Plano de aula: Concordando em debates

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.

Sobre esta aula: Este plano é o três de uma sequência de cinco planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

• Aula 1: Passo a passo de um debate
  • Aula 2: Elaborar argumentos
  • Aula 3: Aprender a expressar diferentes maneiras de concordar
  • Aula 4: Aprender a expressar diferentes modos de discordar
  • Aula 5: Participar de um debate

Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui o context, o objective, a atividade de input, o output e a atividade de output. A resolução da atividade de output pode ser encontrada aqui.

Context

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande aqui, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

• What can you see in the image? (Espera-se que respondam Names). And what do these people do? (Provavelmente dirão They sing).

Caso queira adaptar a nuvem com outros nomes, busque algum word cloud generator na internet.

• What kind of music do the singers in the cloud sing? (Espera-se que digam Rap and Hip Hop). And what do they usually sing about? (Aceite quaisquer respostas que expressem a ideia de protesto, preconceitos, desigualdades, autoridades, superação, violência, dificuldades [protest, prejudice, inequalities, authorities, overcoming, violence, difficulties]. Anote-as no quadro).
  • Do you listen to them? What calls your attention in their music? (Motive-os a expressar suas opiniões).
  • Do you agree music is a good way to spread ideas and make a point? (Espera-se que respondam yes or no). Continue a perguntar: Why? (Motive-os a expressar suas opiniões).

Seria interessante expor os alunos a exemplos de rap ou hip hop em inglês. A sugestão é a de se usar versos ou estrofes das músicas, para otimizar o tempo de aula, e explorar os temas que aparecem, e cotejá-los com a temática dos cantores brasileiros.