Plano de Aula

Plano de aula: Estudo do Léxico

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o terceiro de uma sequência de 3 planos, abordando a competência oral e os gêneros digitais. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

  • Aula 1: Entender alguns acronyms
  • Aula 2: Decifrar mensagens com emojis
  • Aula 3: Colocar em prática o “internetês”

Preparação da aula: Imprima o material com antecedência, o que inclui:

  • a imagem do context; (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor)
  • o objective;
  • a imagem do input; (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor)
  • a atividade de input;
  • a imagem do output; (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor)
  • e o feedback.

(caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor)

Context
Context

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

  • Look at the two pieces of news. Which Internet language can you identify? (É importante que os alunos consigam identificar um acronym (BAE) e emojis.)
  • Now analyze them. What does BAE refer to? (Espera-se que digam Boyfriend/Girlfriend pois é um acronym já visto em outras aulas. Caso eles não cheguem a essa resposta, contextualize: BAE is used to refer to a person that we have a relationship with but we’re not married to her or him.)
  • And look at the emojis used in the other piece of news: what do they express? (Provavelmente dirão Sad face and Okay.)
  • Pay attention to the headline that’s using the sad face: (Leia para os alunos) ‘US hero of French train attack stabbed’. It says here that a person suffered an attack. Do you think the sad face is used appropriately? Why? Would you use a different one? (Motive-os a expressar suas opiniões em relação ao uso do emoji.)
  • What about the Okay emoji next to USA Today? (Aponte para essa parte) Why do you think they chose this emoji? (Não há resposta correta para a pergunta, mas aceite quaisquer que se refira à (boa) qualidade do jornal ou que é um meio de comunicação nice.)