Atividade para impressão - Output
Plano de Aula
Plano de aula: Paráfrase
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: actively communicate in English
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula:
- Cópias da ficha de atividades;
- Cópia da ficha de resolução de atividades;
- Cópias da ficha de transcrição do input (se necessário);
- Download do vídeo de input;
- Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV.
- Se não houver o recurso de exibição de slides:
- Slide 5 impresso em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Mostre para a turma ou leia e escreva no quadro o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no uso de habilidades orais para esclarecer informações através de paráfrases.
Context
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Como um warm-up, mostre o slide (ou escreva as perguntas no quadro), peça que os alunos se levantem e diga: Discuss these questions in pairs. Whenever I clap my hands, you have to walk around and change pairs, OK?
- Deixe que os alunos interajam com a mesma dupla por no máximo 30 segundos para manter a dinamicidade da atividade. Garanta que os alunos tenham falado com no mínimo três colegas diferentes antes de terminar.
- Ao fim, peça que os alunos sentem-se novamente e convide dois ou três para compartilharem com a turma toda algo que aprenderam sobre seus colegas.
Input
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Apresentar o conteúdo da aula de forma contextualizada.
Expectativa: Que os alunos vejam um diálogo parecido com o qual vão produzir na aula.
Orientações:
- Diga aos alunos que eles verão uma entrevista na qual o ator Aaron Paul, da série Breaking Bad, fala sobre uma série de que gosta bastante.
- Antes de exibir, pergunte: What do you think his favorite TV series is? Depois de ouvir as ideias dos alunos, diga: Let’s check if you’re right.
- Depois de exibir pela primeira vez, pergunte: Have you ever heard of Stranger Things? What’s it about? What characters do you know? Depois de ouvir as contribuições dos alunos, passe o vídeo mais uma vez para garantir uma compreensão melhor e mais significativa da parte dos alunos.
- Talvez o vídeo seja desafiador demais, pois tanto o entrevistado quanto o entrevistador falam muito rapidamente. Se este for o caso para os seus alunos, distribua a ficha de transcrição da entrevista.
- Depois de exibir a entrevista, faça algumas perguntas para verificar a compreensão dos alunos, como:
- What is Aaron Paul obsessed with? (The TV series ‘Stranger Things’.)
- What was he surprised about? (The fact that some networks rejected the TV series.)
- Who did he interview? (Millie Bobby Brown, the actress who plays Eleven.)
- Why was he chosen to interview her? (Because he confessed his love for Stranger Things on Twitter.)
- What did he tell her on the interview? (That he and his wife wanted to adopt her.)
- Ao fim, diga: Like Aaron Paul, today you’re going to talk about your favorite TV show and explain why it’s your favorite, OK?
Material Complementar:
- Ficha de transcrição do input: https://docs.google.com/document/d/1thOB9LP-nGNcP8UV5Y5YZnXMk00tmPFbRKyDmE8lLo4/edit
Output
Tempo sugerido: 23 minutos
Propósito: Usar paráfrases para esclarecer informações e garantir a compreensão.
Expectativa: Que os alunos vejam um modelo e sejam capazes de preparar uma apresentação de um minuto.
Orientações:
- Mostre a tabela aos alunos ou imprima em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar.
- Diga: Like Aaron Paul, ‘Stranger Things’ is my favorite TV show. That’s because there aren’t any boring characters and the series is full of mysteries. In other words, it’s a mystery series in which there are only interesting characters. Esse é exatamente o modelo de diálogo que os alunos vão produzir nesta aula.
- Caso você não goste de ou não conheça Stranger Things, adapte a tabela com informações sobre seu programa de TV favorito.
- Diga: Now let’s read about some teenagers’ favorite TV shows. Distribua a ficha de atividades e indique o #1, pedindo que os alunos completem as expressões com as palavras do retângulo. Deixe que completem o exercício em no máximo dois minutos.
- Ao fim, peça que comparem as respostas com um outro colega de classe para depois corrigir as questões com a turma toda. A correção pode ser feita no quadro ou oralmente.
- Diga: When we paraphrase, we say things in a different way. There are four paraphrasing expressions in #1. Which expressions are these? Aceite as ideias dos alunos e, caso não estejam corretas, não diga as respostas e, sim, ajude-os a encontrá-las indicando o número da linha de cada expressão. Ao fim, escreva as quatro expressões no quadro:
- To put it another way…
- In other words…
- What I’m trying to say…
- To sum up...
- Indique o #2 da ficha complementar e diga: Now it’s your turn! Prepare a one-minute presentation about your favorite TV show. Say which one it is, mention two reasons why you love it and think of another way to say it.
- Dê aos alunos no máximo cinco minutos para a preparação. Enquanto preparam, ande pela sala ajudando com vocabulário ou dúvidas se necessário.
- Depois que eles terminarem, divida os alunos em trios e diga: Now tell your group about your favorite TV show. Don’t forget to use the paraphrasing expressions to sum up your ideas. Enquanto os alunos apresentam suas ideias, passe pela sala monitorando e ajudando se necessário. Se ainda houver tempo, peça que troquem os grupos e apresentem suas ideias para um grupo diferente.
- Para finalizar, pergunte aos alunos quais expressões eles usaram para parafrasear as suas ideias e convide dois ou três alunos para compartilharem a experiência.
Material Complementar:
- Ficha de resolução de atividades: https://docs.google.com/document/d/1Qfo7sNOl7-iTWlK9LGw235YPzqBmcz1u8e9aRHZpgHQ/edit
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Expectativa: Que os alunos tomem consciência do que aprenderam, percebendo que possuem agora técnicas para esclarecer informações através de paráfrases.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo. Essa sistematização pode ser realizada através de uma conversa coletiva em que você lê os tópicos-chave do slide no datashow e os alunos explicam suas funções ou através do registro das contribuições dos alunos no quadro. Se possível, ilustre os aspectos listados pedindo exemplos dos alunos. Sugestões de perguntas:
- When is paraphrasing useful? (To summarize or clarify ideas.)
- What expressions can we use to paraphrase ideas? (To put it another way; In other words; What I’m trying to say; To sum up.)
- How can you talk about something you like? (By presenting the reasons why you love it.)
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas:
- FlipGrid.
- Google Classroom, Padlet ou Moodle.
- TikTok.
Context
Compartilhe as perguntas do slide antecipadamente com seus alunos. Solicite que, em duplas, os alunos conversem sobre essas perguntas (por meio do Whatsapp, por exemplo). Explique que o resultado dessa conversa será retomado no encontro síncrono. Para introduzir o vídeo que será discutido no encontro, você pode adicionar as perguntas do Input, que introduzem o vídeo:
- Do you know the Breaking Bad series? When we meet, we’re going to watch an interview where Aaron Paul, from Breaking Bad, talks about his favorite series. Which series do you think it is?
Envie também o link do vídeo do Input, explicando o propósito dele conforme as orientações e solicite que o assistam antes do encontro síncrono, para conferirem se o palpite em dupla corresponde à resposta do ator.
Input
No encontro síncrono, retome as perguntas discutidas em dupla sobre os gostos pessoais e deixe que os alunos respondam livremente. Pergunte sobre as expectativas relacionadas ao vídeo: eles conhecem a série Breaking Bad, o ator, o programa de entrevistas ou a série preferida de Aaron?
Projete as perguntas de compreensão do Input e explique que o vídeo será assistido de novo, agora, para buscar essas informações. Caso não consiga projetar as perguntas, você pode compartilhá-las por meio do Google Drive ou do Whatsapp com os estudantes. Nesse caso, dê tempo para que leiam e façam perguntas relacionadas ao vocabulário, caso haja. Da mesma fora, exiba o vídeo no encontro ou peça para que eles o assistam novamente, buscando responder as perguntas. Peça para os estudantes compartilharem as respostas. Se necessário, compartilhe a ficha de transcrição e dê tempo para que leiam o texto buscando pelas respostas. Em seguida, volte para o compartilhamento com o grupo.
Output
Exiba a tabela do output e siga as orientações de apresentação. Chame atenção para o conteúdo da linha In other words, focando na função da paráfrase:
- Does the content of this line bring any new information? When people use “in other words”, what usually comes next?
Disponibilize a ficha de atividades no Google Docs, por e-mail ou pelo Whatsapp. Ela será realizada de modo assíncrono. Explique, conforme as orientações, que a tarefa envolve textos em que adolescentes falam sobre as séries favoritas. Diga que as palavras que faltam nos textos dizem respeito ao fato de que, quando falamos, utilizamos vários jeitos de dizer a mesma coisa, e que marcamos isso frequentemente com expressões que sinalizam as paráfrases.
Se você utiliza algum tipo de ambiente digital de uso pedagógico, como Google Classroom, Padlet ou Moodle, organize um espaço para a criação colaborativa de um “glossário” de expressões que utilizamos para parafrasear o que já foi dito. Peça que os estudantes compartilhem as expressões que aparecem na ficha de atividades e adicionem outras que eles já conhecem ou pesquisaram. Explique que elas serão úteis na atividade seguinte.
Solicite que os alunos preparem a apresentação sobre a série favorita utilizando a tabela da ficha de atividades e as expressões de paráfrase dos textos da ficha. Explique que a apresentação será feita por meio de vídeos. Você pode incentivá-los a serem criativos e usarem aplicativos de edição “divertida” de vídeos, como o TikTok, caso eles já utilizem essa rede. Caso você use o FlipGrid, solicite que os vídeos sejam postados lá. Senão, os estudantes devem compartilhar os vídeos pelo Whatsapp ou pelo Google Drive.
Feedback
No próximo encontro síncrono, retome a primeira atividade da ficha e cheque se ficaram dúvidas. Caso você tenha promovido a criação do glossário colaborativo, exiba o resultado e convide os estudantes a compartilharem o que aprenderam com ele.
Você pode exibir alguns dos vídeos produzidos ou dar tempo para que os estudantes escolham um ou dois vídeos para assistirem e comentarem em seguida. Estimule o feedback colaborativo: peça que comentem os vídeos dos colegas, seja nesse momento ou posteriormente, postando comentários na rede utilizada para o compartilhamento.
Retome o que aprenderam na sequência, seguindo as instruções do slide final.
Convite às famílias
Os membros da família podem ser convidados a assistirem aos vídeos dos demais estudantes da turma. Os estudantes também podem ser estimulados a completarem o modelo da tabela da ficha com a opinião de membros da família.
Contents
- INPUT: Jimmy Fallon interview
- OUTPUT: One-minute presentation about students’ favorite TV shows
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI01) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
Professor-autor: Isabela Sued
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes