Plano de aula: Interagir com uma outra turma

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: actively communicate in English

Sobre esta aula: No output desta aula, os alunos participarão de uma atividade chamada Mystery Hangout. Como sabemos que nem todas as escolas têm os recursos necessários para realizar uma atividade deste tipo, incluímos uma outra alternativa de output. Caso seja possível realizar a atividade em sua escola, siga as orientações do #1 abaixo. Caso este não seja o caso para a sua escola, siga as orientações do #2 abaixo.

Para o plano de aula com Mystery Hangout:

O Mystery Hangout é uma atividade por meio da qual os alunos interagem com uma turma de outro lugar, fazendo perguntas para adivinhar de onde a outra turma é e respondendo perguntas para que eles também possam adivinhar de onde a sua turma é. Durante a atividade, os alunos trabalham de forma multidisciplinar, pois praticam suas habilidades orais, assim como seus conhecimentos geográficos e seu pensamento crítico. A atividade requer uma preparação bastante cuidadosa, no entanto. Para entender melhor como funciona a atividade, assista ao vídeo de input da aula. Você pode também ler este artigo que explica detalhadamente as etapas da preparação para a atividade. Leia atentamente os passos abaixo e verifique a lista de recursos necessários para a aula:

Lista de recursos

• Um computador/laptop/tablet com acesso à internet;
  • Uma conta Gmail para conectar-se ao Google+ e ao Google Hangouts;
  • Pelo computador/laptop, o Hangout deve ser usado através do site do Google Hangouts; pelo tablet, o aplicativo Google Hangouts deve ser instalado;
  • Um mapa grande (ou um número de mapas pequenos) impresso para que os alunos usem durante a atividade; ou tablets com o aplicativo Google Maps instalado para que os alunos usem os mapas virtuais durante a atividade. Uma outra alternativa é pedir que os alunos usem seus celulares pessoais e abram o aplicativo Google Maps.

Passo a passo

• Converse com o coordenador(a) de sua escola e verifique se é possível realizar a atividade com a sua turma.
  • É necessário, primeiramente, escolher e agendar um horário com uma outra turma. Para encontrar uma turma compatível com a sua, recomendamos que você comece a fazer parte dessas comunidades do Google+: Mystery Location Calls e Mystery Hangout. Lá, você poderá postar uma mensagem convidando outra turma a realizar a atividade com a sua.
  • Recomendamos que você use o padrão de mensagem abaixo e a envie, no mínimo, dez dias antes da aula acontecer:

Hello!

We’re an eighth grade class from (insira o nome da sua cidade aqui), in Brazil. We are looking to connect with a class for a Mystery

Hangout.

We would be available on (insira a data aqui) at (insira o horário aqui*) Eastern Time.

We look forward to hearing from you,

(Insira o seu nome aqui)

*O horário universal é chamado Eastern Time. Você deve usá-lo para que se comunicar com professores de outros países. Para converter o horário

da sua cidade para o universal, pesquise ‘EST time converter’ no Google e use o horário de formato universal. Lembre-se agendar um horário que

contemple a segunda parte desta aula, já que a atividade só seria realizada na parte de output. Por exemplo, se a sua aula começa às 15:00, agende

a atividade para aproximadamente 15:20.

• Espere que outros professores entrem em contato com você para que você comece então a se preparar. Vocês podem agendar um horário prévio para testarem os seus equipamentos em uma ligação no Hangout sem os alunos e verificarem se tudo está funcionando perfeitamente.
  • Com duas aulas de antecedência, fale brevemente sobre a atividade com os alunos e prepare com eles uma lista de perguntas a serem usadas na atividade. Pratique essas perguntas com os alunos em forma de role-play, de modo que se preparem para a atividade. Peça que os alunos anotem as perguntas em seus cadernos para que possam usá-las no dia da atividade. Seguem algumas sugestões de perguntas abaixo:
  • Is it hot/cold there?
  • Is it winter/spring/summer/fall there?
  • Do you live in Europe/Asia/Africa/Australia/South America/North America?
  • Do you border (country)/(ocean)?
  • Is your city in the North/South/East/West/North East/North West/South East/South West of your country?
  • Do you live in _________?

• Atenção! Não diga aos alunos ou dê dicas de onde a outra turma é. Este é justamente o objetivo da atividade: adivinhar de onde eles são e que eles adivinhem de onde a sua turma é.
  • Siga as orientações deste plano e conecte-se à outra turma no horário estipulado.

Preparação para a aula:

• Perguntas previamente preparadas com os alunos;
  • Recursos listados acima;
  • Cópia da ficha de transcrição do input;
  • Download do vídeo;
  • Cadastro na plataforma Google+;
  • Download do aplicativo Google Hangouts (se necessário);
  • Computador/laptop/tablet disponível com câmera e microfone (tablets e laptops geralmente têm câmera e microfone acoplados à màquina);
  • Agendamento de horário com uma turma de outro local.

Para o plano de aula sem Mystery Hangout:

Caso a sua escola não possua os recursos para este tipo de aula, siga as orientações do plano normalmente.

Preparação para a aula:

Objective

Orientações:

• Mostre para a turma ou leia e escreva no quadro o objetivo desta aula.
  • Explique que a aula será focada em técnicas orais usadas em uma roda de conversa.