15447
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produzindo haicai - projeto “Árvore de haicai” - II

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Produzindo haicai - projeto “Árvore de haicai” - II

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção de textos.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet e projetor. Papel, lápis e caneta. Cópia das folhas para produção. Para esta aula, os alunos deverão trazer de casa uma fotografia ou imagem de uma cena envolvendo a natureza. Esta imagem será o fato disparador para a produção de um dos haicais

Dificuldades antecipadas: Cuidado lexical, metrificação, capacidade de sintetizar.

Referências sobre o assunto:

Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.

CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.

FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2018.

GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.

LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.

NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance - Imagens poéticas - disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1 - acesso em: 18 out 2018

Revista Metamorfosis - “Introdução ao Haicai”. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.

Seabra, C. in: https://cseabra.wordpress.com/haicais/ - acesso em 18 out 2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete o slide e diga aos alunos que esta aula será dedicada à produção dos haicais.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete os haicais no quadro e peça para que um aluno os leia.
  • Solicite aos alunos que relembrem quais são as características do gênero trabalhadas ao longo das aulas. Espera-se que eles digam que o haicai tem três versos, com 17 sílabas poéticas. Rima e título não são obrigatórios. Eles retratam uma cena vista pelo poeta, como se fosse uma fotografia.

Caso os alunos não abordem todas as características acima, faça questionamentos que os instiguem a lembrá-las: Ex. O haicai deve ter rima? Qual a sua temática principal? Quantas sílabas poéticas ele deve ter? Em quantos versos?

  • Pergunte aos alunos se os versos do haicai são aleatórios. Espera-se que eles lembrem que os versos do haicai apresentam Situação - ação-transformação.
  • Aponte como isso ocorre nos dois haicais projetados. Mostre que, no primeiro poema, os dois primeiros versos apresentam uma sequência de ações e o terceiro, a quebra dessa sequência, trazendo a referência ao tempo (kigô). Já no segundo poema, essa ordem se inverte: ele apresenta uma situação inicial isolada e a sequência de ações no segundo e terceiro versos.
  • Peça para os alunos observarem que no haicai não há presença de sentimentos e subjetividade.
  • Peça para eles observarem que o haicai não apresenta excesso de verbos e ações. No primeiro poema, há dois verbos que fazem referência a uma única ação. Já no segundo, um verbo apenas. Por isso, na produção, eles devem ficar atentos a essa característica construindo frases nominais, quando possível.
  • Caso haja tempo disponível, projete o vídeo da Adriana Calcanhoto, disponível aqui: <https://www.youtube.com/watch?v=Koq4nUFxjDE>. Esse vídeo já foi projetado na aula 5 desta sequência. Sua função, aqui, é apenas relembrar características pertinentes ao haicai.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que este momento será dedicado à produção dos dois haicais.
  • Diga que eles terão 30 minutos para a produção dos dois textos, sendo um deles um haicai que tenha relação com a imagem escolhida pelo aluno e o outro uma paródia de um contos de fadas, também de livre escolha dos alunos e decidida na aula anterior (aula 13).
  • Peça aos alunos para separarem as fotos selecionadas e observarem-nas com calma.
  • Entregue uma folha de produção para cada aluno.
  • Oriente-os, antes da produção, a planejar e estruturar o texto. A técnica de “brainstorming” pode ser útil nesta etapa: colocar no papel todas as formas de retratar as imagens lidas, quais possíveis sequências que a imagem selecionada suscita. Como o final pode surpreender, quais os kigôs que podem ser usados na composição do poema? Que sensações a imagem traz e que podem ser abordadas pelo poema. Com todas as ideias no papel, eles podem organizar o texto, selecionando o que julgarem melhor.
  • O mesmo deve ser feito com o outro haicai que irá parodiar o conto de fadas.
  • Todas as orientações devem ser dadas antes da produção. Durante a produção, deixe-os trabalharem sozinhos, para desenvolver a autonomia do escritor. Circule pela sala para sanar as eventuais dúvidas que possam surgir, sempre incentivando-os a refletir acerca das próprias dúvidas. (Ex. se eles perguntarem se tal construção é válida, devolva a pergunta “por que você acha que seria/não seria?” “ você acredita que isso está de acordo com o que lemos e vimos sobre o haicai?”) Essa postura fará com que eles ativem o conhecimento adquirido ao longo da sequência. Caso seja necessário, intervenha e oriente o aluno.

Materiais complementares:

Para acessar a folha de produção, acesse aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a trocar as produções entre os colegas para um primeiro feedback e fazerem as alterações sugeridas.
  • Ao terminarem, peça para que eles entreguem os textos a você.
  • Pergunte quais foram as principais dificuldades que eles tiveram. Deixe que eles compartilhem as sensações e experiências da escrita. Nesse momento, um poderá auxiliar o outro a refletir sobre sua produção.
  • Recolha os poemas para sua correção e entrega em momento futuro.
  • Para correção, sugere-se grade em anexo e considere:

HAICAI 1

  • Critério I - Apresenta 03 versos encadeados: verifique se os versos apresentam a construção: situação-ação-transformação
  • Critério II - Apresenta kigô relacionado à imagem: o kigô deve fazer menção à estação do ano ou elemento da natureza, mas essa relação não precisa ser explícita. Ex. o aluno pode mencionar a cerejeira para falar da primavera.
  • Critério III - Construção da cena é fiel à imagem escolhida: o texto consegue construir a cena vista, com concisão e síntese.
  • Critério IV - A linguagem respeita a norma padrão. Apresenta síntese, não há marcas excessivas de primeira pessoa, há predomínio de formas nominais.

HAICAI 2: paródia de um conto de fadas.

  • Critério I - Apresenta 03 versos encadeados: verifique se os versos apresentam a construção: situação-ação-transformação
  • Critério II - Apresenta elementos do conto original: o leitor consegue, ao ler o texto, perceber qual é o conto parodiado.
  • Critério III - Atende ao conceito de paródia: o texto não é uma reescrita do conto, ele apresenta uma alteração do texto original, preferencialmente, carregada de humor.
  • Critério IV - Linguagem adequada ao gênero: A linguagem respeita a norma padrão. Apresenta síntese, não há marcas excessivas de primeira pessoa e há predomínio de formas nominais.

Material complementar:

Para acessar a grade de correção do haicai, acesse aqui:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção de textos.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet e projetor. Papel, lápis e caneta. Cópia das folhas para produção. Para esta aula, os alunos deverão trazer de casa uma fotografia ou imagem de uma cena envolvendo a natureza. Esta imagem será o fato disparador para a produção de um dos haicais

Dificuldades antecipadas: Cuidado lexical, metrificação, capacidade de sintetizar.

Referências sobre o assunto:

Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.

CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.

FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2018.

GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.

LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.

NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance - Imagens poéticas - disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1 - acesso em: 18 out 2018

Revista Metamorfosis - “Introdução ao Haicai”. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.

Seabra, C. in: https://cseabra.wordpress.com/haicais/ - acesso em 18 out 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete o slide e diga aos alunos que esta aula será dedicada à produção dos haicais.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete os haicais no quadro e peça para que um aluno os leia.
  • Solicite aos alunos que relembrem quais são as características do gênero trabalhadas ao longo das aulas. Espera-se que eles digam que o haicai tem três versos, com 17 sílabas poéticas. Rima e título não são obrigatórios. Eles retratam uma cena vista pelo poeta, como se fosse uma fotografia.

Caso os alunos não abordem todas as características acima, faça questionamentos que os instiguem a lembrá-las: Ex. O haicai deve ter rima? Qual a sua temática principal? Quantas sílabas poéticas ele deve ter? Em quantos versos?

  • Pergunte aos alunos se os versos do haicai são aleatórios. Espera-se que eles lembrem que os versos do haicai apresentam Situação - ação-transformação.
  • Aponte como isso ocorre nos dois haicais projetados. Mostre que, no primeiro poema, os dois primeiros versos apresentam uma sequência de ações e o terceiro, a quebra dessa sequência, trazendo a referência ao tempo (kigô). Já no segundo poema, essa ordem se inverte: ele apresenta uma situação inicial isolada e a sequência de ações no segundo e terceiro versos.
  • Peça para os alunos observarem que no haicai não há presença de sentimentos e subjetividade.
  • Peça para eles observarem que o haicai não apresenta excesso de verbos e ações. No primeiro poema, há dois verbos que fazem referência a uma única ação. Já no segundo, um verbo apenas. Por isso, na produção, eles devem ficar atentos a essa característica construindo frases nominais, quando possível.
  • Caso haja tempo disponível, projete o vídeo da Adriana Calcanhoto, disponível aqui: <https://www.youtube.com/watch?v=Koq4nUFxjDE>. Esse vídeo já foi projetado na aula 5 desta sequência. Sua função, aqui, é apenas relembrar características pertinentes ao haicai.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que este momento será dedicado à produção dos dois haicais.
  • Diga que eles terão 30 minutos para a produção dos dois textos, sendo um deles um haicai que tenha relação com a imagem escolhida pelo aluno e o outro uma paródia de um contos de fadas, também de livre escolha dos alunos e decidida na aula anterior (aula 13).
  • Peça aos alunos para separarem as fotos selecionadas e observarem-nas com calma.
  • Entregue uma folha de produção para cada aluno.
  • Oriente-os, antes da produção, a planejar e estruturar o texto. A técnica de “brainstorming” pode ser útil nesta etapa: colocar no papel todas as formas de retratar as imagens lidas, quais possíveis sequências que a imagem selecionada suscita. Como o final pode surpreender, quais os kigôs que podem ser usados na composição do poema? Que sensações a imagem traz e que podem ser abordadas pelo poema. Com todas as ideias no papel, eles podem organizar o texto, selecionando o que julgarem melhor.
  • O mesmo deve ser feito com o outro haicai que irá parodiar o conto de fadas.
  • Todas as orientações devem ser dadas antes da produção. Durante a produção, deixe-os trabalharem sozinhos, para desenvolver a autonomia do escritor. Circule pela sala para sanar as eventuais dúvidas que possam surgir, sempre incentivando-os a refletir acerca das próprias dúvidas. (Ex. se eles perguntarem se tal construção é válida, devolva a pergunta “por que você acha que seria/não seria?” “ você acredita que isso está de acordo com o que lemos e vimos sobre o haicai?”) Essa postura fará com que eles ativem o conhecimento adquirido ao longo da sequência. Caso seja necessário, intervenha e oriente o aluno.

Materiais complementares:

Para acessar a folha de produção, acesse aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a trocar as produções entre os colegas para um primeiro feedback e fazerem as alterações sugeridas.
  • Ao terminarem, peça para que eles entreguem os textos a você.
  • Pergunte quais foram as principais dificuldades que eles tiveram. Deixe que eles compartilhem as sensações e experiências da escrita. Nesse momento, um poderá auxiliar o outro a refletir sobre sua produção.
  • Recolha os poemas para sua correção e entrega em momento futuro.
  • Para correção, sugere-se grade em anexo e considere:

HAICAI 1

  • Critério I - Apresenta 03 versos encadeados: verifique se os versos apresentam a construção: situação-ação-transformação
  • Critério II - Apresenta kigô relacionado à imagem: o kigô deve fazer menção à estação do ano ou elemento da natureza, mas essa relação não precisa ser explícita. Ex. o aluno pode mencionar a cerejeira para falar da primavera.
  • Critério III - Construção da cena é fiel à imagem escolhida: o texto consegue construir a cena vista, com concisão e síntese.
  • Critério IV - A linguagem respeita a norma padrão. Apresenta síntese, não há marcas excessivas de primeira pessoa, há predomínio de formas nominais.

HAICAI 2: paródia de um conto de fadas.

  • Critério I - Apresenta 03 versos encadeados: verifique se os versos apresentam a construção: situação-ação-transformação
  • Critério II - Apresenta elementos do conto original: o leitor consegue, ao ler o texto, perceber qual é o conto parodiado.
  • Critério III - Atende ao conceito de paródia: o texto não é uma reescrita do conto, ele apresenta uma alteração do texto original, preferencialmente, carregada de humor.
  • Critério IV - Linguagem adequada ao gênero: A linguagem respeita a norma padrão. Apresenta síntese, não há marcas excessivas de primeira pessoa e há predomínio de formas nominais.

Material complementar:

Para acessar a grade de correção do haicai, acesse aqui:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano