Plano de aula: Poemas - Metáforas

Plano 6 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Express one's position regading texts of several genres

Sobre esta aula: Este plano não é parte de uma sequência. Contudo, para que os alunos tenham melhor aproveitamento nas atividades propostas neste plano, sugerimos que as propostas dos planos desta unidade (ING9_06UN) já tenham sido realizadas pelos alunos primeiro.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos trabalharão com metáforas e poemas, compartilhando suas impressões sobre eles e possíveis interpretações para as metáforas encontradas durante a leitura. A contextualização desta aula será feita através de uma cena do filme “The Fault in Our Stars”. É importante que ela aconteça de modo breve para não comprometer o tempo das discussões nos slides posteriores. Durante o input, dividido em dois slides, os alunos irão explorar o que são metáforas a partir de seu uso no cotidiano e se seus significados são universais ou variam de acordo com a cultura onde são utilizadas. Ainda no input, os alunos farão a leitura, identificação e breve discussão das metáforas em grupos de quatro alunos, sendo os fragmentos no slide 5 e suas perguntas uma atividade de pré-leitura. Igualmente ao slide de contextualização, este momento de pré-leitura precisa ser breve. Por fim, em grupos maiores, os alunos discutirão algumas perguntas sobre as metáforas, as possíveis interpretações, suas impressões sobre os poemas e quais metáforas utilizariam se fossem os autores, justificando suas respostas. Abaixo, você encontra a lista de materiais e links necessários para esta aula, bem como orientações relacionadas a cópias e alternativas à apresentação do conteúdo digital.

• Nota aos professores:
  • Links com as fontes dos poemas: Os links para as fontes do poema podem ser encontradas no arquivo de atividades de input 2 (disponibilizado no ponto c, acima). Todos os poemas foram retirados do website Common Lit, uma espécie de base comum para a literatura de língua inglesa que conta com uma variedade de textos selecionados por temática, ano escolar e outras categorias. Você pode acessá-lo através do link https://www.commonlit.org/en e cadastrar-se gratuitamente.
  • Alternativas à apresentação digital: Caso seja necessário, você poderá imprimir em tamanho grande, de modo que toda a turma possa enxergar, os slides 4, 5 e 7. Já o conteúdo dos slides 2, 3 e 6 pode ser escrito no quadro.
  • Impressões: As atividades desta aula serão realizadas em pares e em grupos. É importante que cada aluno receba uma cópia da folha de atividades de input 1 (metáforas) e de um dos poemas presentes na folha de atividades de input 2 (poemas). Estes materiais podem ser encontrados na lista acima. Observação: para a tarefa de leitura dos poemas, que será realizada em grupos de quatro alunos, faça cópias do material e separe os poemas de antemão, de acordo com o número de alunos da turma. Cada grupo de quatro alunos será responsável pela leitura de um dos três poemas, apenas.

Context

Orientações:

• Mostre o slide aos alunos e leia a pergunta (Look at the picture. Have you ever watched this movie?). Os alunos responderão: Yes, I have ou No, I haven’t. Pergunte:
  • What is the name of the movie? What is this scene about? (Idealmente, os alunos responderão: The Fault in Our Stars. This scene is about a metaphor.)
  • What ideas cross your mind when you think of “metaphors”? (Esta pergunta tem por objetivo fazer um rápido brainstorming sobre as ideias que os alunos têm sobre o tema. Acolha as contribuições.)
  • Diga: You are going to watch this scene. While you watch it, think: What is the metaphor in the video? How does Augustus explain what a metaphor is?. Exiba o vídeo aos alunos. Ao final da exibição, refaça as perguntas (What is the metaphor in the video? How does Augustus explain what a metaphor is?) aos alunos, que poderão responder coisas como: The metaphor is about the cigarette. He explains that it hurts you only when you light one. Anote as possíveis respostas dos alunos no quadro. Caso seja necessário, exiba o vídeo mais uma vez.

Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=642lKXC97c4.