Atividade para impressão - Jigsaw reading excerpts
Plano de Aula
Plano de aula: Contos - The Black Cat
Plano 5 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Express one's position regading texts of several genres
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano não é parte de uma sequência. Contudo, para que os alunos tenham melhor aproveitamento nas atividades propostas neste plano, sugerimos que as propostas dos planos desta unidade (ING9_06UN01 - ING9_06UN06), em especial o plano ING9_06UN01, tenham sido realizadas pelos alunos anteriormente.
Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos farão a leitura do conto “The Black Cat”, escrito por Edgar Allan Poe e publicado pela primeira vez em 1843. O input deste plano está dividido em dois slides, sendo o primeiro dedicado a ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o autor e sobre a figura do gato preto em nossa cultura, e o segundo, em sequência, dedicado ao desenvolvimento da habilidade de leitura através de uma atividade de jigsaw reading e perguntas orientadoras da leitura, seguido da socialização desta com os colegas que leram os outros fragmentos. Já no output, os alunos irão discutir, em grupos, questões sobre o conto lido, pensando nele a partir do lugar do autor do texto e a relação que pode ser tecida entre a cultura de partida e a cultura de chegada. Finalmente, listamos os materiais produzidos para este plano de aula. Para saber sobre a impressão deste material e as alternativas à apresentação digital, leia o ponto “Nota aos professores”.
- Folha de atividade de input (fragmentos do texto e questões orientadoras);
- Folha de questões de output;
- Resolução da atividade de output
- Nota aos professores:
- Impressões: A atividade de input (que pode ser localizada no ponto a, acima) será realizada individualmente, porém, a turma será dividida em quatro grupos, sendo cada grupo responsável pela leitura de um dos trechos do conto. Cada aluno deverá fazer a leitura de um fragmento do texto. O arquivo já está separado em fragmentos nomeados Part A, Part B, Part C, e Part D, com suas respectivas perguntas iniciando cada parte. Imprima uma cópia para cada aluno. Certifique-se de que todos os alunos possuam uma parte para ler. A atividade de output (que pode ser localizada no ponto b, acima) também será realizada em grupos e é importante que cada aluno receba uma cópia do arquivo para que possa tomar notas e ter um registro da discussão que realizarão. Por fim, o arquivo Resoluções da atividade de output é exclusivo à você, professor, e o auxiliará em sua preparação para a aula, bem como durante a socialização das discussões dos alunos. É importante ter em mente que neste arquivo você encontrará possíveis respostas.
- Alternativas à apresentação digital: Nesse plano de aula, você encontrará slides com imagens e texto (em especial os slides 2, 4 e 5) que poderão ser impressos em tamanho grande (de modo que toda a turma possa enxergar). Você também poderá imprimir em tamanho grande o slide de número 8 (Feedback) e escrever o objetivo da aula (slide 3) no quadro, antes da aula começar.
- Sobre o texto de input: O conto a ser trabalhado nesta aula pode ser encontrado em uma coletânea de textos de Edgar Allan Poe, disponibilizada pelo Governo dos Estados Unidos através do link: https://americanenglish.state.gov/files/ae/resource_files/edgar_allan_poe_storyteller.pdf. Nesse link (https://americanenglish.state.gov/resources/edgar-allan-poe-storyteller), você pode encontrar outros formatos para download do texto e, também, dos arquivos de áudio.
Context
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Mostre o slide para a turma. Leia ou peça a algum aluno que faça a leitura do trecho da música Changes, de David Bowie. Pergunte aos alunos (estas são algumas das possíveis perguntas que você, professor, pode fazer neste momento da aula. Caso tenha tempo o suficiente, faça todas.):
- What can you see in this picture? (Os alunos poderão responder coisas como: The head of a person and some bright connections; Our minds.)
- How can you relate the picture to the lyrics from David Bowie’s song? (Os alunos poderão responder coisas como: We need to think and adapt to face the strange; Many things change when we face the strange: our ideas, our feelings, etc.)
- In your opinion, is it easy to change? Why (not)? (Os alunos dirão Yes ou No. Acolha todas as contribuições dos alunos, pedindo para que justifiquem suas opiniões sempre que possível.)
- What things in life may make a person change? (As respostas para esta pergunta podem variar. Acolha todas elas e, sempre que possível, peça aos alunos que as justifiquem.)
- Do you think animals can change a person? How? (Os alunos dirão Yes ou No. Acolha todas as contribuições dos alunos, pedindo para que justifiquem suas opiniões sempre que possível.)
- Material complementar:
- Esta seção faz menção à música Changes, lançada em 1971, uma das mais conhecidas de David Bowie. Como descrito em um artigo (clique no link a seguir para acessá-lo: https://en.wikipedia.org/wiki/Changes_(David_Bowie_song)), “The lyrics are often seen as a manifesto for his chameleonic personality, the frequent change of the world today, and frequent reinventions of his musical style throughout the 1970s.” A música pode ser encontrada através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=xMQ0Ryy01yE;
- Ainda sobre o tema que envolve “aquilo que nos faz mudar”, seguindo a linha “Turn and face the strange” (David Bowie, Changes, 1971), recomendamos o livro As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky, publicado em 2007 no Brasil pela editora Rocco. Ele é um romance composto de cartas que a personagem principal, Charlie, escreve a alguém que não o conhece e do qual não exige respostas, apenas a escuta, ou melhor, a leitura acolhedora. O livro retrata as experiências da adolescência sob o olhar da descoberta de um novo, porém aterrorizante, mundo no qual é preciso, de uma forma ou outra, “enfrentar os estranhos”. O romance foi adaptado para o cinema, sendo lançado no Brasil em 2012. Abaixo, você encontra mais informações sobre o livro e, também, sobre o filme.
- The Perks of Being a Wallflower (book): https://en.wikipedia.org/wiki/The_Perks_of_Being_a_Wallflower
- The Perks of Being a Wallflower (movie): https://en.wikipedia.org/wiki/The_Perks_of_Being_a_Wallflower_(film)
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO