Atividade para impressão - Transcript do Input
Plano de Aula
Plano de aula: Interagir com uma outra turma
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: actively communicate in English
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: No output desta aula, os alunos participarão de uma atividade chamada Mystery Hangout. Como sabemos que nem todas as escolas têm os recursos necessários para realizar uma atividade deste tipo, incluímos uma outra alternativa de output. Caso seja possível realizar a atividade em sua escola, siga as orientações do #1 abaixo. Caso este não seja o caso para a sua escola, siga as orientações do #2 abaixo.
-------------------------
1
Para o plano de aula com Mystery Hangout:
O Mystery Hangout é uma atividade por meio da qual os alunos interagem com uma turma de outro lugar, fazendo perguntas para adivinhar de onde a outra turma é e respondendo perguntas para que eles também possam adivinhar de onde a sua turma é. Durante a atividade, os alunos trabalham de forma multidisciplinar, pois praticam suas habilidades orais, assim como seus conhecimentos geográficos e seu pensamento crítico. A atividade requer uma preparação bastante cuidadosa, no entanto. Para entender melhor como funciona a atividade, assista ao vídeo de input da aula. Você pode também ler este artigo que explica detalhadamente as etapas da preparação para a atividade. Leia atentamente os passos abaixo e verifique a lista de recursos necessários para a aula:
Lista de recursos
- Um computador/laptop/tablet com acesso à internet;
- Uma conta Gmail para conectar-se ao Google+ e ao Google Hangouts;
- Pelo computador/laptop, o Hangout deve ser usado através do site do Google Hangouts; pelo tablet, o aplicativo Google Hangouts deve ser instalado;
- Um mapa grande (ou um número de mapas pequenos) impresso para que os alunos usem durante a atividade; ou tablets com o aplicativo Google Maps instalado para que os alunos usem os mapas virtuais durante a atividade. Uma outra alternativa é pedir que os alunos usem seus celulares pessoais e abram o aplicativo Google Maps.
Passo a passo
- Converse com o coordenador(a) de sua escola e verifique se é possível realizar a atividade com a sua turma.
- É necessário, primeiramente, escolher e agendar um horário com uma outra turma. Para encontrar uma turma compatível com a sua, recomendamos que você comece a fazer parte dessas comunidades do Google+: Mystery Location Calls e Mystery Hangout. Lá, você poderá postar uma mensagem convidando outra turma a realizar a atividade com a sua.
- Recomendamos que você use o padrão de mensagem abaixo e a envie, no mínimo, dez dias antes da aula acontecer:
Hello!
We’re an eighth grade class from (insira o nome da sua cidade aqui), in Brazil. We are looking to connect with a class for a Mystery
Hangout.
We would be available on (insira a data aqui) at (insira o horário aqui*) Eastern Time.
We look forward to hearing from you,
(Insira o seu nome aqui)
*O horário universal é chamado Eastern Time. Você deve usá-lo para que se comunicar com professores de outros países. Para converter o horário
da sua cidade para o universal, pesquise ‘EST time converter’ no Google e use o horário de formato universal. Lembre-se agendar um horário que
contemple a segunda parte desta aula, já que a atividade só seria realizada na parte de output. Por exemplo, se a sua aula começa às 15:00, agende
a atividade para aproximadamente 15:20.
- Espere que outros professores entrem em contato com você para que você comece então a se preparar. Vocês podem agendar um horário prévio para testarem os seus equipamentos em uma ligação no Hangout sem os alunos e verificarem se tudo está funcionando perfeitamente.
- Com duas aulas de antecedência, fale brevemente sobre a atividade com os alunos e prepare com eles uma lista de perguntas a serem usadas na atividade. Pratique essas perguntas com os alunos em forma de role-play, de modo que se preparem para a atividade. Peça que os alunos anotem as perguntas em seus cadernos para que possam usá-las no dia da atividade. Seguem algumas sugestões de perguntas abaixo:
- Is it hot/cold there?
- Is it winter/spring/summer/fall there?
- Do you live in Europe/Asia/Africa/Australia/South America/North America?
- Do you border (country)/(ocean)?
- Is your city in the North/South/East/West/North East/North West/South East/South West of your country?
- Do you live in _________?
- Atenção! Não diga aos alunos ou dê dicas de onde a outra turma é. Este é justamente o objetivo da atividade: adivinhar de onde eles são e que eles adivinhem de onde a sua turma é.
- Siga as orientações deste plano e conecte-se à outra turma no horário estipulado.
Preparação para a aula:
- Perguntas previamente preparadas com os alunos;
- Recursos listados acima;
- Cópia da ficha de transcrição do input;
- Download do vídeo;
- Cadastro na plataforma Google+;
- Download do aplicativo Google Hangouts (se necessário);
- Computador/laptop/tablet disponível com câmera e microfone (tablets e laptops geralmente têm câmera e microfone acoplados à màquina);
- Agendamento de horário com uma turma de outro local.
- Mapa impresso ou download do aplicativo Google Maps.
-------------------------
2
Para o plano de aula sem Mystery Hangout:
Caso a sua escola não possua os recursos para este tipo de aula, siga as orientações do plano normalmente.
Preparação para a aula:
- Cópia da ficha de transcrição do input;
- Download do vídeo;
- Combinar com uma outra turma um horário para a visita;
- Cópias da ficha de atividades
- Se houver a possibilidade, usar os slides do plano no datashow ou na TV.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Mostre para a turma ou leia e escreva no quadro o objetivo desta aula.
- Explique que a aula será focada em técnicas orais usadas em uma roda de conversa.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Comece a aula com um jogo. Diga: I’m going to think of something. It will be either an animal, a character, or a famous person. You have to make me 15 questions to find out what I’m thinking of, OK?
- Explique aos alunos que você só responderá às perguntas com ‘sim’ ou ‘não’, (I’ll only answer ‘yes’ or ‘no’) então as perguntas não devem ser informativas.
- Lembre-se de pensar em algo que os alunos possam adivinhar (por exemplo, um animal poderia ser o tigre, um personagem o Batman e uma pessoa famosa o Neymar).
- Ao terminar, divida os alunos em duplas e peça que façam a brincadeira com seus pares.
- Enquanto eles trabalham, ande pela sala monitorando os alunos e oferecendo ajuda com vocabulário, se necessário.
- Ao fim, diga: Today we’re going to play this game with a different class.
- Caso você vá realizar o Mystery Hangout, complete: We’re going to talk to students from a different place to try to guess where they’re from.
Input
Tempo sugerido: 6 minutos
Propósito: Mostrar aos alunos o modelo do jogo de que vão participar.
Expectativa: Que os alunos percebam como a interação entre duas turmas acontece.
Orientações:
- Diga aos alunos que eles verão um exemplo de como funciona o jogo que farão na aula.
- Explique: In the video, two different classes are talking via Skype. One group is trying to guess where the other is from. Where do you think each group is from? What questions do you think they’re going to make to guess?
- Escute as ideias dos alunos e proponha: Let’s check if your guesses are right!
- Caso necessário, exiba o vídeo mais de uma vez, para garantir que todos os alunos tenham entendido como funciona o jogo.
- Diga: In the video, they were playing Mystery Skype. Mystery Skype and Mystery Hangout are basically the same game, but in one game we use the Skype software and in the other we use the app Hangout, which is very similar to Skype.
- Caso você esteja fazendo o Mystery Hangout, complete: Today we’re going to play Mystery Hangout.
- Caso você não esteja fazendo o Mystery Hangout, complete: Now we’re going to come up with our own questions.
Material Complementar:
- Ficha de transcrição do input: aqui
Output
Tempo sugerido: 28 minutos
Propósito: Proporcionar aos alunos um momento autêntico de vivência da língua inglesa.
Expectativa: Que os alunos consigam se comunicar em inglês, pensando criticamente durante um jogo de adivinhação.
Orientações:
- Caso você não esteja fazendo o Mystery Hangout, divida os alunos em grupos de dois ou três alunos e proponha: In groups, think of 20 questions you could make. These must be yes/no questions. For example, if the question is ‘Can this animal fly?’, the only possible answers would be ‘yes’ or ‘no’. For yes/no questions, the first word of the sentence will always be a verb. Dê uma categoria para cada grupo. Por exemplo, se houver três grupos, um grupo fica responsável por ‘animal’, outro por ‘personagem’ e o último por ‘pessoa famosa’. Caso haja mais de três grupos, você pode repetir as categorias. Distribua a ficha de atividades e peça que os alunos escrevam perguntas no #1. Dê aos alunos cerca de oito minutos para pensarem em suas perguntas. Depois, peça que pensem em uma ou duas palavras-chave para cada pergunta. Isso vai ajudá-los a se lembrar das perguntas no momento do jogo sem ter que ler. Peça, então, que os alunos recortem a parte inferior da ficha (com as palavras-chave) para usar durante o jogo. Antes de receber a outra turma, peça que pratiquem o jogo mais uma vez, em duplas, usando as palavras-chave que escolheram: In pairs, play the guessing game again. One students thinks of something and the other tries to guess. Then swap roles and do it again. Então diga: Now I’m going to bring students from another class. Ask them to think of something related to your topic (an animal, a character, or a famous person). Then, make questions to guess what they’re thinking of, OK? Finalmente, convide a outra turma para entrar e peça que os alunos se juntem a algum grupo. Peça que um aluno seu explique as regras do jogo aos convidados antes de jogar. Enquanto brincam, ande pela sala monitorando a atividade e ajudando quando necessário.
- Caso você esteja fazendo o Mystery Hangout, os alunos já deverão ter as perguntas prontas (como previsto no Slide 1). Use este momento para que os alunos possam ensaiar as perguntas. Eles devem se sentir preparados e seguros para conversar com uma turma de outro lugar. Dê no máximo seis minutos para praticarem. Como previsto na preparação da aula, você deverá fornecer aos alunos ou um mapa impresso bem grande ou mapas pequenos ou tablets com o aplicativo Google Maps ou até mesmo pedir aos alunos que usem seus celulares pessoais para navegar no Google Maps enquanto ouvem as respostas da outra turma. Combine com a turma quais alunos ficarão responsáveis por fazer as perguntas ao outro grupo e quais alunos ficarão responsáveis por analisar o(s) mapa(s). Os alunos responsáveis pelo mapa deverão ouvir atentamente as respostas da outra turma para tentar descobrir de onde eles falam. Os outros devem se revezar para fazer as perguntas previamente elaboradas. Então, diga: Now I’m going to call the other class. Remember to be respectful and to listen carefully. If you don’t understand something, say ‘Can you repeat, please?’. Let’s start!
Material Complementar:
- Sugestão de leitura para o professor: Mystery Hangout:
- https://taralinney.com/2015/05/17/setting-up-a-mystery-hangout-in-5-days-or-less/ (acessado em 12/07/2018)
- https://www.scholastic.com/teachers/blog-posts/genia-connell/geography-skills-soar-mystery-skype/ (acessado em 12/07/2018)
Feedback
Tempo sugerido: 6 minutos
Propósito: Proporcionar aos alunos a oportunidade de pensarem criticamente sobre os saberes ativados durante a aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula conscientes do conhecimento que adquiriram durante a aula, acreditando-se capazes de ter uma interação real na língua inglesa.
Orientações:
- Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo.
- Essa sistematização pode ser realizada através de uma conversa coletiva, em que você lê os tópicos-chave do slide no datashow e os alunos explicam suas funções, ou através do registro das contribuições dos alunos no quadro.
- Se possível, ilustre os aspectos listados pedindo exemplos dos alunos.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
Optativas:
- Skype.
- Google Maps.
Context
Antes das atividades, escolha interlocutores para realizar vídeo chamadas conforme as orientações. Embora o Mistery HangOuts esteja atualmente fora do ar, você pode usar o Mistery Skype. Sites como Conversation Exchange (link aqui) possibilitam contato com falantes de inglês, também. Não esqueça de verificar a viabilidade da atividade com o(a) coordenador(a) de sua escola.
Uma outra opção é convidar a comunidade escolar a participar: familiares, outros professores, outros funcionários, estudantes egressos ou de outras turmas. Nesse caso, proceda às orientações de output, conforme a opção 2 do plano, como se fosse receber alunos de outra turma para interagir com a sua.
Procure por mais de uma pessoa ou, se possível, que a mesma pessoa esteja disponível para conversar com a sua turma dividida em grupos de quatro ou cinco pessoas. Marque encontros síncronos de, no máximo, 10 minutos com esses grupos e seus interlocutores. Assim, você possibilita mais oportunidade de interação.
Você também pode formar grupos no Whatsapp, para que os alunos interajam oralmente com a pessoa de maneira assíncrona, utilizando mensagens de áudio. Apesar de menos interativa, essa alternativa busca manter o objetivo do plano em contextos em que encontros síncronos são mais difíceis de organizar.
Para qualquer das opções, compartilhe o objetivo da atividade com a turma e solicite que cada um prepare 5 perguntas que seriam úteis para descobrir de onde uma pessoa é (conforme orientações).
No encontro síncrono, peça para os alunos compartilharem as perguntas. Escolha um lugar no Google Maps e tire um print da tela. Diga aos alunos que você escolheu um lugar e eles precisam descobrir de onde você é, utilizando as perguntas que formularam. Ao final, compartilhe o print e peça que os alunos confiram se acertaram.
Input
Ainda no encontro síncrono, contextualize o vídeo conforme as orientações. Envie o link do vídeo e solicite que anotem perguntas que acharem úteis. Se necessário, compartilhe, também, a transcrição. No próximo encontro síncrono, peça que compartilhem as perguntas anotadas por eles.
Output
Se você optar por contatar pessoas de fora da comunidade escolar, proceda conforme as orientações do output, mas divida a turma em grupos menores e solicite que preparem as perguntas. Organize a chamada ou os grupos no Whatsapp, e peça que os alunos encontrem no Google Maps a resposta conforme as orientações.
Se você optar por contatar pessoas da comunidade escolar, proceda à divisão dos grupos por categoria. Compartilhe a ficha de atividades e oriente a preparação para a chamada por meio dela, conforme as primeiras orientações do output.
Feedback
No próximo encontro síncrono, peça para que um aluno por grupo faça um breve relato de sua chamada. Mostre o slide e solicite que os alunos deem exemplos dos aspectos listados.
Convite às famílias
Na opção por interlocutores da comunidade escolar, as famílias são convidadas a assumirem esse papel. Já na primeira opção, os familiares podem ser convidados a participar das chamadas com outros interlocutores.
Contents
- INPUT: Mystery Skype video
- OUTPUT: Guessing game
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabela Sued
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes