Plano de aula: Estudo do Léxico

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 3 planos, abordando a competência oral e o gêneros digitais. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

• Aula 1: Entender alguns acronyms
  • Aula 2: Decifrar mensagens com emojis
  • Aula 3: Colocar em prática o “internetês”

Preparação da aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:

• a imagem do context (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • o objective (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • as imagens dos inputs 1 e 2 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a transcrição do vídeo;
  • as imagens dos outputs 1 e 2 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de output 1;
  • a atividade de output 2;
  • e o feedback.
Context

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

• What can you see in the image? (Provavelmente os alunos responderão A woman, a TV set and/or emojis).
  • Where is she? (Espera-se que respondam: In a TV show).
  • What do you think she’s talking about? (Provavelmente responderão About emojis).
  • And why do people use them? (Não há respostas corretas. Aceite quaisquer que remetam à ideia de encurtamento de discurso).
  • Do you use them a lot? Why/ why not? (Encoraje-os a opinar sobre sua própria experiência com o uso de emojis).
  • Do you have a favorite one? And what’s the most used one in your chat? (Motive-os a expressar sobre suas preferências).