Atividade para impressão - Output
Plano de Aula
Plano de aula: Roda de conversa
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: actively communicate in English
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula:
- Cópias da ficha de atividades;
- Cópia da ficha de transcrição do input;
- Download do vídeo;
- Pedaços ou folhas de papel em branco.
- Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV;
- Se não houver o recurso de exibição de slides:
- Slide 3 impresso em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar.
- Cópia da leitura complementar para o professor se aprofundar nos tópicos da aula (se necessário):
- Expressões para roda de conversa;
- Sobre Malala 1;
- Sobre Malala 2.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Mostre para a turma ou leia e escreva no quadro o objetivo desta aula.
- Explique que a aula será focada em técnicas orais usadas em uma roda de conversa.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Antes de mostrar o slide, divida os alunos em grupos de duas a quatro pessoas e diga: I’m going to show you some words. You’re going to create a story using the words that I gave you, OK? The story doesn’t have to be too long. You don’t have to use all the words. You have four minutes to do it.
- Mostre o slide ou imprima em tamanho grande o suficiente para que a turma toda possa enxergar.
- Enquanto os alunos elaboram suas histórias, ande pela sala monitorando e ajudando se necessário.
- Ao fim, verifique se algum grupo gostaria de compartilhar sua história com o grupo todo e permita que o faça por alguns minutos.
- Então diga: This is a tag cloud. Tag clouds are used to illustrate a context by making use of key-words. You created a new context for these words now. But what do you think was the original context behind this tag cloud?
- Caso os alunos não tenham reconhecido a história, diga: These words are related to a girl called Malala. Have you ever heard of Malala? Today we’re going to get to know a bit about her life.
Input
Tempo sugerido: 12 minutos
Propósito: Apresentar a história de Malala de uma maneira breve e ampliada.
Expectativa: Que os alunos entendam um pouco da história de Malala e do seu impacto no mundo em que vivemos.
Orientações:
- Diga aos alunos que eles verão o trailer de um documentário sobre a história de Malala.
- Antes de exibir o vídeo, fale um pouco sobre a vida de Malala: Malala grew up in Pakistan. Her father was a teacher and she attended classes in one of his schools, which was meant for girls. Around the time Malala was 10, the Taliban began to take over the region where she lived. They had very strict rules: women couldn’t vote or have jobs, for example. Then, they started shutting down schools for girls. That was when Malala started a blog to write about her life. The blog was called Diary of a Pakistani Schoolgirl. She became famous and started speaking in public about the situation in her region. After a while, the government opened the schools again and Malala went back to study. But one day after school, while she was going home a man got onto the bus and shot her.
- Então diga: This documentary tells the story of Malala. Watch the trailer and, after watching it, point out what was most interesting for you.
- Depois de assistir ao trailer, peça que, em pares, os alunos compartilhem o que acharam mais interessante.
- Então proponha: Having inspired ourselves by Malala’s history, today we’re going to have a group discussion on education.
Material Complementar:
- Ficha de transcrição do input: AQUI
- Sugestão de leitura para o professor: Malala:
- https://www.ducksters.com/biography/women_leaders/malalayousafzai.php (acessado em 05/07/2018)
- https://www.biography.com/people/malala-yousafzai-21362253 (acessado em 05/07/2018)
Output
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Apresentar técnicas usadas em uma roda de conversa.
Expectativa: Que os alunos entendam e tentem aplicar as técnicas exploradas em uma roda de conversa.
Orientações:
- Distribua a ficha complementar de atividades. Indique o #1 e diga: When having a group discussion, there are some expressions which may help you get your ideas across. There is a purpose for each expression. For example, if I say “I think”, what is the purpose behind it? (Ss: You want to express your opinion). Read the expressions in #1 and match them to their purposes.
- Depois de um ou dois minutos, peça que os alunos comparem suas respostas em duplas e então corrija com o grupo todo.
- Antes de dar início à discussão, indique o #2 para estabelecer as regras de uma roda de conversa. Diga: There are also some rules we need to take into account when having a group discussion. In pairs, say whether these statements are true or false. If you think a statement is false, come up with an argument to justify your opinion.
- Dê algum tempo para os alunos discutirem. Ao fim, releia as questões com o grupo todo e peça que os alunos justifiquem suas respostas para as alternativas falsas.
- Então, escreva as expressões do #1 no quadro e peça que os alunos deem exemplos de como usá-las.
- Por fim, diga: We’re going to have a group discussion on education. Peça que os alunos escrevam suas opiniões no #3 usando essas expressões.
- Diga: Before we start, write down your opinions to prepare yourselves for our discussion. Use the expressions written on the board.
- Quando os alunos terminarem, divida os alunos em grupos de, no máximo, cinco pessoas.
- Relembre-os das regras de uma roda de conversa e sobre as expressões que podem usar, pedindo que as ilustrem com exemplos.
- Então diga: Now, in groups, discuss the statements in #3.
- Ande pela sala durante as discussões, ajudando com vocabulário, se necessário, e monitorando as discussões. Tente intervir o mínimo possível, pois este é um momento de produção livre. É normal que haja alunos participando mais que outros. O importante é que o aluno vivencie um momento de roda de conversa, então lembre-se de respeitar como cada um deseja participar da discussão.
- Dê até dez minutos para que discutam, atentando para o interesse e envolvimento dos alunos. Encerre a atividade quando notar que os alunos já contribuíram o máximo que podiam.
- Caso os alunos concluam a conversa e ainda haja tempo sobrando, você pode pedir que troquem de grupos e discutam novamente as questões, mas em grupos diferentes.
- Ao fim, analise as frases do #3 com o grupo todo, convidando alguns alunos a compartilharem suas ideias com o grupo todo. Convide os alunos cuja participação oral não tenha sido muito intensa a expor o que o grupo discutiu.
Material Complementar:
- Sugestão de leitura para o professor: Discussion expressions:
- http://www.teflsites.com/Expressions%20for%20Discussion%20and%20Debate%20new.pdf (acessado em 06/07/2018)
Feedback
Tempo sugerido: 8 minutos
Propósito: Proporcionar aos alunos a oportunidade de pensarem criticamente sobre os saberes adquiridos na aula.
Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e saibam sistematizar esse aprendizado em uma tag cloud.
Orientações:
- Para finalizar, divida os alunos em duplas e dê um pedaço de papel para cada dupla.
- Peça que criem uma tag cloud explorando o que aprenderam durante a aula: In pairs, create a tag cloud using what we learned today. Use key-words.
- Abaixo, há uma lista com algumas possíveis palavras-chave, mas os alunos provavelmente terão outras ideias que devem ser aceitas também:
- tag cloud
- Malala
- Education
- group discussion
- discussion rules
- discussion expressions
- human rights
- key-words
- Ao fim, peça que as duplas comparem suas respostas com uma outra dupla, adicionando as ideias trazidas pelo outro grupo a suas tag clouds.
- Finalize a aula parabenizando os alunos pelas suas contribuições e mencionando, caso possível, ideias interessantes que você anotou durante os momentos em que monitorou as discussões.
Para o aluno
#NovaEscolaEmCasa
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
- Geradores de word clouds: WordClouds (link aqui).
Optativas:
- Redes sociais da escola ou da turma.
Context
Compartilhe com os a word cloud do slide. Oriente-os a imaginarem possíveis contextos ou a história de onde essas palavras foram retiradas. Peça para que os alunos comentem sobre os contextos e histórias que pensaram. Se você utiliza Whatsapp, Google Classroom ou Padlet, peça para que os alunos comentem, de modo assíncrono, sobre as histórias que pensaram. Estabeleça o tempo necessário para isso (dois dias, por exemplo). Acompanhe as postagens, comentando a criação deles e incentivando mais estudantes a fazerem o mesmo.
Input
Contextualize o trailer, conforme orientações do slide. Você pode fazer isso por meio de texto, vídeo ou áudio. Peça para que os alunos assistam ao vídeo e se preparem para comentar sobre os pontos mais interessantes.
No encontro síncrono, exiba ou leia os comentários dos estudantes sobre a word cloud. Convide-os a estabelecerem relações entre o que eles imaginaram e o que viram no trailer: Do your stories match the content of the video?
Solicite que os alunos comentem sobre as partes favoritas da história e encerre essa parte conforme o slide.
Compartilhe o slide com as expressões da ficha de atividades (disponível no material complementar) e conduza as perguntas sobre os propósitos de cada expressão. Peça para que os estudantes deem exemplos. Em seguida, explique as atividades da ficha de atividades e encaminhe para que sejam feitas antes do próximo encontro síncrono.
Output
No próximo encontro síncrono, corrija a ficha de atividades. Explique que os alunos deverão fazer uma discussão virtual sobre os tópicos da atividade 3, utilizando as expressões estudadas. Forme grupos de até quatro pessoas e oriente-os a fazer a discussão de modo síncrono, no Google Meet (por exemplo) ou de modo assíncrono, por meio de um grupo no Whatsapp ((por exemplo).
Feedback
Solicite que os estudantes, depois do debate virtual, façam uma tag cloud conforme as instruções do feedback. Peça que incluam o que aprenderam no debate em grupo. Ela pode ser feita com lápis, papel e fotografada, ou você pode indicar a ferramenta WordClouds (link aqui). A word cloud pode ser compartilhada em ambientes digitais, como Padlet e Google Classroom, ou via grupo no Whatsapp. No p?oximo encontro síncrono, exiba as word clouds e peça que os alunos comentem sobre os debates e sobre a produção da word cloud.
Convite às famílias
Se a turma possuir algum tipo de página, você pode postar o resultado da aprendizagem também por lá, com o link do trailer, para as famílias poderem assistir.
Nathália Gasparini
Contents
- INPUT: ‘He Named Me Malala’ official trailer
- OUTPUT: Group discussion
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabela Sued
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes