Plano de aula: Estudo do Léxico

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.

Sobre esta aula: Este plano é o primeiro de uma sequência de 3 planos, abordando a competência oral e os gêneros digitais. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

• Aula 1: Entender alguns acronyms
  • Aula 2: Decodificar mensagens que usam emojis
  • Aula 3: Usar acronyms e emojis de modo eficaz

Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui o context, o objective, o input, a atividade de input e as perguntas do output. Ademais, selecione imagens que tenham a ver com os alunos: pode ser sobre a cidade, o bairro, estilos musicais, lugares que frequentam, o que veem na televisão, personalidades que gostam, etc.

Context

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

• What can you see there? (Provavelmente dirão Words).
  • But do you they make sense? (Provavelmente os alunos dirão No). Why not? Why are they different? (Espera-se que os alunos cheguem à ideia de que não são palavras, mas siglas - certamente dirão ‘abreviações’ e neste caso é essencial estar preparado para esclarecer os dois termos. Sigla é um vocábulo formado pelas letras ou sílabas iniciais de uma palavra, por exemplo: ‘Universidade de São Paulo - USP’. Abreviatura é o encurtamento de uma palavra, por exemplo ‘século - séc’.
  • Now look at the words again: are they acronyms or abbreviations? (Espera-se que após a diferenciação das duas palavras, os alunos entendam que a imagem traz acronyms).
  • Do you recognize any of them? (Motive os alunos a comentar se já viram os acronyms em redes sociais, por exemplo no Instagram ou Twitter, e se conseguem se lembrar de algum.)

Esta nuvem de palavras contém uma seleção feita pela autora dos acronyms mais usados na internet e é apenas uma sugestão. Contudo, isso não o impede de fazer a sua própria pesquisa e preparar a sua nuvem.

Material complementar:

Para saber mais sobre acronyms e abbreviations, consulte What is the difference between Abbreviations and Acronyms?. Para conhecer mais acronyms, consulte 30 trendy internet slang words and acronyms you need to know to fit in.