13154
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Escrita

Plano de aula - Estratégias de escrita - construção da persuasão

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Estratégias de escrita - construção da persuasão

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Izé Balsemão Oss

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Apresentar aos alunos texto argumentativo fundamentado em dados para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o sétimo plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos.

Preparação para a aula:

O objetivo desta aula to sketch a persuasive essay based on researched data, prevê que os alunos lancem mão de conhecimento prévio construído em planos de aula anteriores a este e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social.

O material utilizado como contextualização é um vídeo da Australian Institute for Teaching and School Leadership, que aborda princípios da Educação no Século XXI. O material está disponibilizado no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso necessário. Assista-o e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

Como input da aula, é apresentado um artigo da BBC News/Education & Family relacionado ao tema da contextualização. A opção pelo artigo de opinião tem o objetivo de apresentar um texto que forneça dados que sustentem os argumentos persuasivos desenvolvidos e que, além disso, necessitem de pesquisa para ratificar a sua veracidade. O material desta parte da aula pode ser encontrado aqui.

O output esperado dos estudantes é um primeiro esboço de texto argumentativo, de cunho persuasivo, conforme trabalhado nos planos anteriores. O material desta parte da aula pode ser encontrado aqui.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações: Este vídeo inicial serve para direcionar o conhecimento prévio dos alunos para os aspectos que serão debatidos nesta aula, com vistas à produção escrita de texto argumentativo, de caráter persuasivo. O presente slide pode ser utilizado como material de apoio para a aula, através da eliciação de vocabulário que aparecerá no vídeo, ou como sugestão de palavras e expressões que podem ser eliciadas a partir da rede de palavras sugerida. Outras palavras/expressões certamente surgirão a partir da interação dos alunos com como o tema 21st Century Education. Para dar início à aula, é interessante que os alunos sejam conduzidos a refletir sobre o tema, a partir de questionamentos.

Sugestões de questões:

> What comes to your mind when you think of the 21st Century Education? Aqui é esperado que os alunos estabeleçam suas próprias relações, mas que também sejam estimulados a trazer expressões e palavras relacionadas especificamente ao que será tratado no vídeo;

> Do you think the 21st Century Education is more interesting than the Education we have? Através deste questionamento, os alunos serão conduzidos a refletir sobre a sua realidade e sobre aquilo que eles pensam ser um bom contexto educacional. Talvez eles se sintam estimulados a apontar aspectos que poderão ser utilizados para a construção de seu texto argumentativo, de caráter persuasivo. É interessante que eles sejam solicitados a anotar suas reflexões, que poderão girar em torno de how to use social networking as a means of education, how digital classrooms can help change education, how distant learning can impact on learning to learn, what apps can bring innovation to classrooms, how good does wi-fi have to be in order to really help students to use PCs in class?

Após propor os questionamentos iniciais, o vídeo pode ser acionado e as reações dos alunos, observadas. Os alunos provavelmente farão referência à origem do vídeo (Australian) e às propostas relacionadas ao tema 21st Century Education, da parte deste programa educacional australiano.

?? Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os alunos anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Identificar elementos discursivos que colaborem com a elaboração de texto argumentativo baseado em dados/fatos pesquisados com vistas à sua utilização na construção de texto persuasivo.

Orientações: A partir do material de contextualização utilizado, o fragmento de texto apresentado aos alunos serve para abordar o tema e, ao mesmo tempo, apresentar aspectos característicos do texto argumentativo, de caráter persuasivo, como dados percentuais, referências a autoridades, números relacionados, etc. A fim de retomar questões já trabalhadas em planos anteriores, os alunos são conduzidos a identificar os itens desenvolvidos na introdução do artigo, ainda que não estejam organizados em um só parágrafo, conforme estruturas pedagogicamente estruturadas/apresentadas em planos/aulas anteriores. Para a identificação desses aspectos, o slide de input é dinâmico, ou seja, os itens são apresentados em um passo-a-passo, mediante clique, para que os elementos considerados significativos para o entendimento dos argumentos que demandam pesquisa sejam evidenciados:

> Primeiramente, e assim que o texto School wi-fi ‘not to fit for 21st Century learning’ é apresentado, é desejável que sejam estabelecidas relações com o vídeo de contextualização, através de questionamentos como In your opinion, what should minimum wi-fi demands be for schools? Os alunos provavelmente farão referência a good/fast/reliable connections, em um primeiro momento. É desejável que eles continuem a ser estimulados a refletir sobre o papel da conectividade, reforçando os aspectos educacionais relacionados, como em How would you exercise your creativity by learning under 21st century education principles? Os alunos poderão referir aos aspectos relacionados a change/revolution, social networking, using apps, using private computers in class, etc. Enfim, ao explorar brevemente o texto, os alunos estarão se familiarizando com os aspectos gráficos e identificando visualmente o título, o primeiro parágrafo (em negrito) e os demais parágrafos, que são abordados em suas especificidades, na sequência.

> ao primeiro clique, o primeiro parágrafo do texto é evidenciado, juntamente com itens que, normalmente, se espera encontrar em parágrafos introdutórios (conforme abordado em ING9_07UN04). Neste momento, os alunos terão a chance de observar como a autora estrutura o parágrafo e, em especial, como prepara o leitor para o tipo de informação com a qual ela construirá seu texto: How does the writer orientate the reader in relation to the topic she will address? What is the scope of her writing? What is her thesis? Os alunos, ao identificarem essas informações no primeiro parágrafo, terão a expressão-chave figures suggest evidenciada, no segundo clique;

> ao segundo clique, e para fins de condução dos aspectos relacionados especificamente à pesquisa para construção das questões argumentativas, a expressão figures suggest é explorada: What does the author probably mean by using this expression? Os alunos poderão inferir e expressar the writer is announcing the reader that the information she uses comes from researched data ou que what she informs has been researched ou que she wants to inform and also give a reliable tone to her writing, etc.

> do terceiro clique em diante, são evidenciados os fragmentos de informação que demonstram que os dados utilizados pela autora do texto são baseados em números, em dados percentuais e em repercussões de especialistas. Informações que não foram selecionadas (highlighted) têm o objetivo de estimular a participação dos alunos através de questionamentos como Where did the writer take the information she uses? Os alunos deverão referir aos órgãos de pesquisa e à associação educacional mencionados no texto.

> A partir da exploração do material de input é entregue aos alunos uma cópia do texto e, em duplas ou em pequenos grupos, eles retomam o que foi visto neste momento da aula com vistas à construção do sketch do seu próprio texto. Questões que poderão ser utilizadas para auxiliar os alunos na construção do seu sketch são apresentadas no próprio slide, logo após o trabalho com o texto. Estas questões aparecerão na worksheet que os alunos receberão para iniciarem a composição dos seus próprios textos.

??Caso não seja possível utilizar os slides em aula, com os alunos, recomenda-se que este material
seja utilizado como chave de respostas para o trabalho da
worksheet.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Este momento da aula está configurado para ser trabalhado em duplas, com o apoio da worksheet, que é, de fato, uma compilação das questões abordadas até este momento. A referida compilação serve também para dar suporte ao passo a passo para a organização do sketch do artigo de opinião proposto. Os alunos deverão ser organizados em duplas para desenvolverem trabalho colaborativo de definição dos tópicos relevantes para ambos, em relação à Educação no século XXI, conforme pode ser observado na atividade. Eles podem escolher outros tópicos, mas seria interessante que todos trabalhassem as questões debatidas em aula - essa estratégia pode facilitar a troca de ideias e o aprofundamento dos argumentos persuasivos pelo grupo. Os alunos poderão se beneficiar de uma leitura coletiva da worksheet, quando peculiaridades da turma ou do contexto escolar poderão ser esclarecidas. As palavras negritadas e sublinhadas deverão servir de referência para os aspectos mais relevantes a serem apontados para os alunos.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Peça aos alunos que retomem o objetivo da aula, que deve ter sido copiado em seus cadernos;

2- Repasse os itens deste slide e peça que os alunos os copiem em seus cadernos;

3- Ao repassar os itens do slide, solicite aos alunos que relembrem o momento da aula em que esses itens foram abordados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Apresentar aos alunos texto argumentativo fundamentado em dados para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o sétimo plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos.

Preparação para a aula:

O objetivo desta aula to sketch a persuasive essay based on researched data, prevê que os alunos lancem mão de conhecimento prévio construído em planos de aula anteriores a este e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social.

O material utilizado como contextualização é um vídeo da Australian Institute for Teaching and School Leadership, que aborda princípios da Educação no Século XXI. O material está disponibilizado no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso necessário. Assista-o e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

Como input da aula, é apresentado um artigo da BBC News/Education & Family relacionado ao tema da contextualização. A opção pelo artigo de opinião tem o objetivo de apresentar um texto que forneça dados que sustentem os argumentos persuasivos desenvolvidos e que, além disso, necessitem de pesquisa para ratificar a sua veracidade. O material desta parte da aula pode ser encontrado aqui.

O output esperado dos estudantes é um primeiro esboço de texto argumentativo, de cunho persuasivo, conforme trabalhado nos planos anteriores. O material desta parte da aula pode ser encontrado aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações: Este vídeo inicial serve para direcionar o conhecimento prévio dos alunos para os aspectos que serão debatidos nesta aula, com vistas à produção escrita de texto argumentativo, de caráter persuasivo. O presente slide pode ser utilizado como material de apoio para a aula, através da eliciação de vocabulário que aparecerá no vídeo, ou como sugestão de palavras e expressões que podem ser eliciadas a partir da rede de palavras sugerida. Outras palavras/expressões certamente surgirão a partir da interação dos alunos com como o tema 21st Century Education. Para dar início à aula, é interessante que os alunos sejam conduzidos a refletir sobre o tema, a partir de questionamentos.

Sugestões de questões:

> What comes to your mind when you think of the 21st Century Education? Aqui é esperado que os alunos estabeleçam suas próprias relações, mas que também sejam estimulados a trazer expressões e palavras relacionadas especificamente ao que será tratado no vídeo;

> Do you think the 21st Century Education is more interesting than the Education we have? Através deste questionamento, os alunos serão conduzidos a refletir sobre a sua realidade e sobre aquilo que eles pensam ser um bom contexto educacional. Talvez eles se sintam estimulados a apontar aspectos que poderão ser utilizados para a construção de seu texto argumentativo, de caráter persuasivo. É interessante que eles sejam solicitados a anotar suas reflexões, que poderão girar em torno de how to use social networking as a means of education, how digital classrooms can help change education, how distant learning can impact on learning to learn, what apps can bring innovation to classrooms, how good does wi-fi have to be in order to really help students to use PCs in class?

Após propor os questionamentos iniciais, o vídeo pode ser acionado e as reações dos alunos, observadas. Os alunos provavelmente farão referência à origem do vídeo (Australian) e às propostas relacionadas ao tema 21st Century Education, da parte deste programa educacional australiano.

?? Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os alunos anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Identificar elementos discursivos que colaborem com a elaboração de texto argumentativo baseado em dados/fatos pesquisados com vistas à sua utilização na construção de texto persuasivo.

Orientações: A partir do material de contextualização utilizado, o fragmento de texto apresentado aos alunos serve para abordar o tema e, ao mesmo tempo, apresentar aspectos característicos do texto argumentativo, de caráter persuasivo, como dados percentuais, referências a autoridades, números relacionados, etc. A fim de retomar questões já trabalhadas em planos anteriores, os alunos são conduzidos a identificar os itens desenvolvidos na introdução do artigo, ainda que não estejam organizados em um só parágrafo, conforme estruturas pedagogicamente estruturadas/apresentadas em planos/aulas anteriores. Para a identificação desses aspectos, o slide de input é dinâmico, ou seja, os itens são apresentados em um passo-a-passo, mediante clique, para que os elementos considerados significativos para o entendimento dos argumentos que demandam pesquisa sejam evidenciados:

> Primeiramente, e assim que o texto School wi-fi ‘not to fit for 21st Century learning’ é apresentado, é desejável que sejam estabelecidas relações com o vídeo de contextualização, através de questionamentos como In your opinion, what should minimum wi-fi demands be for schools? Os alunos provavelmente farão referência a good/fast/reliable connections, em um primeiro momento. É desejável que eles continuem a ser estimulados a refletir sobre o papel da conectividade, reforçando os aspectos educacionais relacionados, como em How would you exercise your creativity by learning under 21st century education principles? Os alunos poderão referir aos aspectos relacionados a change/revolution, social networking, using apps, using private computers in class, etc. Enfim, ao explorar brevemente o texto, os alunos estarão se familiarizando com os aspectos gráficos e identificando visualmente o título, o primeiro parágrafo (em negrito) e os demais parágrafos, que são abordados em suas especificidades, na sequência.

> ao primeiro clique, o primeiro parágrafo do texto é evidenciado, juntamente com itens que, normalmente, se espera encontrar em parágrafos introdutórios (conforme abordado em ING9_07UN04). Neste momento, os alunos terão a chance de observar como a autora estrutura o parágrafo e, em especial, como prepara o leitor para o tipo de informação com a qual ela construirá seu texto: How does the writer orientate the reader in relation to the topic she will address? What is the scope of her writing? What is her thesis? Os alunos, ao identificarem essas informações no primeiro parágrafo, terão a expressão-chave figures suggest evidenciada, no segundo clique;

> ao segundo clique, e para fins de condução dos aspectos relacionados especificamente à pesquisa para construção das questões argumentativas, a expressão figures suggest é explorada: What does the author probably mean by using this expression? Os alunos poderão inferir e expressar the writer is announcing the reader that the information she uses comes from researched data ou que what she informs has been researched ou que she wants to inform and also give a reliable tone to her writing, etc.

> do terceiro clique em diante, são evidenciados os fragmentos de informação que demonstram que os dados utilizados pela autora do texto são baseados em números, em dados percentuais e em repercussões de especialistas. Informações que não foram selecionadas (highlighted) têm o objetivo de estimular a participação dos alunos através de questionamentos como Where did the writer take the information she uses? Os alunos deverão referir aos órgãos de pesquisa e à associação educacional mencionados no texto.

> A partir da exploração do material de input é entregue aos alunos uma cópia do texto e, em duplas ou em pequenos grupos, eles retomam o que foi visto neste momento da aula com vistas à construção do sketch do seu próprio texto. Questões que poderão ser utilizadas para auxiliar os alunos na construção do seu sketch são apresentadas no próprio slide, logo após o trabalho com o texto. Estas questões aparecerão na worksheet que os alunos receberão para iniciarem a composição dos seus próprios textos.

??Caso não seja possível utilizar os slides em aula, com os alunos, recomenda-se que este material
seja utilizado como chave de respostas para o trabalho da
worksheet.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Este momento da aula está configurado para ser trabalhado em duplas, com o apoio da worksheet, que é, de fato, uma compilação das questões abordadas até este momento. A referida compilação serve também para dar suporte ao passo a passo para a organização do sketch do artigo de opinião proposto. Os alunos deverão ser organizados em duplas para desenvolverem trabalho colaborativo de definição dos tópicos relevantes para ambos, em relação à Educação no século XXI, conforme pode ser observado na atividade. Eles podem escolher outros tópicos, mas seria interessante que todos trabalhassem as questões debatidas em aula - essa estratégia pode facilitar a troca de ideias e o aprofundamento dos argumentos persuasivos pelo grupo. Os alunos poderão se beneficiar de uma leitura coletiva da worksheet, quando peculiaridades da turma ou do contexto escolar poderão ser esclarecidas. As palavras negritadas e sublinhadas deverão servir de referência para os aspectos mais relevantes a serem apontados para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Peça aos alunos que retomem o objetivo da aula, que deve ter sido copiado em seus cadernos;

2- Repasse os itens deste slide e peça que os alunos os copiem em seus cadernos;

3- Ao repassar os itens do slide, solicite aos alunos que relembrem o momento da aula em que esses itens foram abordados.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano