Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom;
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Para compartilhar as produções, use algum espaço para publicação de imagens e/ou textos: Instagram, blog da classe, Google Docs etc. Além disso, eles podem usar o TikTok para a produção dos vídeos.
Context (momento síncrono)
Trabalhe com os alunos, de forma síncrona, o slide do Context. Faça as perguntas e estimule-os a responder livremente a respeito de seus gostos. Apresente o objetivo da aula e explique o input, que será realizado individualmente. Envie aos alunos o link do vídeo do input, ou baixe o vídeo e encaminhe o arquivo.
Input
Os alunos serão orientados a realizarem esta tarefa individualmente. Encaminhe a folha de atividades disponível aqui e peça que eles anotem as respostas no Google Docs. Caso não seja possível o uso do Google Docs, peça para enviarem por WhatsApp. Dessa forma, eles praticarão a maneira correta de empregar as linking words dentro de uma frase completa, portanto, com sentido e significado. Oriente que leiam as questões antes de assistirem ao vídeo.
Output
Envie as orientações aos alunos juntamente com a worksheet da atividade que deverão fazer, disponível aqui.
Sugira que o output seja realizado de duas maneiras: da primeira, eles podem postar no Instagram (ou blog da escola) a imagem da música/livro preferidos e o texto do review; da segunda, eles produzem um pequeno vídeo no TikTok no qual "apresentam" o livro favorito e a review, mas oralmente. Peça aos demais alunos para curtirem e comentarem os conteúdos que os colegas produzirem. Diga para verificarem a pronúncia correta das palavras no Google Tradutor, caso tenham dúvidas.
Feedback (momento síncrono)
Tempo sugerido: 10 minutos
Reveja com os alunos as produções que eles elaboraram e verifique se restaram dúvidas. Peça ao aluno que teve a postagem mais curtida para apresentar novamente a sua review para a classe. Se você tiver feito as 10 aulas desta unidade em sequência, aproveite para relembrar com eles os objetivos de cada uma delas; assim, eles terão uma ideia do todo.
Convite às famílias
Peça aos alunos que perguntem aos pais os livros e músicas preferidos deles, e que compartilheem as respostas por escrito, no Instagram. Dessa forma, eles praticam também o uso gramatical dos verbos no tempo presente, na 3ª pessoa do singular.