Plano de Aula

Plano de aula: Organização de um debate

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o primeiro de uma sequência de 5 planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

  • Aula 1: Passo a passo de um debate
  • Aula 2: Praticar expressões de evidência que mostram o uso de outras fontes para argumentar
  • Aula 3: Aprender a expressar diferentes maneiras de concordar
  • Aula 4: Aprender a expressar diferentes modos de discordar
  • Aula 5: Participar de um debate

Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui a imagem do context, o objective, e as do input.

Context
Context

Tempo sugerido: 6-8 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • What can you see in the image? (Espera-se que os alunos respondam Students).
  • Do they form only one group? (Provavelmente responderão There are two groups).
  • What are they doing? (Espera-se que respondam Discussing).
  • Do you think they have the same opinion in the discussion? (Provavelmente responderão No, they have different opinions because they’re in two groups).
  • Why do you think there’s a boy in the middle? (Provavelmente responderão He’s the ‘judge’ (the moderator)).
  • How can we call this situation when groups with different opinions discuss about a topic? (Espera-se que respondam A debate).

É importante que você saliente que não há somente dois lados em uma discussão e que o debate é um instrumento de construção coletiva e que, portanto, há diferentes e diversas posições. Veja mais detalhes sobre esta abordagem nos comentários do slide 6.

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