12969
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Escrita

Plano de aula - Estruturação de textos argumentativos

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Estruturação de textos argumentativos

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Izé Balsemão Oss

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Apresentar aos alunos a estrutura de textos argumentativos para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o quarto plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos iniciais desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias persuasivas, com vistas à produção de material publicitário, para público-alvo específico.

Preparação para a aula:

O material utilizado como contextualização está disponibilizado no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso não haja disponibilidade de acesso à Internet na sua escola. O vídeo selecionado é intitulado THE POWER OF WORDS. Assista ao vídeo clicando aqui e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

Como input da aula, são apresentados fragmentos de um artigo de opinião. A opção por esses excertos tem o objetivo de apresentar estrutura e modelo que subsidie os alunos a expressar suas opiniões acerca de temas que lhes sejam caros, de forma coerente com o gênero discursivo.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bdR9dXXYrAeZPNfKAdsRNp83JbzfrGVhhhjdc2eAU9UEJdW2HZPHTcCxhyDc/atividade-para-impressao-input-ing9-07un04.pdf

O output esperado dos alunos é o reconhecimento da estrutura através de um primeiro registro das suas ideias a serem desenvolvidas de modo organizado e coerente com o gênero discursivo artigo de opinião. Observe que os planos anteriores foram marcadamente organizados para compor referência temática (BNCC, p. 260) e para que os alunos possam iniciar o processo de escrita, através de anotações que deverão ser registradas para serem utilizadas ao longo da unidade. Aqui, como nos momentos anteriores, a referência aos tipos de argumentos que podem ser utilizados para compor textos que defendem pontos de vista deverão contemplar os aspectos apresentados no input, mas também poderão ser expandidos, a partir das vivências dos estudantes e das peculiaridades regionais.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/REmeDjbWy2tJuj3kSvdtJbs8W3swV4RDH3rtQgE59gncddrBxnkenTEnRAd6/atividade-para-impressao-output-ing9-07un04.pdf

Para alcançarmos o objetivo desta aula (to become aware of how an argumentative essay is structured), os alunos deverão lançar mão de conhecimento prévio trabalhado, inclusive, daqueles abordados em Língua Portuguesa, a saber EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11 (BNCC, p.177).

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Este vídeo inicial serve para a ativação do conhecimento prévio dos alunos e para capturar a sua atenção, referindo-se ao poder das palavras, especialmente quando aplicadas em contextos argumentativos. Essa contextualização tem o objetivo de propor reflexão quanto à escolha das palavras e da organização da sequência dos fatos, que podem culminar em finais inusitados. Explore a imagem e a sentença do slide antes de mostrar o vídeo.

Sugestões de questões:

> This is a take from the video that you will watch. What do you see in the image? Aqui é esperado que os alunos mencionem somente o que eles veem na imagem, propriamente: an old man sitting by a stairway, a can, a brown box with a saying, etc.

> Where does the stairway take? What is the weather probably like? How old does the man look? What does the man see from where he’s sitting? Utilize esses questionamentos para eliciar vocabulário dos alunos. Eles provavelmente mencionarão a big building, cold, (black) scarf, coat, about 75, in his 70s, people passing by, etc.

> What do you think this video is about? Os alunos aqui provavelmente mencionarão poverty, elderly, homeless, handicap, (visual) deficiency, blindness, etc. Acolha as respostas “não ditas”, mas que podem referir às experiências dos alunos com familiares/conhecidos idosos, com deficiência, em situação de vulnerabilidade, etc.

Após propor os questionamentos iniciais, acione o vídeo e observe as reações dos alunos. Ao final, discuta sobre o papel da escolha das palavras na elaboração de mensagens para pessoas desconhecidas e sobre o alcance que elas podem ter, dependendo do seu contexto de uso.

?? Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os alunos anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Apresentar modelo de artigo de opinião estruturado com vistas ao planejamento e elaboração de texto argumentativo.

Expectativa: Que os alunos identifiquem e relacionem o conhecimento prévio de língua portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11) na estruturação do texto argumentativo, em inglês.

Orientações: O input deste plano são fragmentos de texto de opinião, que deve servir de modelo para a estruturação de texto argumentativo. O tema do artigo foi escolhido com base no material apresentado na contextualização do plano, a fim de que as discussões promovidas anteriormente possam subsidiar a [re]construção colaborativa do texto e o seu entendimento. Alternativamente, o texto pode ser apresentado aos alunos neste formato, e o passo-a-passo apresentado através dos slides pode ser trabalhado diretamente no material que os alunos terão em mãos. (vá clicando aos poucos durante a apresentação do slide para que cada anotação colorida no texto apareça por vez). Para cada slide, algumas questões relacionadas ao texto argumentativo e, em particular, ao artigo de opinião, podem ser direcionadas:

> What relations does the writer make between the title and the first paragraph of the article? Aqui é esperado que os alunos identifiquem a “repetição” do vocabulário, para que a retomada do que será abordado fique claro para o leitor (Words from the title repeat in the paragraph). Alguns aspectos relacionados ao estilo da escrita também podem ser explorados, como a estratégia de questionar o leitor sobre o tema que será desenvolvido (The writer asks questions to the reader). Especificamente, é importante que os alunos identifiquem e compreendam que a escritora do texto é CONTRA “giving money to the needy”, como fica claro na sua tese, apresentada na sentença final do parágrafo introdutório.

> What do you think the writer will state next? É relevante que os alunos entendam que o primeiro parágrafo também serve de preâmbulo para o que será desenvolvido (e.g., I think she will say why people should give money to the needy ou I think she will start by talking about the disadvantages of giving money to the poor) e consigam prever como o texto será desenvolvido (e.g., She is against giving money, so I think she will state that first/last). Alguns alunos, que tenham mais afinidade com a área de línguas, poderão prever aspectos relacionados à organização do artigo (e.g., I suppose she will divide her points of view into different paragraphs).

Atente para o tempo previsto em relação ao propósito deste momento da aula!

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do Input

Orientações: Neste slide são apresentados os fragmentos do segundo e do terceiro parágrafos do artigo, além do seu parágrafo final. A exemplo dos slides anteriores, este slide é dinâmico e serve tanto para apresentar as etapas estruturais do artigo de opinião quanto para apontar cada um dos itens que compõem o texto argumentativo. Alternativamente, a dinamicidade deste slide pode servir a dois propósitos distintos - no caso de as apresentações serem utilizadas em aula, para abordar o conteúdo, propriamente dito. No caso de a escola não disponibilizar recursos de projeção, os slides podem servir de guia para o trabalho a ser desenvolvido, com o apoio do handout.

> These are the following paragraphs of the first part of the article we have seen. What is the name of this part of the argumentative essay? É esperado que os alunos identifiquem ser a tese que a escritora defende, apresentada no slide anterior. Lembre-se que é importante que os alunos compreendam que a escritora é CONTRA “giving money to the needy”, assim,...

> … os alunos podem ser perguntados sobre como eles podem detectar que ela é contra (How can you tell she does not think it is a good idea to give money to the needy?). O conector but deverá chamar a atenção dos alunos. Além disso, mediante um clique, o slide marcará o conector e explicitará que este extrato do texto é a tese da escritora. Pergunte aos alunos sobre as funções do conector but. É esperado que eles respondam tratar-se de connecting opposite ideas, o que os leva à próxima questão:

> Observe the following pieces. They are fragments of the second and third paragraphs. What are their main topics? What does the writer state next? É relevante que os alunos entendam que os parágrafos seguintes apresentam, portanto, ideias opostas, o que deve ser observado de pronto pelos alunos: the topic sentence of the following paragraph starts with “there are definitely advantages” e the topic sentence of the next paragraph states that “the disadvantages of giving money to the homeless are many”.

> Finalmente, o parágrafo final reaparece com a devida identificação e os alunos são questionados sobre quais são os principais itens da conclusão de um texto argumentativo. Espera-se que os alunos mencionem e identifiquem the restatement of the thesis and the summary of the arguments.

?? Atente para o tempo previsto em relação ao propósito deste momento da aula!

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Propósito: Sistematizar a estrutura proposta para a organização de artigos de opinião.

Orientações: Desenhe o diagrama no quadro ou, alternativamente, utilize este material de apoio para entregar aos alunos. A partir do que eles trabalharam e refletiram sobre a organização da estrutura dos artigos de opinião, solicite-lhes que uma vez que tenham escolhido o tópico de seu interesse (por exemplo, the matters of either going to college or working, driving best practice, environmental concerns, pets, and others that have previously been brought to light in the classroom, in the students’ community, in the school context, or else), que eles sigam as orientações da coluna ‘paragraphs’ para que iniciem a escrever e a organizar o seu próprio artigo de opinião. Advirta-os para o fato de que o conhecimento prévio que eles possuem é de grande importância e que o tema que eles escolherem para discorrer deve ser relevante para eles (Consider your topic as something very relevant to be shared).

?? Caso seja conveniente, promova este trabalho em duplas, por afinidade de assuntos.
O compartilhamento de ideias/sentimentos pode ser valioso para a ampliação de vocabulário dos alunos!

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Retome com os alunos o objetivo da aula e repasse com eles o que foi visto nos slides de input (2 minutos). Informe-os que eles assistirão a um vídeo que sistematiza como o planejamento de um texto argumentativo pode ser feito. Nos materiais complementares há um arquivo que pode ser impresso para auxiliá-los a fazer anotações sobre o vídeo. Ao final do vídeo, apresente o slide 8.

Este plano prevê o desenvolvimento de ideias que possam estimular os alunos a se posicionarem criticamente a respeito de tópicos que sejam caros a eles. As questões aqui propostas devem fazer parte da vida dos jovens, de uma forma ou de outra. Desse modo, é relevante que os temas que eles queiram abordar em seus textos já tenham sido debatidos em aula, em momentos diversos, ou que tenham relevância coletiva ou pessoal, dentro do seu contexto de atuação. Caso você tenha utilizado/acessado os planos de aula anteriores a este, estimule-os a utilizar suas anotações e a referir aos vídeos e às discussões promovidas até aqui. Dentre tantos materiais disponibilizados na internet, você poderá acessar este, que trata da organização geral de um texto argumentativo e que pode ser interessante para o seu trabalho.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar as questões objetivas relacionadas à estruturação de artigo de opinião, através da retomada do objetivo da aula.

Orientações: Ao final do vídeo apresentado no slide 7, este slide de consolidação será apresentado para que os alunos copiem em seus cadernos o que foi trabalhado nesta aula.

O nível de complexidade do conteúdo trabalhado nesta aula é diretamente proporcional ao ritmo e à objetividade que você conseguirá estabelecer na sua aula. Observe o timing proposto e estimule seus alunos a se concentrarem na importância de se posicionarem criticamente a respeito de tópicos que lhes sejam caros. Caso você tenha utilizado/acessado os planos de aula anteriores a este, estimule-os a utilizar suas anotações e a referirem-se aos vídeos e às discussões promovidas até aqui. Dentre tantos materiais encontrados na internet, você poderá acessar os vídeos produzidos pelo British Council Singapore, que disponibiliza Tips for Secondary students to improve their writing skills, dentre eles, o vídeo que foi utilizado no feedback deste plano de aula. Assista-os e explore-os da melhor maneira para o seu contexto. Bom trabalho!

Resumo da aula

download Baixar plano

Apresentar aos alunos a estrutura de textos argumentativos para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o quarto plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos iniciais desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias persuasivas, com vistas à produção de material publicitário, para público-alvo específico.

Preparação para a aula:

O material utilizado como contextualização está disponibilizado no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso não haja disponibilidade de acesso à Internet na sua escola. O vídeo selecionado é intitulado THE POWER OF WORDS. Assista ao vídeo clicando aqui e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

Como input da aula, são apresentados fragmentos de um artigo de opinião. A opção por esses excertos tem o objetivo de apresentar estrutura e modelo que subsidie os alunos a expressar suas opiniões acerca de temas que lhes sejam caros, de forma coerente com o gênero discursivo.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bdR9dXXYrAeZPNfKAdsRNp83JbzfrGVhhhjdc2eAU9UEJdW2HZPHTcCxhyDc/atividade-para-impressao-input-ing9-07un04.pdf

O output esperado dos alunos é o reconhecimento da estrutura através de um primeiro registro das suas ideias a serem desenvolvidas de modo organizado e coerente com o gênero discursivo artigo de opinião. Observe que os planos anteriores foram marcadamente organizados para compor referência temática (BNCC, p. 260) e para que os alunos possam iniciar o processo de escrita, através de anotações que deverão ser registradas para serem utilizadas ao longo da unidade. Aqui, como nos momentos anteriores, a referência aos tipos de argumentos que podem ser utilizados para compor textos que defendem pontos de vista deverão contemplar os aspectos apresentados no input, mas também poderão ser expandidos, a partir das vivências dos estudantes e das peculiaridades regionais.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/REmeDjbWy2tJuj3kSvdtJbs8W3swV4RDH3rtQgE59gncddrBxnkenTEnRAd6/atividade-para-impressao-output-ing9-07un04.pdf

Para alcançarmos o objetivo desta aula (to become aware of how an argumentative essay is structured), os alunos deverão lançar mão de conhecimento prévio trabalhado, inclusive, daqueles abordados em Língua Portuguesa, a saber EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11 (BNCC, p.177).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Este vídeo inicial serve para a ativação do conhecimento prévio dos alunos e para capturar a sua atenção, referindo-se ao poder das palavras, especialmente quando aplicadas em contextos argumentativos. Essa contextualização tem o objetivo de propor reflexão quanto à escolha das palavras e da organização da sequência dos fatos, que podem culminar em finais inusitados. Explore a imagem e a sentença do slide antes de mostrar o vídeo.

Sugestões de questões:

> This is a take from the video that you will watch. What do you see in the image? Aqui é esperado que os alunos mencionem somente o que eles veem na imagem, propriamente: an old man sitting by a stairway, a can, a brown box with a saying, etc.

> Where does the stairway take? What is the weather probably like? How old does the man look? What does the man see from where he’s sitting? Utilize esses questionamentos para eliciar vocabulário dos alunos. Eles provavelmente mencionarão a big building, cold, (black) scarf, coat, about 75, in his 70s, people passing by, etc.

> What do you think this video is about? Os alunos aqui provavelmente mencionarão poverty, elderly, homeless, handicap, (visual) deficiency, blindness, etc. Acolha as respostas “não ditas”, mas que podem referir às experiências dos alunos com familiares/conhecidos idosos, com deficiência, em situação de vulnerabilidade, etc.

Após propor os questionamentos iniciais, acione o vídeo e observe as reações dos alunos. Ao final, discuta sobre o papel da escolha das palavras na elaboração de mensagens para pessoas desconhecidas e sobre o alcance que elas podem ter, dependendo do seu contexto de uso.

?? Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os alunos anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Apresentar modelo de artigo de opinião estruturado com vistas ao planejamento e elaboração de texto argumentativo.

Expectativa: Que os alunos identifiquem e relacionem o conhecimento prévio de língua portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11) na estruturação do texto argumentativo, em inglês.

Orientações: O input deste plano são fragmentos de texto de opinião, que deve servir de modelo para a estruturação de texto argumentativo. O tema do artigo foi escolhido com base no material apresentado na contextualização do plano, a fim de que as discussões promovidas anteriormente possam subsidiar a [re]construção colaborativa do texto e o seu entendimento. Alternativamente, o texto pode ser apresentado aos alunos neste formato, e o passo-a-passo apresentado através dos slides pode ser trabalhado diretamente no material que os alunos terão em mãos. (vá clicando aos poucos durante a apresentação do slide para que cada anotação colorida no texto apareça por vez). Para cada slide, algumas questões relacionadas ao texto argumentativo e, em particular, ao artigo de opinião, podem ser direcionadas:

> What relations does the writer make between the title and the first paragraph of the article? Aqui é esperado que os alunos identifiquem a “repetição” do vocabulário, para que a retomada do que será abordado fique claro para o leitor (Words from the title repeat in the paragraph). Alguns aspectos relacionados ao estilo da escrita também podem ser explorados, como a estratégia de questionar o leitor sobre o tema que será desenvolvido (The writer asks questions to the reader). Especificamente, é importante que os alunos identifiquem e compreendam que a escritora do texto é CONTRA “giving money to the needy”, como fica claro na sua tese, apresentada na sentença final do parágrafo introdutório.

> What do you think the writer will state next? É relevante que os alunos entendam que o primeiro parágrafo também serve de preâmbulo para o que será desenvolvido (e.g., I think she will say why people should give money to the needy ou I think she will start by talking about the disadvantages of giving money to the poor) e consigam prever como o texto será desenvolvido (e.g., She is against giving money, so I think she will state that first/last). Alguns alunos, que tenham mais afinidade com a área de línguas, poderão prever aspectos relacionados à organização do artigo (e.g., I suppose she will divide her points of view into different paragraphs).

Atente para o tempo previsto em relação ao propósito deste momento da aula!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do Input

Orientações: Neste slide são apresentados os fragmentos do segundo e do terceiro parágrafos do artigo, além do seu parágrafo final. A exemplo dos slides anteriores, este slide é dinâmico e serve tanto para apresentar as etapas estruturais do artigo de opinião quanto para apontar cada um dos itens que compõem o texto argumentativo. Alternativamente, a dinamicidade deste slide pode servir a dois propósitos distintos - no caso de as apresentações serem utilizadas em aula, para abordar o conteúdo, propriamente dito. No caso de a escola não disponibilizar recursos de projeção, os slides podem servir de guia para o trabalho a ser desenvolvido, com o apoio do handout.

> These are the following paragraphs of the first part of the article we have seen. What is the name of this part of the argumentative essay? É esperado que os alunos identifiquem ser a tese que a escritora defende, apresentada no slide anterior. Lembre-se que é importante que os alunos compreendam que a escritora é CONTRA “giving money to the needy”, assim,...

> … os alunos podem ser perguntados sobre como eles podem detectar que ela é contra (How can you tell she does not think it is a good idea to give money to the needy?). O conector but deverá chamar a atenção dos alunos. Além disso, mediante um clique, o slide marcará o conector e explicitará que este extrato do texto é a tese da escritora. Pergunte aos alunos sobre as funções do conector but. É esperado que eles respondam tratar-se de connecting opposite ideas, o que os leva à próxima questão:

> Observe the following pieces. They are fragments of the second and third paragraphs. What are their main topics? What does the writer state next? É relevante que os alunos entendam que os parágrafos seguintes apresentam, portanto, ideias opostas, o que deve ser observado de pronto pelos alunos: the topic sentence of the following paragraph starts with “there are definitely advantages” e the topic sentence of the next paragraph states that “the disadvantages of giving money to the homeless are many”.

> Finalmente, o parágrafo final reaparece com a devida identificação e os alunos são questionados sobre quais são os principais itens da conclusão de um texto argumentativo. Espera-se que os alunos mencionem e identifiquem the restatement of the thesis and the summary of the arguments.

?? Atente para o tempo previsto em relação ao propósito deste momento da aula!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Propósito: Sistematizar a estrutura proposta para a organização de artigos de opinião.

Orientações: Desenhe o diagrama no quadro ou, alternativamente, utilize este material de apoio para entregar aos alunos. A partir do que eles trabalharam e refletiram sobre a organização da estrutura dos artigos de opinião, solicite-lhes que uma vez que tenham escolhido o tópico de seu interesse (por exemplo, the matters of either going to college or working, driving best practice, environmental concerns, pets, and others that have previously been brought to light in the classroom, in the students’ community, in the school context, or else), que eles sigam as orientações da coluna ‘paragraphs’ para que iniciem a escrever e a organizar o seu próprio artigo de opinião. Advirta-os para o fato de que o conhecimento prévio que eles possuem é de grande importância e que o tema que eles escolherem para discorrer deve ser relevante para eles (Consider your topic as something very relevant to be shared).

?? Caso seja conveniente, promova este trabalho em duplas, por afinidade de assuntos.
O compartilhamento de ideias/sentimentos pode ser valioso para a ampliação de vocabulário dos alunos!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Retome com os alunos o objetivo da aula e repasse com eles o que foi visto nos slides de input (2 minutos). Informe-os que eles assistirão a um vídeo que sistematiza como o planejamento de um texto argumentativo pode ser feito. Nos materiais complementares há um arquivo que pode ser impresso para auxiliá-los a fazer anotações sobre o vídeo. Ao final do vídeo, apresente o slide 8.

Este plano prevê o desenvolvimento de ideias que possam estimular os alunos a se posicionarem criticamente a respeito de tópicos que sejam caros a eles. As questões aqui propostas devem fazer parte da vida dos jovens, de uma forma ou de outra. Desse modo, é relevante que os temas que eles queiram abordar em seus textos já tenham sido debatidos em aula, em momentos diversos, ou que tenham relevância coletiva ou pessoal, dentro do seu contexto de atuação. Caso você tenha utilizado/acessado os planos de aula anteriores a este, estimule-os a utilizar suas anotações e a referir aos vídeos e às discussões promovidas até aqui. Dentre tantos materiais disponibilizados na internet, você poderá acessar este, que trata da organização geral de um texto argumentativo e que pode ser interessante para o seu trabalho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar as questões objetivas relacionadas à estruturação de artigo de opinião, através da retomada do objetivo da aula.

Orientações: Ao final do vídeo apresentado no slide 7, este slide de consolidação será apresentado para que os alunos copiem em seus cadernos o que foi trabalhado nesta aula.

O nível de complexidade do conteúdo trabalhado nesta aula é diretamente proporcional ao ritmo e à objetividade que você conseguirá estabelecer na sua aula. Observe o timing proposto e estimule seus alunos a se concentrarem na importância de se posicionarem criticamente a respeito de tópicos que lhes sejam caros. Caso você tenha utilizado/acessado os planos de aula anteriores a este, estimule-os a utilizar suas anotações e a referirem-se aos vídeos e às discussões promovidas até aqui. Dentre tantos materiais encontrados na internet, você poderá acessar os vídeos produzidos pelo British Council Singapore, que disponibiliza Tips for Secondary students to improve their writing skills, dentre eles, o vídeo que foi utilizado no feedback deste plano de aula. Assista-os e explore-os da melhor maneira para o seu contexto. Bom trabalho!

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano