Plano de aula: Estudo do Léxico

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 2 planos, abordando a competência oral e o estudo de léxico. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

• Aula 1: Compreensão e uso de linking words
  • Aula 2: Construir argumentos usando linking words

Preparação da aula: Imprima o material com antecedência, o que inclui:

• a imagem do context (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • o objective;
  • o slide do input (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de input;
  • a imagem da atividade de output do slide 5 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de output;
  • o feedback;
  • e as transcrições: Favorite Food e Favorite Book.

Os vídeos usados na aula podem ser encontrados nos links: Favorite Food: https://www.youtube.com/watch?v=lU5-AeI9S1I&index=11&list=PL73YndQawY3OnQU5skfCeWUe9C09a6rI3&t=0s e Favorite Book: https://www.youtube.com/watch?v=Ii3DMsA9DAw.

Context

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

• Look at the two images there. Do you have a favorite musician? (Não há resposta correta para a pergunta. Apenas motive os estudantes a compartilhar suas preferências.) Após algumas respostas, pergunte: Do you have an opinion about her/him/them? Why do you think she/he/them is/are good? (Novamente, não há resposta correta para as perguntas, pois a discussão servirá para prepará-los para a atividade de output, que consistirá em argumentar sobre alguma preferência do estudante.)

Material complementar:

A pergunta apresentada no slide é apenas uma sugestão. O vídeo “Favorite Music Artist” faz parte da lista “Opinions” do canal de YouTube React. Sinta-se à vontade para acessá-lo e adaptar a aula à sua realidade e às preferências dos alunos.