Atividade para impressão - Context - Word cloud
Plano de Aula
Plano de aula: Estudo do Léxico
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o primeiro de uma sequência de 3 planos, abordando a competência oral e os gêneros digitais. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:
- Aula 1: Entender alguns acronyms
- Aula 2: Decodificar mensagens que usam emojis
- Aula 3: Usar acronyms e emojis de modo eficaz
Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui o context, o objective, o input, a atividade de input e as perguntas do output. Ademais, selecione imagens que tenham a ver com os alunos: pode ser sobre a cidade, o bairro, estilos musicais, lugares que frequentam, o que veem na televisão, personalidades que gostam, etc.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:
- What can you see there? (Provavelmente dirão Words).
- But do you they make sense? (Provavelmente os alunos dirão No). Why not? Why are they different? (Espera-se que os alunos cheguem à ideia de que não são palavras, mas siglas - certamente dirão ‘abreviações’ e neste caso é essencial estar preparado para esclarecer os dois termos. Sigla é um vocábulo formado pelas letras ou sílabas iniciais de uma palavra, por exemplo: ‘Universidade de São Paulo - USP’. Abreviatura é o encurtamento de uma palavra, por exemplo ‘século - séc’.
- Now look at the words again: are they acronyms or abbreviations? (Espera-se que após a diferenciação das duas palavras, os alunos entendam que a imagem traz acronyms).
- Do you recognize any of them? (Motive os alunos a comentar se já viram os acronyms em redes sociais, por exemplo no Instagram ou Twitter, e se conseguem se lembrar de algum.)
Esta nuvem de palavras contém uma seleção feita pela autora dos acronyms mais usados na internet e é apenas uma sugestão. Contudo, isso não o impede de fazer a sua própria pesquisa e preparar a sua nuvem.
Material complementar:
Para saber mais sobre acronyms e abbreviations, consulte What is the difference between Abbreviations and Acronyms?. Para conhecer mais acronyms, consulte 30 trendy internet slang words and acronyms you need to know to fit in.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO