Plano de aula: Discordar em debates

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.

Sobre esta aula: Este plano é o quarto de uma sequência de 5 planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

• Aula 1: Passo a passo de um debate
  • Aula 2: Elaborar argumentos
  • Aula 3: Aprender a expressar diferentes maneiras de concordar
  • Aula 4: Aprender a expressar diferentes modos de discordar
  • Aula 5: Participar de um debate

Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui o context, o objective, o input, a atividade de input, o output e a atividade de output.

Context

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

• Look at the image. What do you think they’re talking about? (Motive-os a dar sua opinião, pois não há resposta correta para as perguntas. Anote as ideias no quadro.)
  • And could they be disagreeing about a topic? Why do you think so? (Aceite quaisquer respostas que expressem a ideia de que as pessoas não conseguem se entender ou que a comunicação não é efetiva por causa das linhas emaranhadas).
  • Do you think it’s normal to disagree with people or ideas? Why? (Motive-os a expressar-se, e ressalte a importância de que é normal e saudável ter opiniões diferentes e discordar porque ao escutar o que o outro tem a dizer desenvolvemos nossos argumentos e aprendemos com a diversidade.)

Material complementar:

Para saber mais sobre o lado positivo de discordar, consulte Why Disagreement Is A Good Thing e What Good Can Come from Disagreements?.