Plano de aula: Concordar e discordar em debates

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.

Sobre esta aula: Este plano é o quinto de uma sequência de 5 planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui o context, o objective, o input, a atividade de input e o output (recorte previamente as frases antes de distribuí-las aos alunos).

Context

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

• Look at the images. What do they refer to? (Espera-se que os alunos respondam Schools).
  • Do the students have anything in common in images 1 and 2? (Provavelmente dirão The uniforms).
  • What about image 3? Why is it different? (Espera-se que percebam que os alunos notem a diferença nas roupas e digam The clothes / No uniform).
  • Is it important to wear uniforms? Do you like wearing them? Why/why not? (Motive os estudantes a opinar sobre o uso de uniforme na escola pois as respostas já serão um brainstorming para a atividade de output. Faça um mapa mental no quadro com as ideias que forem surgindo).

Material complementar:

Para saber mais sobre a técnica do brainstorming, leia Brainstorming: como fazer um eficiente e ter as melhores ideias e Conheça as 5 melhores técnicas de brainstorming e tome as melhores decisões. Para saber mais sobre mapas mentais, leia 7 dicas de como fazer um mapa mental de sucesso.