Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
Optativas:
- Redes sociais da escola ou da turma.
Context
Faça a atividade do context da seguinte forma: grave um vídeo curto com a descrição das orientações e compartilhe com seus alunos, junto com a foto, pedindo que adivinhem que animal é. Solicite que os alunos gravem vídeos descrevendo um daqueles animais para os colegas adivinharem. Incentive-os a tentarem adivinhar. Dê tempo para os alunos interagirem por meio dos vídeos e comentários (por exemplo, dois dias).
Input
Contextualize o vídeo que eles assistirão por meio de orientações escritas ou mensagem de áudio, conforme as orientações. Peça para que compartilhem por mensagem as respostas às perguntas finais.
Envie o vídeo e solicite que comparem a descrição dos animais com as que eles registraram. Compartilhe, também, a ficha de atividades e peça para que realizem a atividade 1.
Output
No encontro síncrono, peça para que os alunos compartilhem as comparações e as regras em que pensaram. Divida a turma em trios e peça para que criem e pensem juntos (via Google Meet ou via Whatsapp) em um jogo (inédito ou não), escrevendo as regras dele e se preparando para ensinar outras pessoas a jogarem.
Cada aluno do grupo deve ensinar o jogo para algum familiar e jogar. Peça para que os alunos registrem com fotos das cartelas de regras, ou fotos e vídeos dos familiares jogando. Incentive-os a compartilharem os registros nos grupos da turma ou nas redes sociais da escola.
Feedback
No próximo encontro síncrono, peça para que os alunos comentem sobre os vídeos dos colegas e siga as orientações do slide para completar a atividade 3 da ficha.
Convite às famílias
Familiares são fundamentais nessa aula. Além de aprenderem os jogos selecionados pelos grupos, podem ser convidados a sugerirem jogos da infância deles, por exemplo.