Atividade para impressão - Transcript do Input - Preparar uma apresentação
Plano de Aula
Plano de aula: Preparar uma apresentação
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: actively communicate in English
Por: Ana Ligia Scachetti
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de dois planos. Este é o primeiro plano da sequência e o segundo é o ING8_04UN07, cujo tema é “Realizar uma apresentação”. Embora os dois planos possam ser usados independentemente, as habilidades e os objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular serão contemplados de forma mais precisa se os dois planos forem aplicados em sequência.
Preparação para a aula:
- Cópias da ficha de atividades;
- Cópias da ficha de transcrição do input;
- Download do vídeo;
- Duas canetas de quadro (se possível);
- Vinte post-its (se necessário);
- Pedaços ou folhas de papel em branco.
Context
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos de quatro alunos. Desenhe um mapa conceitual no quadro de modelo e peça que os alunos criem, com seus grupos, um mapa conceitual com a palavra “presentation” no meio. Diga: Write whatever springs to mind when you see the word ‘presentation’. You can write words or even sentences, OK? Alguns exemplos de possíveis respostas dos alunos são:
- You need to be clear;
- You need to study the subject you’re going to talk about;
- It’s good to use examples;
- Good pronunciation.
Distribua folhas em branco e dê cerca de dois minutos para os alunos terminarem. Então, peça que comparem seus mapas com um outro grupo e recolha os trabalhos.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Depois do contexto, mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no uso de recursos orais para preparar uma apresentação.
Input
Tempo sugerido: 19 minutos
Propósito: Mostrar aos alunos um modelo de apresentação oral.
Expectativa: Que os alunos percebam os recursos linguísticos e paralinguísticos usados em uma apresentação.
Orientações: Pergunte: Have you ever given a presentation? How did you feel? Do you like speaking in public? Why (not)? Escute as contribuições dos alunos. Então diga: I’m going to show you a video with muted sound and I’d like you to imagine what the speaker is talking about. Mostre um pedaço curto do vídeo e pergunte aos alunos sobre o que eles acham que o palestrante está falando. Então diga: Today you’re going to watch a video in which a guy shows you how to sound smart when speaking in public. What suggestions do you think he’ll make? Ouça as ideias e exiba o vídeo inteiro. Depois, distribua a ficha de atividades. Peça que leiam o #1 e diga: Fillers are words or expressions used when you are hesitating or, you know, when you need to grab some time to think about what you’re going to say next. I’ve just used a filler myself. Could anyone tell me which one I’ve used? (Ss: You know.). Divida os alunos em pares, distribua a ficha de transcript de input e diga: This is the transcript of the video you’ve just watched. In pairs, can you find and underline the fillers the speaker used?
- Linha 13: kind of;
- Linha 18: you see;
- Linha 22: well;
- Linha 45: I mean;
- Linha 52: you know;
Então diga: Today we’re going to learn how to prepare a presentation using these fillers.
Material Complementar:
- Ficha de transcrição do input: https://docs.google.com/document/d/1Tlp5KZcKj--4bquf1lHLzd1B-BaGBQ7tpjPiqCUF0fs/edit
Output
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Proporcionar aos alunos oportunidades de refletirem sobre suas opiniões e trabalharem cooperativamente para preparar uma apresentação.
Expectativa: Que os alunos trabalhem coletivamente e organizem ideias para serem apresentadas.
Orientações: Chame dois voluntários para o quadro e dê uma caneta de quadro para cada um. Caso você não possua canetas suficientes, cole cerca de vinte post-its no quadro (dez para cada aluno). Diga: I’ll say something and I’d like you to write as many words or sentences as possible related to what I said. Your ideas can be general or personal. For example, if the word is ‘farm’, the words that come to my mind are: green, animals, horse, Itaipava, grandparents, love. I said ‘green’, ‘animals’, and ‘horse’ because that’s what we can find on a farm. I said the words ‘Itaipava’, ‘grandparents’ , and ‘love’, because my grandparents have a farm in Itaipava and I love them very much. Are the words ‘animals’, ‘green’ and ‘horse’ general or personal? (Ss: General.) And the words ‘Itaipava’, ‘grandparents, and ‘love’? (Ss: Personal.) O seu exemplo pode (e deve) ser adaptado à sua realidade. Quanto mais real o seu exemplo, mais significativo será o jogo para você e para os alunos. Quando os dois voluntários estiverem prontos, diga: You have one minute to write your ideas, OK? The word is ‘English’. Ao terminar, peça que voltem aos seus lugares e classifique, com a ajuda dos alunos, as ideias como gerais ou pessoais. Chame três novos voluntários, dê um pedaço de papel para cada um e diga: Now I’m going to say a sentence and you will write five ideas related to my sentence. However, your ideias must come in order of importance. The first idea must be the most important and the last the least important one, OK? Verifique se os alunos entenderam o que devem fazer. Então diga: You have one minute to write your ideas. The sentence is ‘English can be useful for…’. Depois que terminarem, dê um pedaço de fita crepe para cada um e peça que colem seus papéis em cantos distintos da sala. Peça que sentem-se e convide os demais alunos a se levantarem. Diga: Walk around, read the ideas and stand in front of the ones to which you relate the most. Depois que os alunos tiverem escolhido, peça que os três voluntários também se levantem e fiquem na frente de seu papel. Diga: Now you’re going to work with the group you’re with. Peça que sentem-se com os seus grupos e diga: Prepare a presentation. Talk about the reasons you believe English can be useful using the ideas on your piece of paper. Remember to use the filler words and expressions when thinking or hesitating, OK? You have six minutes to prepare your presentation. Escreva os pontos da lista abaixo no quadro para guiar os alunos durante a atividade:
- Topic: Why is English useful?
- Target language: Fillers
- Time: 6 minutes
Ande pela sala monitorando a atividade e oferecendo ajuda se necessário. Avise aos alunos quando restarem quatro e depois dois minutos para eles concluírem seus trabalhos. Ao fim, diga: Now you’re going to present your ideas to the whole group. Those who are watching should: take notes on which fillers were used and write down the idea that you liked the most, OK? Escreva as perguntas abaixo no quadro para orientar os alunos enquanto observam:
- Which fillers were used?
- What was my favorite part?
De um em um, peça que os grupos apresentem suas ideias para o grupo todo na frente da sala. Ao fim de cada apresentação, peça que os alunos respondam às duas perguntas e elogie as apresentações, destacando os pontos que mais chamaram a sua atenção.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Tomar consciência sobre o que foi aprendido na aula.
Expectativa: Que os alunos terminem a aula sabendo quais recursos podem usar durante uma apresentação.
Orientações: Para encerrar, peça que os alunos sentem-se com os grupos com que trabalharam no início da aula, na parte do context. Distribua os trabalhos previamente recolhidos e diga: Look at your mind maps. What would you change or include? Discuss with your group. Depois de cerca de dois minutos, peça que os alunos compartilhem com o grupo todo as mudanças que fizeram em seus mapas conceituais e que ilustrem suas ideias com exemplos, concluindo, de maneira coletiva, os recursos que uma apresentação oral envolve.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
- Criação síncrona de conteúdo: Google Presentations.
Optativas:
- Ferramentas de criação de mapas conceituais, como MindMeister e MindUp, ou edição de imagem (Canva)
Context
Oriente-os na tarefa de criar o mapa conceitual com palavras-chave e frases relacionadas à palavra presentation. Você pode enviar, na orientação, perguntas norteadoras, como: what skills are needed to deliver a good oral presentation? Compartilhe o objetivo dessa sequência de atividades, conforme o Objective do plano.
Se você optar pela criação de mapas em ambientes digitais, estimule a criação conjunta, solicitando que criem os mapas em pares ou trios, por exemplo. Solicitando o mapa por meios digitais ou no papel, peça para que os alunos compartilhem a produção (no segundo caso, por fotos) no Whatsapp ou em ambientes digitais de aprendizagem (Moodle, Padlet, Google Classroom etc.). Peça para que observem as produções dos colegas, comparando com a própria.
Input
Antes do encontro síncrono, encaminhe as perguntas prévias e o link do vídeo. Peça para que assistam ao vídeo e identifiquem qual o tópico da apresentação. Você pode incluir a transcrição do vídeo no material enviado, se achar necessário.
No encontro síncrono, peça para que os estudantes comentem sobre a produção dos mapas conceituais. Se possível, exiba os mapas produzidos e comente sobre tópicos trazidos. Incentive os alunos a fazerem o mesmo.
Leia as perguntas enviadas previamente sobre a relação dos alunos com as apresentações orais. Incentive-os a compartilharem as experiências.
Mostre a ficha de atividades e proceda à apresentação dos fillers conforme o slide. Se possível, exiba parte do vídeo novamente (ou a transcrição) e mostre exemplos de utilização dessas expressões pelo palestrante (como o da linha 13).
Depois do primeiro encontro síncrono, envie a transcrição do vídeo (se ainda não houver enviado). Solicite que os alunos leiam-no procurando por fillers. Inicie o próximo encontro síncrono corrigindo a atividade.
Output
Antes de iniciar o encontro, crie um arquivo no Google Presentations com o número de páginas correspondente ao número de alunos, com uma caixa de texto em cada página. Não se esqueça de habilitar o compartilhamento por meio de links e marcar a opção: “as pessoas com acesso ao arquivo podem editar”.
No encontro, compartilhe o link do arquivo e peça para os alunos abrirem e escolherem uma página para utilizarem, colocando o nome. Realize a atividade proposta nas orientações do Output (a diferença é que todos os alunos participarão da dinâmica, cada um escrevendo as ideias em uma página do arquivo). Explique a diferença entre general e personal ideas. Na primeira vez, você pode utilizar o nome da sua cidade. Ao final da atividade, peça para que escolham a página de um colega e elejam uma cor para general, e outra para personal ideas. Assim, o aluno deve marcar, na produção de um colega, cada tipo de ideia com a respectiva cor. No Google Presentations, você pode acompanhar o trabalho dos alunos em tempo real, fazendo comentários nos slides. Se preferir, você pode fazer essa atividade direto com a frase alvo do output: “english can be useful for…”. Dê tempo suficiente para realização da atividade e encerre o encontro.
Peça para que os alunos leiam novamente os slides da atividade anterior e elejam, pelo menos, dois slides de colegas com os quais concordam mais. No próximo encontro síncrono, mostre os slides e comente com os alunos as ideias e classificações das ideias produzidas por eles. Incentive-os a justificarem as escolhas e se posicionarem sobre a opinião dos colegas.
Mostre a atividade 2 da ficha e explique o propósito da atividade conforme o slide. Explique que será feita em duplas ou trios, que deverão ser formados entre aqueles que concordaram mais entre si na análise dos slides. Compartilhe a lista de orientação da atividade. A apresentação pode ser elaborada via Whatsapp, de modo síncrono (via chamada de vídeo ou áudio), ou assíncrono (via mensagens de áudio). Os alunos devem gravar um vídeo de até 2 minutos para compartilhar via Whatsapp, FlipGrid ou Google Drive. Você também pode incentivá-los a postarem o vídeo na rede social da escola ou da turma, caso haja.
Feedback
Depois que os alunos postarem os vídeos, responsabilize cada dupla ou grupo por assistir ao vídeo de outra determinada dupla e comentar publicamente as respostas às perguntas:
- What was your favorite part? Which fillers were used?
Convite às famílias
Os membros da família podem ser convidados a ajudarem na elaboração do mapa mental e a assistirem e darem feedback aos vídeos produzidos pelos estudantes.
8º ano
Contents
- INPUT: TEDx Talk
- OUTPUT: Group presentation
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
Professor-autor: Isabela Sued
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes