Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas:
- Google Docs.
- FlipGrid.
Context
Compartilhe a imagem do slide antecipadamente com seus alunos, junto com as perguntas das orientações. Envie o link do vídeo do Input, explicando o propósito conforme as orientações. Peça para que os estudantes conversem depois de assistirem ao vídeo e antes do encontro síncrono (por Whatsapp, por exemplo). Peça para que registrem as respostas do grupo para as perguntas da orientação do Input e do Context.
Input
No encontro síncrono, retome as perguntas sobre a imagem do Input e deixe que os alunos respondam livremente. Peça para que os estudantes compartilhem as respostas dos grupos relacionadas às pronúncias das palavras presentes no vídeo. Conduza a discussão sobre sotaque e pronúncia.
Output
Exiba a imagem no encontro síncrono ou disponibilize o arquivo para que os alunos acessem (via Whatsapp ou Google Drive, por exemplo). Realize as perguntas sobre a imagem e os mal-entendidos. Pergunte sobre as expressões usadas para resolver mal-entendidos que os alunos conhecem. Você pode pedir para alguns irem registrando no chat as sugestões, ou em um arquivo para compartilhar com demais colegas depois no encontro (pelo Google Docs, por exemplo) ou que os estudantes façam anotações pessoais. Explique que essas expressões serão utilizadas em seguida. Exiba ou envie o diálogo da Ficha de Atividades (você pode colar direto no chat ou disponibilizar em outra plataforma, dando tempo necessário para que os estudantes a leiam) e peça que dois estudantes façam o role play do diálogo. Pergunte quais expressões utilizadas para resolver mal-entendidos apareceram e peça para que comparem com aquelas propostas registradas por eles.
Descreva o contexto do diálogo e explique que eles precisarão criar e realizar a tarefa do role play. Disponibilize a situação e as orientações em texto, para que os alunos possam realizar a tarefa de modo assíncrono. Explique que a tarefa será feita em duplas.
Você pode sugerir que as duplas usem plataformas síncronas de elaboração de texto e interação para criarem o diálogo, como Google Docs, Google Hangouts, chamada via Whatsapp, ou plataformas assíncronas, como e-mail e mensagens de texto. Para a performance do diálogo, você pode pedir que compartilhem os áudios e vídeos no Whatsapp ou utilizem a plataforma FlipGrid, para compartilhar com o grupo a produção.
Feedback
Estimule o feedback colaborativo: peça aos estudantes que comentem o conteúdo postado pelos pares na plataforma escolhida, focando o feedback na criação de uma situação de mal-entendido e na utilização de expressões para esclarecer informações.
Isso também pode ser feito solicitando que os alunos acessem aos diálogos de modo assíncrono, para realizarem o feedback colaborativo no próximo encontro síncrono. Nesse caso, peça para que o feedback seja realizado oralmente pelos estudantes nesse momento e feche o encontro com a retomada do que aprenderam na sequência, seguindo as instruções do slide final.
Convite às famílias
Os membros da família podem ser convidados a assistirem aos vídeos das duplas e darem o feedback. Outra opção é enviar, junto com as perguntas do Context sobre formas de dizer water, a orientação para que os estudantes perguntem às famílias se elas conhecem outras palavras em inglês, além dessa, que mudam de acordo com o sotaque de quem fala.