Conteúdo patrocinado por:
logo azul clara escrito a palavra

Crie sua conta e acesse o conteúdo completo. Cadastrar gratuitamente

Inovação e aprendizagem significativa: a importância do incentivo à leitura nas escolas

As soluções da Árvore estimulam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais e contribuem para engajar os alunos

POR:
NOVA ESCOLA
Crédito: Acervo Árvore

Novas tecnologias exercem fascínio sobre crianças, jovens e adultos, e, como tudo na vida, essa adoração produz alguns impactos positivos e outros nem tanto. O tempo dedicado à leitura aumentou muito nas redes sociais, roubando horas preciosas na companhia de bons livros. É o que diz a última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) e divulgada em 2020, que avalia o comportamento do leitor brasileiro. 

Trocar mensagens por WhatsApp foi a atividade que mais se expandiu no tempo livre dos entrevistados, saltando de 43% em 2015 para 62% em 2019. O uso da internet passou de 47% para 66%, e a comunicação via Facebook, Twitter ou Instagram aumentou de 35% para 44%. A facilidade de conexão e interação digital torna as relações efêmeras e leva a uma aceleração que se reflete em atitudes. Prova disso é que mais pessoas disseram não ter paciência para ler – o número cresceu de 11% para 26% – e muitas se queixaram de falta de concentração – 7% em 2015 e 13% em 2019. 

A boa notícia é que a mesma tecnologia que nos tira o foco também amplia o alcance a acervos com títulos de todos os gêneros e textos de qualidade, além de estimular o gosto pela leitura. Nas plataformas Árvore Livros e Árvore Atualidades, alunos e professores têm acesso a mais de 30 mil livros, jornais, revistas e conteúdos autorais sobre atualidades. Desde 2018, quase 10 mil alunos do 4º, 5º e 9º anos da rede municipal de ensino de São José dos Campos (SP) acessam a Árvore Livros. O trabalho da rede para incentivar a leitura fez com que cada aluno lesse em média 17 obras em 2019 (a média por pessoa no Brasil é de 4,2 livros por ano!).

Árvore Livros: para ler a toda hora, em qualquer lugar

- Mais de 30 mil títulos das maiores editoras do país
- Obras adequadas para diferentes etapas, da Educação Infantil até o Ensino Médio
- Módulo em inglês com mais de 2 mil obras para o Ensino Bilíngue 
- Acesso por computador, tablet ou smartphone
- Formato gamificado que desafia os leitores a ajudar o macaco Otto, mascote da Árvore, a captar recursos para a floresta
- Projetos de leitura para professores de todas as disciplinas
- Área de criação e atribuição de atividades

- Sequências didáticas alinhadas à BNCC 
- Relatórios de acompanhamento de leitura

Árvore Atualidades: conteúdo semanal e produções textuais

- Conteúdos produzidos por jornalistas especialmente para crianças e jovens
- Acesso a jornais nacionais e internacionais, além da parceria exclusiva com o Nexo 
- Atividades gamificadas alinhadas à BNCC
- Área de produção textual para os alunos
- Compartilhamento das produções e espaço para comentários dos professores
- Relatórios de acompanhamento
- Planos de aula 
- Assessoria pedagógica

Tecnologia atrai a geração digital para a leitura
O prazer em ler dos estudantes de São José dos Campos comprova que é possível reverter um cenário preocupante, basta ver as respostas de alunos à pesquisa Retratos da Leitura no Brasil: 21% dos entrevistados com idade entre 5 e 10 anos declararam que são não leitores, e esse número sobe para 24% entre 11 e 13 anos e atinge 31% dos 14 aos 17 anos. No entanto, a leitura na escola é primordial: desenvolve competências socioemocionais e habilidades essenciais para o aprendizado contínuo, como a escrita e a fala. Além disso, ler estimula a imaginação, a criatividade, o senso crítico, a capacidade de argumentação e a autonomia nas próprias ideias e ações. 

As redes públicas e privadas que adotam as soluções da Árvore contam com assessoria pedagógica voltada para as habilidades leitoras, facilitando o planejamento dos professores. “É de suma relevância o trabalho com a tecnologia na escola, principalmente aliado a uma plataforma que traz alternativas de aprendizagem de leitura e escrita de forma atrativa para um público cada vez mais digital”, comenta Maria Salomé Araújo, professora de Língua Portuguesa do Colégio Motiva, de Campina Grande (PB). Com a Árvore Atualidades, ela aumentou o engajamento da turma do 6º ano em leitura. 

Ler para construir habilidades socioemocionais
Escolas que se tornam referência em formação de leitores mostram uma preocupação com a educação integral dos alunos, permitem uma infância mais saudável e a construção de habilidades socioemocionais para o resto da vida. A leitura literária, além de tudo, é um lugar de refúgio e encantamento. 

A colombiana Yolanda Reyes, fundadora e diretora do Instituto Espantapájaros, um projeto cultural de formação de leitores, defende o que a literatura pode ensinar: “Nossas crianças e jovens estão imersos em uma cultura de pressa e tumulto que os iguala a todos e os impede de se refugiar, em algum momento do dia, no profundo de si mesmos. Daí que a experiência do texto literário e o encontro com esses livros reveladores que não se leem com os olhos ou a razão, mas com o coração e o desejo, sejam hoje mais necessários do que nunca como alternativas para que essas casas interiores sejam construídas”. A afirmação está em seu livro Ler e brincar, tecer e cantar – Literatura, escrita e educação, traduzido por Rodrigo Petronio (ed. Pulo do Gato).

Já é sabido que a criação de hábitos de leitura começa na infância, por influência principal da família e dos professores. Mas as facilidades digitais podem e devem ser usadas para estimulá-los. Para que a escola faça seu papel com cada vez mais consistência, hoje pode recorrer a ferramentas inovadoras e ao apoio de tecnologias educacionais como as da Árvore, que oferece soluções de leitura digital alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para promover o engajamento dos estudantes, as plataformas online possuem relatórios de leitura, atividades interativas e ambientes gamificados. É a inovação incentivando o comportamento leitor. Veja como transformar a sua instituição em uma escola de referência em leitura e aproveite as condições especiais disponíveis para leitores de NOVA ESCOLA. Fale com a equipe da Árvore direto pelo WhatsApp (+55 21 97263-7466) ou saiba mais acessando o site do projeto.

Tags

Guias

Tags

Guias