Atividade para impressão - Context - Word cloud
Plano de Aula
Plano de aula: Estudo do Léxico
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o primeiro de uma sequência de 3 planos, abordando a competência oral e os gêneros digitais. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:
- Aula 1: Entender alguns acronyms
- Aula 2: Decodificar mensagens que usam emojis
- Aula 3: Usar acronyms e emojis de modo eficaz
Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui o context, o objective, o input, a atividade de input e as perguntas do output. Ademais, selecione imagens que tenham a ver com os alunos: pode ser sobre a cidade, o bairro, estilos musicais, lugares que frequentam, o que veem na televisão, personalidades que gostam, etc.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:
- What can you see there? (Provavelmente dirão Words).
- But do you they make sense? (Provavelmente os alunos dirão No). Why not? Why are they different? (Espera-se que os alunos cheguem à ideia de que não são palavras, mas siglas - certamente dirão ‘abreviações’ e neste caso é essencial estar preparado para esclarecer os dois termos. Sigla é um vocábulo formado pelas letras ou sílabas iniciais de uma palavra, por exemplo: ‘Universidade de São Paulo - USP’. Abreviatura é o encurtamento de uma palavra, por exemplo ‘século - séc’.
- Now look at the words again: are they acronyms or abbreviations? (Espera-se que após a diferenciação das duas palavras, os alunos entendam que a imagem traz acronyms).
- Do you recognize any of them? (Motive os alunos a comentar se já viram os acronyms em redes sociais, por exemplo no Instagram ou Twitter, e se conseguem se lembrar de algum.)
Esta nuvem de palavras contém uma seleção feita pela autora dos acronyms mais usados na internet e é apenas uma sugestão. Contudo, isso não o impede de fazer a sua própria pesquisa e preparar a sua nuvem.
Material complementar:
Para saber mais sobre acronyms e abbreviations, consulte What is the difference between Abbreviations and Acronyms?. Para conhecer mais acronyms, consulte 30 trendy internet slang words and acronyms you need to know to fit in.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na entendimento de acronyms.
Input
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Apresentar o conteúdo que servirá de base para a atividade escrita de output, que usará os acronyms vistos em sala de aula.
Expectativa: Que os alunos reconheçam o contexto de uso dos acronyms a partir de um vídeo.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- We’ll watch a video about some people being interviewed. The reporter wants to know if they know what the acronyms stand for.
Antes de passar o vídeo Internet Acronyms IRL, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=WKq_xyg_pTw, com a legenda automática em inglês, peça-lhes que prestem atenção aos acronyms que a repórter menciona e se conhecem algum. Caso sim, instrua-os a anotá-los.
Ao final do vídeo (cuja transcrição pode ser encontrada aqui), pergunte-lhes quais acronyms conseguiram entender e se houve algum que reconheceram da internet. Anote as respostas no quadro.
Input
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Reconhecer os acronyms mencionados no vídeo de input.
Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do input e das explicações sobre acronyms, reconhecer e completar os acronyms.
Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles, a partir do vídeo, deverão assinalar os acronyms que ouviram. A atividade pode ser encontrada aqui e a resolução da atividade pode ser encontrada aqui. Antes de entregar, dobre a folha ao meio para que os alunos não antecipem a próxima atividade.
- Read the acronyms on the table and try to identify the ones you heard in the video. Don’t unfold the sheet.
Deixe os alunos trabalharem por alguns minutos e peça-lhes que comparem as respostas com as dos colegas. Após esta atividade, passe o vídeo novamente e então corrija com toda a sala.
- Now let’s work on the second activity. Match the acronyms to the definitions.
Monitore o trabalho dos alunos e faça a correção oralmente. Drill e peça que repitam os acronyms após você dizê-los.
Em seguida, explore o contexto em que eles podem ser usados, pois isso os ajudará na preparação da próxima atividade.
- Where can we find these words? And why do you think people use them? (Não há resposta correta para estas perguntas, mas aceite quaisquer que tragam a ideia de simplificação da língua.)
Output
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Colocar em prática os acronyms aprendidos.
Expectativa: Que os alunos insiram hashtags com os acronyms vistos na atividade de input.
Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles receberão imagens aleatórias e terão de escrever possíveis acronyms para elas e explicar o por quê das escolhas. O trabalho deve ser realizado em grupos de três ou quatro alunos.
- Now let’s put the acronyms in practice! You’ll receive some images and will create a caption for them using the acronyms. You can use only 3 acronyms.
- You have ten minutes to write down the acronyms.
Distribua as imagens previamente selecionadas para os grupos (pense em coisas que sejam interessantes para seus alunos) e peça-lhes que discutam quais acronyms podem e querem usar.
Monitore o trabalho de cada grupo, auxiliando-os quanto a dúvidas. À medida que os grupos forem acabando as produções, peça-lhes que pensem em como explicariam o uso de cada acronym nas imagens.
Após todos os grupos acabarem, peça-lhes que apresentem as fotos na frente da turma, mencionando os acronyms usados e justificando as escolhas.
- Now let’s share what you wrote about the pictures. Escreva no quadro: “In this picture we used ____________ because _____________” e motive-os a dizer o por quê das escolhas daqueles acronyms.
Após as apresentações, peça-lhes que distribuam as imagens pela sala, de modo que todos consigam visualizar melhor os acronyms e possam fazer comentários ou acrescentar mais ideias.
Output
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Refletir sobre o uso dos acronyms no cotidiano.
Expectativa: Que os alunos pensem na frequência com a qual usam essa linguagem e se acham que ela facilita a comunicação entre os pares.
Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Peça-lhes que discutam as questões em duplas ou trios.
- Now read these and discuss them in pairs or trios.
Motive-os a opinar sobre as perguntas. Monitore o trabalho dos grupos e, ao final, peça que compartilhem suas ideias.
- Now let's hear what you have to say about the use of acronyms in everyday life.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a impressão de que aprenderam o significado de acronyms e que sabem usá-lo.
Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
Para compartilhar as produções, usar algum espaço para publicação de imagens ou textos: Instagram, blog da classe, Google Docs. Além disso, eles podem usar o TikTok para os vídeos.
Context
Envie, via Whatsapp, uma foto antiga da cidade onde moram, com a legenda seguindo o seguinte modelo: (nome da cidade, #TBT) São Paulo #TBT.
Pergunte aos alunos se TBT é uma abreviação ou sigla, e se eles sabem o que significa. Depois que algumas respostas surgirem, peça para que pesquisem e postem a diferença entre abreviação e sigla. Apresente o objetivo da lição.
Input (momento síncrono)
Envie, via Whatsapp, a folha de atividades do slide de input, pelo menos, 2 dias antes deste momento. Solicite que vejam o significado e oriente que tenham esta folha em mãos para o momento síncrono.
Momento síncrono: reveja com os alunos os acronyms da folha de atividades, e esclareça alguma dúvida quanto ao significado.
Para prepará-los para o vídeo, você pode utilizar algumas perguntas que estão no slide de output, por exemplo:
- Do you like using acronyms?
- How often do you use them?
Trabalhe com os alunos a atividade de vídeo, de acordo com as instruções do input.
Ao final, confira os resultados e oriente-os para o output.
Output
Peça aos alunos para postarem uma foto com, pelo menos, dois acronyms. A postagem pode ser no Whatsapp, Instagram ou Blog da escola. Pode ser foto pessoal, de algum lugar, objeto etc. desde que seja algo significativo e justificado pelo acronym. Em seguida, eles precisam justificar a escolha com o seguinte comentário:
“In this picture I used ____________ because _____________ .” (motive-os a dizerem o por quê das escolhas daqueles acronyms).
“I think (don´t think) it's ok to use them in any situation because ___________.” (aqui, oriente-os para que dêem a própria opinião, pedindo para que escolham se acham ou não que é tudo bem fazer o uso dela e justifiquem)
Não haverá a necessidade de usar o slide do output com as perguntas, pois elas já terão sido trabalhadas ao longo da lição.
Feedback (aula síncrona)
Tempo sugerido: 5 minutos
Projete o slide de feedback.
Comente sobre os posts, peça ao grupo para que comentem quais gostaram e acharam criativos.
Termine este momento usando emojis em seu chat do Zoom ou Google Meet, e já use os emojis como gancho para aproveitar este momento, realizando o Context da aula seguinte.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que perguntem à família o que acham da linguagem digital por meio de acrônimos ou siglas. Pergunte se conhecem algum utilizado em nosso contexto. Sugestões: A.C., (antes de Cristo) D.C. (depois de Cristo), BBB (Big Brother Brasil), CEF (Caixa Econômica Federal), cc (carbon copy, nos e-mails).
Contents
- INPUT: Videoclip “Internet Acronyms IRL”
- OUTPUT: Description of images with acronyms
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI13) Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Virginia de Sousa Bonfim
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes