Atividade para impressão - Input & Output - Justificar opiniões
Plano de Aula
Plano de aula: Justificar opiniões
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: actively communicate in English
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de três planos. Este é o segundo plano da sequência. O primeiro é o ING8_04UN03, cujo tema é “Emitir opiniões”, e o terceiro é o ING8_04UN05, cujo tema é “Debate”. Embora os três planos possam ser usados independentemente, as habilidades e os objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular serão contemplados de forma mais precisa se os três planos forem aplicados em sequência.
Preparação para a aula:
- Cópias da ficha de atividades;
- Cópia da ficha de resolução de atividades;
- Cópias da ficha de transcrição do input (se necessário);
- Download do vídeo de input;
- Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV;
- Cópia da leitura complementar para o professor se aprofundar nos tópicos da aula (se necessário):
- Bullying.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Mostre para a turma ou leia e escreva no quadro o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no uso de habilidades orais para justificar opiniões.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Como um warm-up, divida os alunos em duplas.
- Mostre a imagem no datashow ou imprima em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar e pergunte: What springs to mind when you see this picture? Aceite as ideias dos alunos fazendo com que cheguem na palavra ‘bullying’.
- Pergunte: What’s the meaning of bullying? (Bullying is when someone is being hurt either by words or actions on purpose, usually more than once, feels bad because of it, and has a hard time stopping what is happening to them.)
- Diga: I’ll make you a few questions and you shall discuss them in pairs, OK? Dê aproximadamente 30 segundos para cada pergunta. Não faça todas as perguntas ao mesmo tempo; faça uma pergunta, deixe que os alunos discutam e então faça a próxima pergunta.
- Sugestões de perguntas:
- Why do people bully each other?
- How do you think the person who is bullied feels?
- And the person who bullies someone?
- If you saw someone being bullied, what would you do? Why?
- Conclua a atividade pedindo que um aluno de cada dupla compartilhe com o grupo todo algo que ouviu de seu colega.
- Caso você julgue necessário, utilize o material complementar sobre bullying para aprofundar-se no tema antes da aula.
- Antes de prosseguir para o próximo slide, diga: To expand our debate, we’re going to watch a video related to this topic.
Material Complementar:
- Sugestão de leitura para o professor: Bullying: https://www.pacerkidsagainstbullying.org/what-is-bullying/ (acessado em 21/05/2018)
Input
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Apresentar uma crítica de filme para que os alunos entendam como é feita e que percebam algumas técnicas de linguagem usadas pelo revisor para justificar suas ideias.
Expectativa: Que os alunos interpretem o vídeo de forma que entendam os pontos mais importantes e a ideia geral da crítica do filme.
Orientações:
- Pergunte: Have you ever heard of a book/movie called ‘Wonder’? Caso os alunos não reconheçam o nome em inglês, explique de que se trata o filme ou diga o nome em português: “Extraordinário”.
- Pergunte: Have you ever read the book? And have you ever watched the movie? How did you like it? Why?
- Depois de ouvir algumas opiniões, distribua a ficha de atividades e diga: You’re going to watch a review on the movie ‘Wonder’. Before watching it, read the sentences in #1 silently. Dê aos alunos 1 minuto para lerem as questões e pergunte se entenderam, ajudando com vocabulário se necessário.
- Antes de exibir, diga: Now watch the movie review and circle the right answers, OK? The answers will come in order. É importante reforçar que as respostas vêm em ordem, pois os alunos podem se distrair procurando a questão certa, deixando de focar na interpretação da questão (que é o objetivo da atividade).
- Caso necessário, exiba o vídeo mais uma vez, pausando nas partes que respondem às perguntas do #1.
- Antes de corrigir, peça que os alunos comparem suas respostas com um colega.
- Durante a correção, tenha em mãos uma cópia da transcrição do input. Caso necessário, justifique as respostas das questões citando o que é dito no vídeo.
Material Complementar:
- Ficha de transcrição do input: https://docs.google.com/document/d/1XprrFRb_vNZ5-cX_Rdm_Gra5A9XKFLUj3FFoANQ7YJA/edit
Output
Tempo sugerido: 23 minutos
Propósito: Criar uma crítica de filme sabendo emitir e justificar opiniões através de argumentos previamente elaborados.
Expectativa: Que os alunos produzam uma crítica em formato de vídeo, em que possam fazer uso de expressões para justificar suas opiniões.
Orientações:
- Pergunte aos alunos: Have you ever watched Avengers - Infinity War? How did you like it? What was your favorite part of the movie? And your least favorite? Why?
- Mostre a tabela aos alunos ou imprima em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar.
- Diga: Today I’m going to review the movie Avengers - Infinity War. Leia a tabela para os alunos, indicando as justificativas das suas opiniões aos alunos. Esse é exatamente o modelo de crítica que os alunos vão produzir nesta aula.
- Caso você não goste de ou não conheça Avengers - Infinity War, adapte a tabela com informações sobre um filme que você tenha visto recentemente.
- Diga: We use facts to support opinions. For example, I think Avengers - Infinity War is one of the best superhero movies of all. Is this a fact or an opinion? (Ss: An opinion.) I believe that because most people I know said it was the best Marvel film. Is this a fact or an opinion? (Ss: A fact.) Many characters die. Is this a fact or an opinion? (Ss: A fact.) It was a very sad film for me. Fact or opinion? (Ss: Opinion.) I think it’s too dark for young kids to watch. Fact or opinion? (Ss: Opinion.) It’s about a war. Fact or opinion? (Ss: Fact.)
- Depois de ler, faça algumas perguntas para verificar a compreensão dos alunos, como:
- Why do I believe this is one of the best superhero movies?
- Why is it a very sad film?
- Why is it too dark for young kids to watch?
- Divida os alunos em duplas ou trios. Indique o #2 da ficha complementar e diga: Now it’s your turn to record a review like the one we’ve just watched! Choose a film and prepare a review to be recorded. Write three opinions about the movie and come up with three arguments to justify your opinions.
- Dê aos alunos no máximo seis minutos para a preparação. Enquanto preparam, ande pela sala ajudando com vocabulário ou dúvidas se necessário.
- Depois que eles terminarem, diga: Now one group at time will come and present their movie reviews. Each group will have up to two minutes to present their reviews. Don’t forget to use the expressions to justify your opinions, OK? Which group would like to start? And who would like to record the first group?
- Chame um grupo de cada vez para apresentar e, para cada grupo, chame um voluntário para gravar a apresentação no celular ou na câmera da escola. Diga aos alunos que você exibirá os vídeos na próxima aula.
- Antes de começar, dê uma tarefa aos alunos dizendo: While the group is presenting, take notes on the most interesting opinions you hear.
- Durante as apresentações, anote você também os pontos mais interessantes que ouvir.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Tomar consciência e sistematizar os saberes adquiridos durante a aula.
Expectativa: Que os alunos sejam capazes de emitir suas opiniões através de fatos que sustentem suas ideias.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo abordado. Essa sistematização pode ser realizada através de uma conversa coletiva em que você lê os tópicos-chave do slide no datashow e os alunos explicam suas funções, ou através do registro das contribuições dos alunos no quadro. Ilustre os pontos aprendidos na aula explorando as anotações feitas por você e pelos alunos durante as apresentações do Output.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
- Compartilhamento de vídeos: FlipGrid, Google Docs ou Whatapp.
Optativas:
- Google Classroom, Padlet ou Moodle.
- Redes sociais.
- Google Forms.
Context
Compartilhe a imagem do context junto com uma pergunta diferente (das orientações) para cada dupla. Solicite que as duplas discutam as respostas via Whatsapp ou outro meio de interação síncrona. Compartilhe as perguntas prévias sobre o vídeo e a ficha de atividades. Oriente os estudantes a realizarem a atividade 1 enquanto assistem ao vídeo. Se achar necessário, compartilhe também a transcrição.
Input
No encontro síncrono, peça para um estudante de cada dupla expor o que discutiu sobre a imagem e a pergunta que recebeu. Conduza a discussão para que as duplas complementem as respostas umas das outras. Retome a atividade 1 e corrija.
Output
Realize a apresentação da tabela conforme as orientações.
Mostre a atividade 2 da ficha e divida os alunos em duplas ou trios. Oriente para que preencham a tabela e gravem um vídeo de até 2 minutos com a análise de um filme, conforme as orientações. O vídeo pode ser compartilhado via Whatsapp, postado no FlipGrid ou no Google Drive. Caso a turma ou a escola tenha uma página, você pode convidar os alunos a compartilharem os vídeos nessas redes, criando coletivamente uma hashtag para a proposta.
Feedback
Estimule o feedback colaborativo: peça aos estudantes que comentem os vídeos dos colegas, postando comentários na rede utilizada para o compartilhamento.
No próximo encontro síncrono, retome as aprendizagens e leia o slide final. Exiba os slides das aulas seguinte (link para o debate). Comece com o jogo do context. Em vez de realizá-lo de modo síncrono, crie um Google Forms no modo “teste”. Preencha as perguntas do teste com o início das frases. Peça para que os alunos preencham com as suas respostas pessoais. No modo Quizzes, você pode adicionar as respostas sugeridas. Assim, logo após responderem, os estudantes têm acesso a essas respostas. Explique que são sugestões e não respostas certas, e peça para que comparem as ideias deles com as propostas feitas por você (ou utilize as respostas das orientações do slide).
Você também pode compartilhar as perguntas, via Whatsapp, por exemplo, e pedir que respondam individualmente para a aula seguinte, já que elas serão retomadas no encontro síncrono da próxima aula.
Convite às famílias
Os membros da família podem ser convidados a assistirem aos vídeos dos demais estudantes da turma, interagindo com os estudantes autores.
8º ano
Contents
- INPUT: Review on the movie ‘Wonder’
- OUTPUT: Review on movies chosen by the students
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI01) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
Professor-autor: Isabela Sued
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes