Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
- Geradores de word clouds: WordClouds (link aqui).
Optativas:
- Redes sociais da escola ou da turma.
Context
Compartilhe com os a word cloud do slide. Oriente-os a imaginarem possíveis contextos ou a história de onde essas palavras foram retiradas. Peça para que os alunos comentem sobre os contextos e histórias que pensaram. Se você utiliza Whatsapp, Google Classroom ou Padlet, peça para que os alunos comentem, de modo assíncrono, sobre as histórias que pensaram. Estabeleça o tempo necessário para isso (dois dias, por exemplo). Acompanhe as postagens, comentando a criação deles e incentivando mais estudantes a fazerem o mesmo.
Input
Contextualize o trailer, conforme orientações do slide. Você pode fazer isso por meio de texto, vídeo ou áudio. Peça para que os alunos assistam ao vídeo e se preparem para comentar sobre os pontos mais interessantes.
No encontro síncrono, exiba ou leia os comentários dos estudantes sobre a word cloud. Convide-os a estabelecerem relações entre o que eles imaginaram e o que viram no trailer: Do your stories match the content of the video?
Solicite que os alunos comentem sobre as partes favoritas da história e encerre essa parte conforme o slide.
Compartilhe o slide com as expressões da ficha de atividades (disponível no material complementar) e conduza as perguntas sobre os propósitos de cada expressão. Peça para que os estudantes deem exemplos. Em seguida, explique as atividades da ficha de atividades e encaminhe para que sejam feitas antes do próximo encontro síncrono.
Output
No próximo encontro síncrono, corrija a ficha de atividades. Explique que os alunos deverão fazer uma discussão virtual sobre os tópicos da atividade 3, utilizando as expressões estudadas. Forme grupos de até quatro pessoas e oriente-os a fazer a discussão de modo síncrono, no Google Meet (por exemplo) ou de modo assíncrono, por meio de um grupo no Whatsapp ((por exemplo).
Feedback
Solicite que os estudantes, depois do debate virtual, façam uma tag cloud conforme as instruções do feedback. Peça que incluam o que aprenderam no debate em grupo. Ela pode ser feita com lápis, papel e fotografada, ou você pode indicar a ferramenta WordClouds (link aqui). A word cloud pode ser compartilhada em ambientes digitais, como Padlet e Google Classroom, ou via grupo no Whatsapp. No p?oximo encontro síncrono, exiba as word clouds e peça que os alunos comentem sobre os debates e sobre a produção da word cloud.
Convite às famílias
Se a turma possuir algum tipo de página, você pode postar o resultado da aprendizagem também por lá, com o link do trailer, para as famílias poderem assistir.
Nathália Gasparini