Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
Para compartilhar as produções (no caso desta aula, a diagramação do roteiro do debate), usar algum espaço para publicação de imagens ou textos: Instagram, blog da classe, Google Docs.
Context
Compartilhe as imagens dos slides 2 e 3 antecipadamente com seus alunos (sugestão, pelo menos 3 dias antes da aula), junto com a lista de perguntas sugerida (sem as respostas). Envie tudo aos alunos antes do encontro síncrono. O envio pode ser via Whatsapp, de forma que cada aluno recebe a mensagem individualmente. No encontro síncrono, retome as perguntas e deixe que os alunos respondam livremente, seguindo as orientações descritas.
Tempo previsto: 15 minutos.

How are you today? I hope you are all fine!
Here you have the instructions for your next class. Please do this task TODAY.
1. Look at this picture. Answer the following questions by choosing one answer.
What can you see in the image?
A) Students
B) Athletes
C) Politicians
Do they form only one group?
A) Yes, they form one group.
B) No, there are two groups.
What are they doing?
A) Discussing
B) Studying
C) Singing
Do you think they have the same opinion in the discussion?
A) I think so.
B) I don't think so.
Why do you think there’s a boy in the middle?
A) Because he's answering.
B) Because he's the moderator.
How can we call this situation when groups with different opinions discuss a topic?
A) A debate
B) A talk show
C) A lecture
2. Observe this word cloud. Make a list with the 5 most important words for a debate, in your opinion.

3. Send these words to your teacher using Whatsapp, with this model:
"Hello! The 5 most important words to me are_______________."
Great! In this lesson you will learn how to organize ideas and thoughts for a debate.
Input
Dois dias antes da aula, envie o vídeo e as instruções via Whatsapp, fornecendo o vídeo (disponível aqui). A expectativa é que os alunos consigam identificar os personagens e as etapas que fazem parte de um debate.
Obs: por se tratar de um vídeo curto, você pode baixar e enviar o vídeo diretamente para eles.
Tempo sugerido: 25 minutos
Hello everyone!
Let's get ready for our class tomorrow.
Watch the video (here) and answer the following questions:
1.Who are the characters you see in the video? Check all possible answers:
A) teams
B) two groups
C) timekeeper
D) chair
E) moderator
F) teacher
2. Number the steps of debate putting them in order:
___rebuttal
___cross examination
___main argument
___time
___Q & A (questions and answers) from audience
final statement
3. How long do they have for each step?________. Is this enough?______
- Write down the steps of a debate:
5. Make a group of 4 friends and send to your teacher the components of your group. Example: Hi! Here I send my group: me, student 1, student 2, student 3. See you tomorrow.
Output (aula síncrona)
Tempo sugerido: 15 minutos
Nesta aula, repasse as tarefas feitas como preparação para a aula de hoje. As palavras importantes do debate, bem como as respostas sobre o vídeo. Confirme os grupos. Diga aos alunos que os grupos irão escolher um tópico para debater e faça as perguntas propostas no slide
Feedback (aula síncrona)
Tempo sugerido: 20 minutos
Para este momento, marque outro encontro síncrono. Revise as etapas do debate e a duração de cada. Trabalhe com as orientações do slide e aproveite este momento para fazer o context da aula seguinte (disponível aqui). Informe qual será o objetivo da próxima aula. (Slide 3 da aula que está no link)
Convite às famílias
Neste momento diga aos alunos para comentarem com as famílias que estão organizando os passos de um debate. Eles podem aproveitar para pedir à família sugestões de tópicos para o debate.