12970
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Escrita

Plano de aula - Estruturação de textos argumentativos

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Estruturação de textos argumentativos

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Izé Balsemão Oss

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Apresentar aos alunos a estrutura de textos argumentativos para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o quinto plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos iniciais desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07), abordadas na ING9_04UN, entre outras. Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias persuasivas, com vistas à produção de material publicitário, para público-alvo específico.

Preparação para a aula:

O material utilizado como contextualização está disponibilizado no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso não haja disponibilidade de acesso à Internet na sua escola. O vídeo selecionado é uma produção da BBC Learning English, em que os participantes do vídeo constroem uma narrativa sobre suas motivações e experiências como aprendizes de inglês. Assista ao vídeo clicando aqui e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

Como input da aula, são apresentados três textos de circulação social e de gêneros discursivos diversos, quais sejam, infográfico e fotorreportagem. A opção por esses meios se deu tanto pela sugestão da BNCC e pela aplicabilidade social do material quanto pelo encadeamento possível no entendimento da construção de cada texto, conforme abordado nesta aula.

http://www.ericrettberg.com/datacultg2/wp-content/uploads/2014/11/Driving-vs-Biking-1.jpg

https://pics.me.me/istock-com-idebibishop-dont-drink-and-drive-your-dog-wont-5913294.png

O output esperado dos estudantes é a identificação de aspectos argumentativos de cada um dos gêneros discursivos explorados, e que deverá ser feita através do uso/escolha de imagens disponibilizadas e os respectivos aspectos identificados.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NzH4PvwaTSX4ka5ybStfSYaaGupHmkgVcWVZ4axuP8u6RVE8UwNdCEBpbWqd/atividade-para-impressao-output-ing9-07un05.pdf

Para alcançarmos o objetivo desta aula (to identify aspects of argumentative extracts of varied genres), os alunos deverão lançar mão de conhecimento prévio trabalhado, inclusive, daqueles abordados em Língua Portuguesa, a saber EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Este vídeo inicial serve para a ativação do conhecimento prévio dos alunos e para capturar a sua atenção, referindo às motivações e às experiências dos aprendizes de inglês que compõem a narrativa. Observe que o texto colaborativo aborda aspectos bastante idiossincráticos, mas que são também universais. Esta contextualização tem o objetivo de antecipar aos alunos que tanto as dificuldades quanto vantagens da aprendizagem de inglês são semelhantes para todos aqueles que se dispõem a fazê-lo. Formule alguns questionamentos aos alunos, para se referir a essas questões.

Sugestões de questionamentos:

> They all say they love to speak English. Why do they say so? - aqui é esperado que os alunos façam referência às respostas que escutaram, e que podem vir em palavras soltas ou expressões, como opportunities, express my ideas, important for (one’s) career/education/business, meet people from different countries, etc.

> How did they say they felt when they started learning English? And grammar? - espera-se que os alunos, de certa forma, se identifiquem com o que ouviram, e que mencionem frustration, happiness, nightmare, e também as palavras que “não ouviram”, mas que provavelmente têm relação com as suas próprias experiências.

> How did they say they felt when they first talked to a native speaker? - os alunos aqui provavelmente mencionarão overwhelmed, awkward, like I’m an alien, anxious, nervous, good experience, etc. Acolha as respostas “não ditas”, mas que provavelmente são fruto das próprias experiências dos seus alunos.

Após propor os questionamentos iniciais, advirta os alunos sobre o fato de o vídeo tratar de questões que são comuns a todos os aprendizes de inglês e de outras línguas. Além disso, é relevante que os alunos entendam o quanto a organização de ideias e a observância de algumas estruturas pode fazer a diferença quando aprendemos línguas, a fim de conseguirmos comunicar nossas ideias com propriedade.

?? Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os alunos anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Retomar o planejamento de texto argumentativo, através da apresentação de diferentes gêneros textuais: infográfico e fotorreportagem.

Expectativa: Que os alunos percebam, através da reflexão coletiva, a relevância da interação entre imagem e aspectos linguísticos e discursivos adotados em peças publicitárias de cunho argumentativo.

Orientações: O slide de input, da forma como está organizado, apresentará duas imagens, uma a uma, para que as discussões sejam feitas com total atenção, da parte dos alunos. As imagens aparecem ao mesmo tempo, mas uma sai do slide a partir de um clique, retornando nos cliques seguintes. A primeira imagem, do infográfico Should I Bike or Drive?, apresenta uma das características argumentativas já trabalhadas em planos anteriores, ou seja, as questões a serem desenvolvidas do ponto de vista argumentativo são deflagradas a partir de perguntas*. Aponte isso aos alunos e questione-os sobre a imagem:

> This image presents arguments about a specific topic. What is it? Aqui é esperado que os alunos identifiquem de pronto o fato de que os argumentos desenvolvidos no infográfico tratam sobre as possibilidades/os benefícios de se usar o carro ou a bicicleta, como meio de transporte. As respostas dos alunos deverão girar em torno do título do infográfico, em um primeiro momento: about whether using bikes or cars to commute, about making choices according to their lifestyles, etc.

> What characteristic that we have studied in the argumentative essays does the infographic present? Espera-se que os alunos mencionem o fato de os deflagradores dos argumentos serem as perguntas What is the weather like?, How far are you going?, Is there a safety concern?, etc.

Em um clique, a imagem da fotorreportagem aparece para ser explorada, na sequência. A exemplo da imagem anterior, os aspectos linguísticos a serem explorados podem ser eliciados a partir de questões como:

> What is the main argument of these statements? Espera-se que os alunos identifiquem o tema da fotorreportagem, evidenciando o entendimento da mensagem, ou seja, que suas respostas girem em torno de it mentions that we should not drink and drive, drinking and driving is dangerous, our pets may miss us if we don’t come home for them, etc.

> What seems to be the main linguistic aspects displayed in the statements? Os alunos deverão identificar as sentenças negativas, tanto no imperativo quanto na terceira pessoa do singular e fazer comentários a respeito, como em The statements are both negative, One of them is in the (simple) future and the other is in the imperative form, There is a mix of verb tenses, such as imperative, (simple) future and simple past, etc.

> Do you think the imperative, negative and interrogative forms help build good arguments? Aqui as respostas são pessoais, mas uma reflexão coletiva acerca das imagens e expressões pode ser bastante significativa e ajudá-los a entender esse aspecto linguístico. Respostas possíveis são I don’t know, I think so, Yes, just like in the questions of the infographic, Yes, just as in these negative statements - DON’T and WON’T, for example, etc.

*Caso os planos anteriores a este tenham sido utilizados, as referências aos textos/artigos/parágrafos trabalhados poderão ser retomados. Além disso, os alunos já deverão ter trabalhado o texto argumentativo em EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Demonstrar a compreensão de princípios linguísticos que norteiam a construção dos textos argumentativos, a partir de imagens.

Expectativa: Que os alunos relacionem imagens que possam servir de pano de fundo para a construção de sentenças de cunho argumentativo e, assim, simular peças publicitárias de diferentes gêneros discursivos.

Orientações: Os alunos deverão produzir sentenças de cunho argumentativo, a partir das imagens apresentadas. Os temas aos quais eles poderão recorrer são aqueles que são de seu interesse ou que foram trabalhados em aulas anteriores, quando foram abordadas questões relacionadas a escolhas para o futuro, questões ambientais, reflexões sobre boas práticas no trânsito, etc. Para que os alunos demonstrem a compreensão dos aspectos abordados nesta aula, eles deverão preencher este formulário que, idealmente, os ajudará a organizar o seu pensamento do ponto de vista linguístico, a partir da elaboração de sentenças curtas e de efeito, que possam ajudá-los a elaborar fotorreportagens fictícias e infográficos, ou outros, como meme, cartaz, banner, folheto, conforme também abordado em EF89LP11. A tabela do formulário, desenvolvida para auxiliar os alunos em suas produções, pode ser reproduzida no quadro da sala e as imagens do slide podem ser projetadas ou copiadas para os alunos que quiserem utilizá-las em suas produções. Oriente-os na organização de sua aprendizagem:

> Look at the pictures on the slide/in your handout. Your task is to choose one that you may have reasons to argue about. You may not tell anyone which picture you have chosen.

> Now that you have chosen a picture to argue about, think of meaningful words, sentences, questions that can go with it in order to try to persuade your classmates to share your view. Write them down in the spaces provided. You have 3 minutes for this. HOT TIP: don’t forget to use imperatives, negative and interrogative forms of the verbs you choose.

> Now read what you have written to your partner and have her/him guess which picture you have chosen.

> Finally, use your writings to create a photo report or an infographic.

?? Caso seja conveniente, promova este trabalho em duplas, por afinidade de assuntos.
O compartilhamento de ideias/sentimentos pode ser valioso para a ampliação de vocabulário dos alunos!

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar as questões objetivas relacionadas à identificação de material persuasivo em diferentes gêneros discursivos: infográfico e fotorreportagem.

Orientações: Peça aos alunos que retomem o objetivo da aula, que deve ter sido copiado em seus cadernos. Em seguida, repasse os itens deste slide e peça que os alunos os copiem em seus cadernos, solicitando-lhes que relembrem o momento da aula em que esses itens foram abordados.

Neste plano são apresentados dois dos gêneros discursivos sugeridos pela BNCC (habilidade EF09LI12). Outros, no entanto, como memes e fóruns de discussão online, também podem ser mencionados. Solicite aos alunos que façam suas próprias buscas, assim eles terão mais oportunidades de apropriarem-se das especificidades de cada gênero. Através da pesquisa, eles também terão a oportunidade de testarem as suas hipóteses sobre os argumentos utilizados para a construção das ideias apresentadas nos memes, por exemplo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Apresentar aos alunos a estrutura de textos argumentativos para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o quinto plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos iniciais desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07), abordadas na ING9_04UN, entre outras. Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias persuasivas, com vistas à produção de material publicitário, para público-alvo específico.

Preparação para a aula:

O material utilizado como contextualização está disponibilizado no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso não haja disponibilidade de acesso à Internet na sua escola. O vídeo selecionado é uma produção da BBC Learning English, em que os participantes do vídeo constroem uma narrativa sobre suas motivações e experiências como aprendizes de inglês. Assista ao vídeo clicando aqui e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

Como input da aula, são apresentados três textos de circulação social e de gêneros discursivos diversos, quais sejam, infográfico e fotorreportagem. A opção por esses meios se deu tanto pela sugestão da BNCC e pela aplicabilidade social do material quanto pelo encadeamento possível no entendimento da construção de cada texto, conforme abordado nesta aula.

http://www.ericrettberg.com/datacultg2/wp-content/uploads/2014/11/Driving-vs-Biking-1.jpg

https://pics.me.me/istock-com-idebibishop-dont-drink-and-drive-your-dog-wont-5913294.png

O output esperado dos estudantes é a identificação de aspectos argumentativos de cada um dos gêneros discursivos explorados, e que deverá ser feita através do uso/escolha de imagens disponibilizadas e os respectivos aspectos identificados.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NzH4PvwaTSX4ka5ybStfSYaaGupHmkgVcWVZ4axuP8u6RVE8UwNdCEBpbWqd/atividade-para-impressao-output-ing9-07un05.pdf

Para alcançarmos o objetivo desta aula (to identify aspects of argumentative extracts of varied genres), os alunos deverão lançar mão de conhecimento prévio trabalhado, inclusive, daqueles abordados em Língua Portuguesa, a saber EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Este vídeo inicial serve para a ativação do conhecimento prévio dos alunos e para capturar a sua atenção, referindo às motivações e às experiências dos aprendizes de inglês que compõem a narrativa. Observe que o texto colaborativo aborda aspectos bastante idiossincráticos, mas que são também universais. Esta contextualização tem o objetivo de antecipar aos alunos que tanto as dificuldades quanto vantagens da aprendizagem de inglês são semelhantes para todos aqueles que se dispõem a fazê-lo. Formule alguns questionamentos aos alunos, para se referir a essas questões.

Sugestões de questionamentos:

> They all say they love to speak English. Why do they say so? - aqui é esperado que os alunos façam referência às respostas que escutaram, e que podem vir em palavras soltas ou expressões, como opportunities, express my ideas, important for (one’s) career/education/business, meet people from different countries, etc.

> How did they say they felt when they started learning English? And grammar? - espera-se que os alunos, de certa forma, se identifiquem com o que ouviram, e que mencionem frustration, happiness, nightmare, e também as palavras que “não ouviram”, mas que provavelmente têm relação com as suas próprias experiências.

> How did they say they felt when they first talked to a native speaker? - os alunos aqui provavelmente mencionarão overwhelmed, awkward, like I’m an alien, anxious, nervous, good experience, etc. Acolha as respostas “não ditas”, mas que provavelmente são fruto das próprias experiências dos seus alunos.

Após propor os questionamentos iniciais, advirta os alunos sobre o fato de o vídeo tratar de questões que são comuns a todos os aprendizes de inglês e de outras línguas. Além disso, é relevante que os alunos entendam o quanto a organização de ideias e a observância de algumas estruturas pode fazer a diferença quando aprendemos línguas, a fim de conseguirmos comunicar nossas ideias com propriedade.

?? Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os alunos anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Retomar o planejamento de texto argumentativo, através da apresentação de diferentes gêneros textuais: infográfico e fotorreportagem.

Expectativa: Que os alunos percebam, através da reflexão coletiva, a relevância da interação entre imagem e aspectos linguísticos e discursivos adotados em peças publicitárias de cunho argumentativo.

Orientações: O slide de input, da forma como está organizado, apresentará duas imagens, uma a uma, para que as discussões sejam feitas com total atenção, da parte dos alunos. As imagens aparecem ao mesmo tempo, mas uma sai do slide a partir de um clique, retornando nos cliques seguintes. A primeira imagem, do infográfico Should I Bike or Drive?, apresenta uma das características argumentativas já trabalhadas em planos anteriores, ou seja, as questões a serem desenvolvidas do ponto de vista argumentativo são deflagradas a partir de perguntas*. Aponte isso aos alunos e questione-os sobre a imagem:

> This image presents arguments about a specific topic. What is it? Aqui é esperado que os alunos identifiquem de pronto o fato de que os argumentos desenvolvidos no infográfico tratam sobre as possibilidades/os benefícios de se usar o carro ou a bicicleta, como meio de transporte. As respostas dos alunos deverão girar em torno do título do infográfico, em um primeiro momento: about whether using bikes or cars to commute, about making choices according to their lifestyles, etc.

> What characteristic that we have studied in the argumentative essays does the infographic present? Espera-se que os alunos mencionem o fato de os deflagradores dos argumentos serem as perguntas What is the weather like?, How far are you going?, Is there a safety concern?, etc.

Em um clique, a imagem da fotorreportagem aparece para ser explorada, na sequência. A exemplo da imagem anterior, os aspectos linguísticos a serem explorados podem ser eliciados a partir de questões como:

> What is the main argument of these statements? Espera-se que os alunos identifiquem o tema da fotorreportagem, evidenciando o entendimento da mensagem, ou seja, que suas respostas girem em torno de it mentions that we should not drink and drive, drinking and driving is dangerous, our pets may miss us if we don’t come home for them, etc.

> What seems to be the main linguistic aspects displayed in the statements? Os alunos deverão identificar as sentenças negativas, tanto no imperativo quanto na terceira pessoa do singular e fazer comentários a respeito, como em The statements are both negative, One of them is in the (simple) future and the other is in the imperative form, There is a mix of verb tenses, such as imperative, (simple) future and simple past, etc.

> Do you think the imperative, negative and interrogative forms help build good arguments? Aqui as respostas são pessoais, mas uma reflexão coletiva acerca das imagens e expressões pode ser bastante significativa e ajudá-los a entender esse aspecto linguístico. Respostas possíveis são I don’t know, I think so, Yes, just like in the questions of the infographic, Yes, just as in these negative statements - DON’T and WON’T, for example, etc.

*Caso os planos anteriores a este tenham sido utilizados, as referências aos textos/artigos/parágrafos trabalhados poderão ser retomados. Além disso, os alunos já deverão ter trabalhado o texto argumentativo em EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Demonstrar a compreensão de princípios linguísticos que norteiam a construção dos textos argumentativos, a partir de imagens.

Expectativa: Que os alunos relacionem imagens que possam servir de pano de fundo para a construção de sentenças de cunho argumentativo e, assim, simular peças publicitárias de diferentes gêneros discursivos.

Orientações: Os alunos deverão produzir sentenças de cunho argumentativo, a partir das imagens apresentadas. Os temas aos quais eles poderão recorrer são aqueles que são de seu interesse ou que foram trabalhados em aulas anteriores, quando foram abordadas questões relacionadas a escolhas para o futuro, questões ambientais, reflexões sobre boas práticas no trânsito, etc. Para que os alunos demonstrem a compreensão dos aspectos abordados nesta aula, eles deverão preencher este formulário que, idealmente, os ajudará a organizar o seu pensamento do ponto de vista linguístico, a partir da elaboração de sentenças curtas e de efeito, que possam ajudá-los a elaborar fotorreportagens fictícias e infográficos, ou outros, como meme, cartaz, banner, folheto, conforme também abordado em EF89LP11. A tabela do formulário, desenvolvida para auxiliar os alunos em suas produções, pode ser reproduzida no quadro da sala e as imagens do slide podem ser projetadas ou copiadas para os alunos que quiserem utilizá-las em suas produções. Oriente-os na organização de sua aprendizagem:

> Look at the pictures on the slide/in your handout. Your task is to choose one that you may have reasons to argue about. You may not tell anyone which picture you have chosen.

> Now that you have chosen a picture to argue about, think of meaningful words, sentences, questions that can go with it in order to try to persuade your classmates to share your view. Write them down in the spaces provided. You have 3 minutes for this. HOT TIP: don’t forget to use imperatives, negative and interrogative forms of the verbs you choose.

> Now read what you have written to your partner and have her/him guess which picture you have chosen.

> Finally, use your writings to create a photo report or an infographic.

?? Caso seja conveniente, promova este trabalho em duplas, por afinidade de assuntos.
O compartilhamento de ideias/sentimentos pode ser valioso para a ampliação de vocabulário dos alunos!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar as questões objetivas relacionadas à identificação de material persuasivo em diferentes gêneros discursivos: infográfico e fotorreportagem.

Orientações: Peça aos alunos que retomem o objetivo da aula, que deve ter sido copiado em seus cadernos. Em seguida, repasse os itens deste slide e peça que os alunos os copiem em seus cadernos, solicitando-lhes que relembrem o momento da aula em que esses itens foram abordados.

Neste plano são apresentados dois dos gêneros discursivos sugeridos pela BNCC (habilidade EF09LI12). Outros, no entanto, como memes e fóruns de discussão online, também podem ser mencionados. Solicite aos alunos que façam suas próprias buscas, assim eles terão mais oportunidades de apropriarem-se das especificidades de cada gênero. Através da pesquisa, eles também terão a oportunidade de testarem as suas hipóteses sobre os argumentos utilizados para a construção das ideias apresentadas nos memes, por exemplo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano