Atividade para Impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Estudo do Léxico
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o terceiro de uma sequência de 3 planos, abordando a competência oral e os gêneros digitais. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:
- Aula 1: Entender alguns acronyms
- Aula 2: Decifrar mensagens com emojis
- Aula 3: Colocar em prática o “internetês”
Preparação da aula: Imprima o material com antecedência, o que inclui:
- a imagem do context; (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor)
- o objective;
- a imagem do input; (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor)
- a atividade de input;
- a imagem do output; (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor)
- e o feedback.
(caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor)
Context
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- Look at the two pieces of news. Which Internet language can you identify? (É importante que os alunos consigam identificar um acronym (BAE) e emojis.)
- Now analyze them. What does BAE refer to? (Espera-se que digam Boyfriend/Girlfriend pois é um acronym já visto em outras aulas. Caso eles não cheguem a essa resposta, contextualize: BAE is used to refer to a person that we have a relationship with but we’re not married to her or him.)
- And look at the emojis used in the other piece of news: what do they express? (Provavelmente dirão Sad face and Okay.)
- Pay attention to the headline that’s using the sad face: (Leia para os alunos) ‘US hero of French train attack stabbed’. It says here that a person suffered an attack. Do you think the sad face is used appropriately? Why? Would you use a different one? (Motive-os a expressar suas opiniões em relação ao uso do emoji.)
- What about the Okay emoji next to USA Today? (Aponte para essa parte) Why do you think they chose this emoji? (Não há resposta correta para a pergunta, mas aceite quaisquer que se refira à (boa) qualidade do jornal ou que é um meio de comunicação nice.)
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO