas por eles. Incentive-os a justificarem as escolhas e se posicionarem sobre a opinião dos colegas.
Mostre a atividade 2 da ficha e explique o propósito da atividade conforme o slide. Explique que será feita em duplas ou trios, que deverão ser formados entre aqueles que concordaram mais entre si na análise dos slides. Compartilhe a lista de orientação da atividade. A apresentação pode ser elaborada via Whatsapp, de modo síncrono (via chamada de vídeo ou áudio), ou assíncrono (via mensagens de áudio). Os alunos devem gravar um vídeo de até 2 minutos para compartilhar via Whatsapp, FlipGrid ou Google Drive. Você também pode incentivá-los a postarem o vídeo na rede social da escola ou da turma, caso haja.
Feedback
Depois que os alunos postarem os vídeos, responsabilize cada dupla ou grupo por assistir ao vídeo de outra determinada dupla e comentar publicamente as respostas às perguntas:
- What was your favorite part? Which fillers were used?
Convite às famílias
Os membros da família podem ser convidados a ajudarem na elaboração do mapa mental e a assistirem e darem feedback aos vídeos produzidos pelos estudantes.