Plano de Aula

Plano de aula: Contos - The Black Cat

Plano 5 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Express one's position regading texts of several genres

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano não é parte de uma sequência. Contudo, para que os alunos tenham melhor aproveitamento nas atividades propostas neste plano, sugerimos que as propostas dos planos desta unidade (ING9_06UN01 - ING9_06UN06), em especial o plano ING9_06UN01, tenham sido realizadas pelos alunos anteriormente.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos farão a leitura do conto “The Black Cat”, escrito por Edgar Allan Poe e publicado pela primeira vez em 1843. O input deste plano está dividido em dois slides, sendo o primeiro dedicado a ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o autor e sobre a figura do gato preto em nossa cultura, e o segundo, em sequência, dedicado ao desenvolvimento da habilidade de leitura através de uma atividade de jigsaw reading e perguntas orientadoras da leitura, seguido da socialização desta com os colegas que leram os outros fragmentos. Já no output, os alunos irão discutir, em grupos, questões sobre o conto lido, pensando nele a partir do lugar do autor do texto e a relação que pode ser tecida entre a cultura de partida e a cultura de chegada. Finalmente, listamos os materiais produzidos para este plano de aula. Para saber sobre a impressão deste material e as alternativas à apresentação digital, leia o ponto “Nota aos professores”.

  • Folha de atividade de input (fragmentos do texto e questões orientadoras);
  • Folha de questões de output;
  • Resolução da atividade de output

  • Nota aos professores:
  • Impressões: A atividade de input (que pode ser localizada no ponto a, acima) será realizada individualmente, porém, a turma será dividida em quatro grupos, sendo cada grupo responsável pela leitura de um dos trechos do conto. Cada aluno deverá fazer a leitura de um fragmento do texto. O arquivo já está separado em fragmentos nomeados Part A, Part B, Part C, e Part D, com suas respectivas perguntas iniciando cada parte. Imprima uma cópia para cada aluno. Certifique-se de que todos os alunos possuam uma parte para ler. A atividade de output (que pode ser localizada no ponto b, acima) também será realizada em grupos e é importante que cada aluno receba uma cópia do arquivo para que possa tomar notas e ter um registro da discussão que realizarão. Por fim, o arquivo Resoluções da atividade de output é exclusivo à você, professor, e o auxiliará em sua preparação para a aula, bem como durante a socialização das discussões dos alunos. É importante ter em mente que neste arquivo você encontrará possíveis respostas.
  • Alternativas à apresentação digital: Nesse plano de aula, você encontrará slides com imagens e texto (em especial os slides 2, 4 e 5) que poderão ser impressos em tamanho grande (de modo que toda a turma possa enxergar). Você também poderá imprimir em tamanho grande o slide de número 8 (Feedback) e escrever o objetivo da aula (slide 3) no quadro, antes da aula começar.
  • Sobre o texto de input: O conto a ser trabalhado nesta aula pode ser encontrado em uma coletânea de textos de Edgar Allan Poe, disponibilizada pelo Governo dos Estados Unidos através do link: https://americanenglish.state.gov/files/ae/resource_files/edgar_allan_poe_storyteller.pdf. Nesse link (https://americanenglish.state.gov/resources/edgar-allan-poe-storyteller), você pode encontrar outros formatos para download do texto e, também, dos arquivos de áudio.

Context
Context

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide para a turma. Leia ou peça a algum aluno que faça a leitura do trecho da música Changes, de David Bowie. Pergunte aos alunos (estas são algumas das possíveis perguntas que você, professor, pode fazer neste momento da aula. Caso tenha tempo o suficiente, faça todas.):
  • What can you see in this picture? (Os alunos poderão responder coisas como: The head of a person and some bright connections; Our minds.)
  • How can you relate the picture to the lyrics from David Bowie’s song? (Os alunos poderão responder coisas como: We need to think and adapt to face the strange; Many things change when we face the strange: our ideas, our feelings, etc.)
  • In your opinion, is it easy to change? Why (not)? (Os alunos dirão Yes ou No. Acolha todas as contribuições dos alunos, pedindo para que justifiquem suas opiniões sempre que possível.)
  • What things in life may make a person change? (As respostas para esta pergunta podem variar. Acolha todas elas e, sempre que possível, peça aos alunos que as justifiquem.)
  • Do you think animals can change a person? How? (Os alunos dirão Yes ou No. Acolha todas as contribuições dos alunos, pedindo para que justifiquem suas opiniões sempre que possível.)

  • Material complementar:
  • Esta seção faz menção à música Changes, lançada em 1971, uma das mais conhecidas de David Bowie. Como descrito em um artigo (clique no link a seguir para acessá-lo: https://en.wikipedia.org/wiki/Changes_(David_Bowie_song)), “The lyrics are often seen as a manifesto for his chameleonic personality, the frequent change of the world today, and frequent reinventions of his musical style throughout the 1970s.” A música pode ser encontrada através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=xMQ0Ryy01yE;
  • Ainda sobre o tema que envolve “aquilo que nos faz mudar”, seguindo a linha “Turn and face the strange” (David Bowie, Changes, 1971), recomendamos o livro As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky, publicado em 2007 no Brasil pela editora Rocco. Ele é um romance composto de cartas que a personagem principal, Charlie, escreve a alguém que não o conhece e do qual não exige respostas, apenas a escuta, ou melhor, a leitura acolhedora. O livro retrata as experiências da adolescência sob o olhar da descoberta de um novo, porém aterrorizante, mundo no qual é preciso, de uma forma ou outra, “enfrentar os estranhos”. O romance foi adaptado para o cinema, sendo lançado no Brasil em 2012. Abaixo, você encontra mais informações sobre o livro e, também, sobre o filme.
  • The Perks of Being a Wallflower (book): https://en.wikipedia.org/wiki/The_Perks_of_Being_a_Wallflower
  • The Perks of Being a Wallflower (movie): https://en.wikipedia.org/wiki/The_Perks_of_Being_a_Wallflower_(film)

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO