Plano de Aula

Plano de aula: Poemas - Metáforas

Plano 6 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Express one's position regading texts of several genres

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano não é parte de uma sequência. Contudo, para que os alunos tenham melhor aproveitamento nas atividades propostas neste plano, sugerimos que as propostas dos planos desta unidade (ING9_06UN) já tenham sido realizadas pelos alunos primeiro.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos trabalharão com metáforas e poemas, compartilhando suas impressões sobre eles e possíveis interpretações para as metáforas encontradas durante a leitura. A contextualização desta aula será feita através de uma cena do filme “The Fault in Our Stars”. É importante que ela aconteça de modo breve para não comprometer o tempo das discussões nos slides posteriores. Durante o input, dividido em dois slides, os alunos irão explorar o que são metáforas a partir de seu uso no cotidiano e se seus significados são universais ou variam de acordo com a cultura onde são utilizadas. Ainda no input, os alunos farão a leitura, identificação e breve discussão das metáforas em grupos de quatro alunos, sendo os fragmentos no slide 5 e suas perguntas uma atividade de pré-leitura. Igualmente ao slide de contextualização, este momento de pré-leitura precisa ser breve. Por fim, em grupos maiores, os alunos discutirão algumas perguntas sobre as metáforas, as possíveis interpretações, suas impressões sobre os poemas e quais metáforas utilizariam se fossem os autores, justificando suas respostas. Abaixo, você encontra a lista de materiais e links necessários para esta aula, bem como orientações relacionadas a cópias e alternativas à apresentação do conteúdo digital.

  • Nota aos professores:
  • Links com as fontes dos poemas: Os links para as fontes do poema podem ser encontradas no arquivo de atividades de input 2 (disponibilizado no ponto c, acima). Todos os poemas foram retirados do website Common Lit, uma espécie de base comum para a literatura de língua inglesa que conta com uma variedade de textos selecionados por temática, ano escolar e outras categorias. Você pode acessá-lo através do link https://www.commonlit.org/en e cadastrar-se gratuitamente.
  • Alternativas à apresentação digital: Caso seja necessário, você poderá imprimir em tamanho grande, de modo que toda a turma possa enxergar, os slides 4, 5 e 7. Já o conteúdo dos slides 2, 3 e 6 pode ser escrito no quadro.
  • Impressões: As atividades desta aula serão realizadas em pares e em grupos. É importante que cada aluno receba uma cópia da folha de atividades de input 1 (metáforas) e de um dos poemas presentes na folha de atividades de input 2 (poemas). Estes materiais podem ser encontrados na lista acima. Observação: para a tarefa de leitura dos poemas, que será realizada em grupos de quatro alunos, faça cópias do material e separe os poemas de antemão, de acordo com o número de alunos da turma. Cada grupo de quatro alunos será responsável pela leitura de um dos três poemas, apenas.

Context
Context

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide aos alunos e leia a pergunta (Look at the picture. Have you ever watched this movie?). Os alunos responderão: Yes, I have ou No, I haven’t. Pergunte:
  • What is the name of the movie? What is this scene about? (Idealmente, os alunos responderão: The Fault in Our Stars. This scene is about a metaphor.)
  • What ideas cross your mind when you think of “metaphors”? (Esta pergunta tem por objetivo fazer um rápido brainstorming sobre as ideias que os alunos têm sobre o tema. Acolha as contribuições.)
  • Diga: You are going to watch this scene. While you watch it, think: What is the metaphor in the video? How does Augustus explain what a metaphor is?. Exiba o vídeo aos alunos. Ao final da exibição, refaça as perguntas (What is the metaphor in the video? How does Augustus explain what a metaphor is?) aos alunos, que poderão responder coisas como: The metaphor is about the cigarette. He explains that it hurts you only when you light one. Anote as possíveis respostas dos alunos no quadro. Caso seja necessário, exiba o vídeo mais uma vez.

Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=642lKXC97c4.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO