Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na leitura de duas piadas .
Context
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: pedir aos alunos que se juntem em duplas para discutir a questão proposta no slide (What kind of things make you laugh?). Ele terão algumas opções no próprio slide, mas podem trazer outras. É importante que eles tragam também os motivos, consigam explicar suas escolhas. Para isso, entregue o handout 1 com algumas expressões que podem ser usadas como apoio em seus discursos. Monitore as duplas e tire possíveis dúvidas.
Depois de 5 minutos de discussão em pares, abra a conversa e peça para que alguns alunos falem sobre o que discutiram para a turma. (Now let's check what you have been talking about… Who can start?)
Input
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: fazer leitura compartilhada de uma anedota.
Expectativa: levar os alunos a perceberem algumas características de uma anedota
Orientações:
Distribua os handouts joke 1 ou joke 2 para os alunos com uma das anedotas dadas (escolha um dos textos, aquele que se adeque melhor à sua turma) e/ou projete os mesmos textos para facilitar a leitura compartilhada. O objetivo desse momento da aula não é focar em vocabulário ou gramática, mas entender o humor dos textos e o contexto de produção.
O professor lerá a piada escolhida previamente, fazendo as pausas e entonações importantes para a compreensão da mesma. Após essa leitura, peça que os alunos conversem sobre o elemento cômico da mesma. Eles devem sublinhar a parte onde estaria a quebra de expectativa e, consequentemente, a graça da piada. Dê a eles 3 minutos para isso. (So, now, you have to discuss and underline the parts in the text where the expectation is broken, where there is the comic element.) Em seguida, peça que eles compartilhem a discussão no grupo. Complemente as observações deles com as seguintes perguntas, de acordo com o texto escolhido:
JOKE 1
- Where is the introduction of the story? (Resposta: In the first, second and third paragraphs.)
- Where is the problem of the story and its solution? (Resposta: In the third and fourth paragraphs.)
- What was the expectation? (Resposta: The flight attendant would solve the problem when she replaced the dog.)
- Why was the expectation broken? (Resposta: Because the dog was really dead.)
JOKE 2
- Where is the introduction of the story? (Resposta: In the first paragraph.)
- Where is the problem of the story and its solution? (Resposta: In the first, second and third paragraphs.)
- What was the expectation? (Resposta: The man would give the penguin to the zoo.)
- Why was the expectation broken? (Resposta: Because the man took the penguin to the zoo in order to have some fun, as if it were a child.)
Slide 4: http://www.esljokes.net/contents.html
Slide 5: http://www.esljokes.net/int8.html
Input
Tempo sugerido: (Input- slides 4 e 5)
Orientações: seguir as mesmas orientações contidas no slide 4.
Output
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: reescrita de umas das anedotas, alterando o humor contido na mesma.
Expectativa: levar os alunos a escreverem um outro final cômico para a piada.
Orientações:
Os alunos trabalharão em pares e receberão um pedaço de papel para escrever outro final para a piada que já foi trabalhada no input (outra quebra de expectativa). Não precisará ser nada muito complexo, muitas vezes somente uma frase pode mudar o final da história. Dê 10 minutos para que eles escrevam e monitore ajudando, se necessário. Apesar da alteração, a piada ainda precisará ter humor. Para finalizar, eles lerão seus finais e elencarão os finais mais inusitados.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: checar o entendimento dos alunos com relação à aula.
Expectativa: organizar os saberes ativados durante a aula.
Orientações: repasse com eles os tópicos do slide e faça comentários pertinentes sobre as conclusões.