Atividade para impressão - Input 1
Plano de Aula
Plano de aula: Estudo do Léxico
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o primeiro de uma sequência de 2 planos, abordando a competência oral e o estudo de léxico. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:
- Aula 1: Compreensão e uso de linking words
- Aula 2: Escrever uma crítica usando linking words
Preparação da aula: Imprima o material com antecedência, o que inclui:
- as imagens dos contexts 1 e 2 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- o objective (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- a imagem do texto do input (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- a imagem do slide 6 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- a atividade de input;
- a imagem do slide 7 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- a atividade de output;
- e o feedback.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- What do you see in the image? (Não há resposta correta para a imagem, mas aceite quaisquer que deem ideia de connection, intersection, parts that connect).
- If we think of real life, do you think this could refer to when we’re speaking? Why/why not? (Instrua-os a pensar no porquê de a imagem poder exemplificar nossas falas.)
Context
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- What can you see in the image? (Espera-se que os estudantes digam Words.)
- But what kind of words can you see there? (Motive-os a pensar em seus significados em português mesmo, pois desta forma eles compreenderão que se referem às palavras que usamos para unir frases e organizar ideias.)
- Now let’s think of their ideas. Escreva no quadro as frases destacadas a seguir e leia: “My family wants to go to the beach but I prefer the mountains”. Do we have the same or opposite preference? (Espera-se que digam Opposite). What’s the word I used to oppose ideas? (Espera-se que digam But). What about this other example: “I don’t know my teacher’s favorite color because he wears a lot of colorful clothes”. In this sentence, am I explaining why I don’t know my teacher’s favorite color? (Espera-se que digam Yes). And what’s the word I used to explain that? (Espera-se que digam Because).
Agora, retome a ideia da imagem anterior e pergunte:
- So, what do the words in the speech bubble and the railways have in common? (Não há resposta correta, porém aceite reflexões acerca de que é necessário haver conexão para que, no caso das imagens, os trens e as ideias façam sentido e funcionem corretamente.)
Material complementar:
Para saber mais sobre linking words, acesse Linking & Connecting Words e Conjunções (Linking Words).
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no uso de linking words no discurso.
Input
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Apresentar ou revisar linguagem que será usada na atividade de output.
Expectativa: Que os alunos aprendam ou revisem as linking words.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- In pairs, you’ll work on this text (A atividade pode ser encontrada aqui). Leia o título “Acts of kindness benefit everyone”. Diga: Acting with kindness means being generous, friendly. Do you agree that generosity helps people? Why/why not? (Não há resposta correta para a pergunta; apenas motive os estudantes a expressar suas opiniões sobre o tema e direcione as perguntas a partir das resposta que obtiver.)
- Now read the text and identify 8 different linking words. When you’re reading the text, remember that these words help us connect sentences and ideas and make the order in which something happens clear.
- After you’re done, compare your answers with a classmate. (Caso perceba que os alunos estão com dificuldade de encontrar as linking words, instrua-os a trabalhar em duplas e reforce o uso das linking words.)
Monitore o trabalho da sala e motive-os a comparar suas respostas. Logo, faça a correção no quadro, identificando as linking words e a linha em que aparecem. Caso queira projetar a imagem com as marcações, acesse-a aqui.
Após a correção, diga-lhes que vão explorar mais o texto, pois este exercício irá prepará-los para a atividade de output.
- Now let’s think of what this person says about generosity. We’ll work on the text again, but now paying attention to the content, not only the grammar.
- The author says that if we want to be happy we need to be generous. Do you agree with this? Why/why not? (Não há resposta correta para a pergunta, de modo que é importante incentivá-los a refletir sobre a ideia de a felicidade estar ligada à generosidade.)
- Now think of what Gandhi once said, “We must be the change we wish to see in the world.” How do you feel about this statement? (Motive-os a expressar suas ideias acerca do tema.)
- Do you agree that for every action there’s a reaction? Why/why not? (Não há resposta correta para a pergunta; apenas estimule-os a refletir sobre a questão.)
Material complementar:
Para mais exemplos de linking words, acesse LINKING WORDS AND PHRASES e List of Commonly Used Linking Words.
Input
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Apresentar ou revisar linguagem que será usada na atividade de output.
Expectativa: Que os alunos aprendam ou revisem as linking words.
Orientações: Mostre a imagem da atividade aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- Pay attention to the words in the box. Do you understand all their meanings? (Faça a leitura das palavras e esclareça possíveis dúvidas.)
- Now let’s pay attention to the columns. They refer to the functions the linking words have in the discourse. (Faça nova leitura da segunda tabela e esclareça alguma função caso haja dúvidas.)
Distribua a folha de atividade, que pode ser encontrada aqui, e diga:
- Before you start the activity, let’s do an example. I’ll pick ‘however’. Now imagine this sentence (escreva a seguinte frase no quadro) “I need to buy a new cell phone. However, I don’t have all the money; just part of it”. Can you think of the possible meaning in Portuguese or in English of the word I underlined? (Aceite tanto ‘mas’ quanto but pois neste momento é importante o entendimento da frase, não seu sinônimo necessariamente.)
- You’ll work in pairs. Organize these linking words according to their function.
Monitore o trabalho das duplas e peça que comparem as respostas com outros grupos. Então, faça a correção oralmente e pergunte se há alguma dúvida sobre o significado das linking words.
A resolução da atividade pode ser encontrada aqui.
Material complementar:
Caso queira adaptar a atividade com outras linking words ou functions, acesse List of Commonly Used Linking Words para mais exemplos.
Output
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Usar efetivamente as linking words.
Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do input e do conhecimento prévio, comentar e/ou completar as frases usando as linking words.
Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles individualmente completarão as frases com suas opiniões sobre o texto lido previamente. Distribua a folha de atividade (que pode ser encontrada aqui) para cada estudante e explique:
- Now let’s practice what you’ve learned so far!
- Do you remember the text about kindness? You’ll now reflect a little more on it.
- Look at the sentences on the sheet. There, you can find 7 sentences but you’ll only choose 3 to complete with your ideas.
- It’s important to pay attention to the linking words in order to express your thoughts effectively, by connecting ideas and giving meaning to what we say.
- At this point, you can use online or physical dictionaries to help you write your sentences.
Dê-lhes tempo para escolher e completar as frases. Monitore o trabalho dos grupos, ajudando-os com dúvidas sobre vocabulário e pronúncia.
Quando todos acabarem, peça-lhes que se reúnam em grupos de três ou quatro alunos, leiam as produções reajam em relação ao que os colegas disseram, também usando as linking words.
Monitore a pronúncia e, se necessário, corrija-a on the spot, ou seja, no exato momento da produção.
Caso haja tempo disponível:
Peça que cada aluno leia uma de suas produções em voz alta.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos reflitam sobre a aprendizagem não somente de gramática, mas também sobre o que significa a bondade nos dias atuais.
Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom;
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Para compartilhar as produções, use algum espaço para publicação de imagens e/ou textos: Instagram, blog da classe, Google Docs etc. Além disso, eles podem usar o TikTok para a produção dos vídeos.
Context (momento síncrono)
Antes de compartilhar o slide na tela, aproveite para retomar rapidamente o que foi visto nas duas aulas anteriores. Trabalhe com os alunos, de forma síncrona, o slide do Context. Apresente o objetivo da aula e continue com o Input.
Input (momento síncrono)
Trabalhe o conteúdo da worksheet por meio do Mentimeter, disponível aqui. Use cada item da atividade em um desafio diferente no Mentimeter para os alunos responderem de forma mais lúdica.
Lembre-se de modelar a pronúncia ao final da atividade para prepará-los para o output.
Output
Envie as orientações aos alunos juntamente com a worksheet da atividade que deverão realizar. O link da worksheet está disponível aqui.
Os alunos podem criar os próprios diálogos como no modelo da folha, apenas de forma escrita. Outra possibilidade é fazer essa produção em formato de digital comics. O Pixton, disponível aqui, é um bom site para montar histórias em quadrinhos em formato digital.
Feedback (momento síncrono)
Tempo sugerido: 10 minutos
Reveja com os alunos as produções que eles elaboraram e verifique se restaram dúvidas.
Elabore uma enquete via Google Forms e peça para eles responderem (em tempo real, durante a aula síncrona) às seguintes perguntas:
In this lesson, I learned:
- How to communicate via internet language?
- How to use slangs?
- How to use acronyms and emojis correctly?
Envie o link da enquete via WhatsApp ou chat do Google Meet ou do Zoom, e peça que a respondam.
Convite às famílias
Peça aos alunos que perguntem aos pais algum tipo de gíria ou modo de falar da época deles. É um bom exercício para verificarem como a língua vai mudando ao longo do tempo.
Contents
- INPUT: Text “Acts of kindness benefit everyone”
- OUPUT: Expressing ideas with linking words
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI14) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Virginia de Sousa Bonfim
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes