Atividade para impressão - Output 1
Plano de Aula
Plano de aula: Estudo do Léxico
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 3 planos, abordando a competência oral e o gêneros digitais. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:
- Aula 1: Entender alguns acronyms
- Aula 2: Decifrar mensagens com emojis
- Aula 3: Colocar em prática o “internetês”
Preparação da aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:
- a imagem do context (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- o objective (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- as imagens dos inputs 1 e 2 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- a transcrição do vídeo;
- as imagens dos outputs 1 e 2 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- a atividade de output 1;
- a atividade de output 2;
- e o feedback.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:
- What can you see in the image? (Provavelmente os alunos responderão A woman, a TV set and/or emojis).
- Where is she? (Espera-se que respondam: In a TV show).
- What do you think she’s talking about? (Provavelmente responderão About emojis).
- And why do people use them? (Não há respostas corretas. Aceite quaisquer que remetam à ideia de encurtamento de discurso).
- Do you use them a lot? Why/ why not? (Encoraje-os a opinar sobre sua própria experiência com o uso de emojis).
- Do you have a favorite one? And what’s the most used one in your chat? (Motive-os a expressar sobre suas preferências).
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na compreensão de emojis em mensagens.
Input
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Apresentar informações sobre o surgimento e significado dos emojis, bem como pensar uma história através dos desenhos.
Expectativa: Que os alunos aprendam como os emojis surgiram e reflitam sobre o seu propósito.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:
- Do you know the origin of emojis? (Provavelmente os alunos não conheçam os fatos que levaram ao surgimento dos emojis, por isso comente as informações de “Top emoji facts”).
- Do you think they’re important for our communication nowadays? Why/why not? (Motive-os a expressar suas opiniões sobre o uso dos emojis em nosso cotidiano).
- Can you think of any situation in which emojis aren’t allowed? Why? (Encoraje-os a refletir sobre situações em que os emojis não poderiam/deveriam ser usados e quais seriam os motivos para sua inadequação).
- Now let’s see an example of emojis being used to communicate an event. Analyze them and think of the story they are telling. (Há possibilidades diversas de interpretação, mas aceite quaisquer referências a wedding, happy day, love, drinks, party).
É importante trabalhar o item d pois ele já irá prepará-los para o tipo de atividade proposta no output.
Material complementar:
Para explorar o tweet do tenista Andy Murray, acesse a notícia Andy Murray set for wedding after revealing big day plans in comical Twitter emoticons, do jornal inglês Daily Mail, pois ela traz uma “tradução” dos emojis usados.
Input
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Apresentar o conteúdo que servirá de base para a atividade de output.
Expectativa: Que os alunos entendam como as frases com emojis se complementam e como devem usar os desenhos de modo que façam sentido.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- We’ll watch a clip of an American TV show called The Ellen Show. (Caso queira, dê algumas informações sobre os diferentes trabalhos de Ellen DeGeneres: she’s an American comedian, TV host, writer, actress, producer and LGBT activist. Para saber mais sobre sua vida, acesse Ellen DeGeneres.) At this point, Ellen is throwing a contest on decrypting emoji messages.
- Before we watch it, can you think of the message in the image? (Encoraje os alunos a tentarem entender o que os emojis usados significam.)
Projete o vídeo disponível aqui. A transcrição pode ser encontrada aqui.
Após a projeção, pergunte se as frases ficaram claras e se os alunos acham que os emojis usados foram bem empregados.
- Do you think the sentences make sense? And were the emojis used well? Would you change any of them? (Não há respostas corretas. Apenas motive-os a expressar suas opiniões sobre o emprego dos emojis nas mensagens).
Output
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Decifrar mensagens.
Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do input e do conhecimento prévio dos significados de emoji, reescrever as mensagens.
Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles, em grupos, decifrarão o conteúdo das mensagens.
- Now look at this image. Any idea of what it means? (Encoraje-os a tentar adivinhar o que significam os emojis.)
- You’ll work in pairs/trios on these encrypted messages. (Distribua a folha de atividade disponível aqui. A resolução pode ser encontrada aqui.)
Dê-lhes tempo para resolver a atividade e, ao final, peça que leiam as resoluções em voz alta. Se necessário, faça correção quanto à pronúncia: leia a palavra e peça que todos a repitam.
Output
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Empregar emojis na comunicação.
Expectativa: Que os alunos escrevam frases usando emojis para que os colegas as decifrem.
Orientações: Diga que eles trabalharão em grupos na construção de frases com emojis.
- Now it’s your turn to come up with a sentence using not only emojis but also words.
- Entregue a folha de atividade, que pode ser encontrada aqui. Instrua-os. In pairs/trios, write down a phrase in English. There’s no theme, but you can think of something related to adolescents. At this moment, you can use the dictionary or your cellphones to look up words. For example, “I love soccer”. (Neste momento, mostre aos alunos o slide, que pode ser projetado ou previamente impresso em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar.)
- After you have a sentence, fold the sheet of paper. Faça o gesto de dobrar a folha. Now think of which emojis you can use to substitute the words, just like in my example. You can use your cellphones to search for emojis to draw on the paper. (Deixe claro que o desenho dos emojis não precisa estar igual ao do celular; o importante é a transmissão e compreensão da ideia).
- Rewrite the sentence with the emojis in the same sheet of paper. (Mostre a parte 2 da folha de atividade que usarão para escrever a mensagem codificada.)
- After you’re done, exchange your encrypted message with a classmate.
Monitore o trabalho dos grupos e, ao final, peça que cada grupo leia as frases que “decodificaram”.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o uso de emojis na comunicação.
Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
Para compartilhar as produções, usar algum espaço para publicação de imagens ou textos: Instagram, blog da classe, google docs. Além disso, eles podem usar o TikTok para os vídeos.
Context
Trabalhe com os alunos de forma síncrona o slide do Context (provavelmente isso será feito ao término da lição anterior, no momento de feedback). Estimule a produção de respostas de cada pergunta do Context, e ilustre esta interação com alguns emojis, de vez em quando.
Input - parte 1
Preparação:
Prepare a atividade do slide 4 em um Google Forms ou Google Docs. Insira a imagem do slide e as três primeiras perguntas, para que os alunos respondam.
A quarta pergunta (que é um bom modelo do que devem fazer no output) é um bom desafio. Eles não devem decifrar a mensagem por inteiro, mas entender o contexto e a mensagem que o atleta quis comunicar.
Input - parte 2
No dia seguinte, envie a parte 2 do input, seguindo as orientações do slide 5. Envie o link ou o vídeo já baixado, bem como a transcrição, se achar necessário. Peça para que eles elaborem uma mensagem com o uso de emojis e guardem para a aula síncrona. Para isso, envie para os alunos a worksheet que (disponível aqui).
Output
Envie as orientações para os alunos e peça para que mandem mensagens aos colegas, via Whatsapp, para ver se conseguem decifrá-las. Aproveite a ocasião e marque o momento de feedback com eles por meio de emojis
(??????????, ??1??6??….????, algo como: feedback juntos ou síncrono por computador e celular, 16h00 dia....aqui vc escolhe o que colocar, vai ser top).
Feedback (aula síncrona)
Tempo sugerido: 5 minutos
Projete o slide de feedback.
Comente sobre as mensagens, peça aos grupos para comentarem quais gostaram e acharam criativos.
Peça que os alunos forneçam um feedback desta lição por meio de emojis, também.
Convite às famílias
Peça aos alunos para que apresentem algumas pequenas frases aos familiares e pergunte se conseguem decifrar ou não. Aqueles alunos mais engajados podem, até mesmo, inventar um jogo de frases de emojis, para brincar com pais, irmãos etc.
Contents
- INPUT: Vídeo “It’s Time to Play ‘Can You Explain the Emoji Exploji’?” (https://www.youtube.com/watch?v=hebZ9iQakZw)
- OUTPUT: Decrypt emoji messages
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI13) Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Virginia de Sousa Bonfim
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes