Atividade para impressão - Input - Discordar em debates
Plano de Aula
Plano de aula: Discordar em debates
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o quarto de uma sequência de 5 planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:
- Aula 1: Passo a passo de um debate
- Aula 2: Elaborar argumentos
- Aula 3: Aprender a expressar diferentes maneiras de concordar
- Aula 4: Aprender a expressar diferentes modos de discordar
- Aula 5: Participar de um debate
Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui o context, o objective, o input, a atividade de input, o output e a atividade de output.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:
- Look at the image. What do you think they’re talking about? (Motive-os a dar sua opinião, pois não há resposta correta para as perguntas. Anote as ideias no quadro.)
- And could they be disagreeing about a topic? Why do you think so? (Aceite quaisquer respostas que expressem a ideia de que as pessoas não conseguem se entender ou que a comunicação não é efetiva por causa das linhas emaranhadas).
- Do you think it’s normal to disagree with people or ideas? Why? (Motive-os a expressar-se, e ressalte a importância de que é normal e saudável ter opiniões diferentes e discordar porque ao escutar o que o outro tem a dizer desenvolvemos nossos argumentos e aprendemos com a diversidade.)
Material complementar:
Para saber mais sobre o lado positivo de discordar, consulte Why Disagreement Is A Good Thing e What Good Can Come from Disagreements?.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO