Plano de aula: Argumentação apoiada em evidências

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.

Oralidade_Debate

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 5 planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

• Aula 1: Passo a passo de um debate
  • Aula 2: Praticar expressões de evidência que mostram o uso de outras fontes para argumentar
  • Aula 3: Aprender a expressar diferentes maneiras de concordar
  • Aula 4: Aprender a expressar diferentes modos de discordar
  • Aula 5: Participar de um debate

Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui a imagem do context, o objective, a worksheet do input para os alunos, a imagem do input e do feedback.

Context

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

• Who’s the person in the image? (Espera-se que que os estudantes respondam Obama, the USA’s former president).
  • Where do you think he is? (Provavelmente os alunos responderão At the Congress/White House). Caso os alunos não cheguem a essa resposta esperada, pergunte: Where does a president work? (Espera-se que respondam At the presidential palace/the Congress/White House).
  • What’s he doing? (Provavelmente os estudantes responderão Talking on TV). Neste caso, prossiga com as perguntas: What do you think he’s talking about? (Espera-se que respondam Politics). Do you think it’s possible he’s defending his opinions? (Os alunos responderão yes/no). So how can we call this act of exchanging our opinions about a topic when there is no right or wrong side? (Espera-se que respondam A debate). Caso não cheguem à resposta esperada, pergunte: What’s the name of those programs that candidates discuss about what they’ll do if they win? (Provavelmente responderão A debate).
  • Now look carefully at this slide. Can you notice anything different? (Aguarde as diferentes respostas - Espera-se que respondam The green bars at the bottom of the page). Caso não cheguem à resposta esperada, direcione o pensamento: Look at the green bars. Isn’t it funny they are here in the slide of the president? Can you think where else we could find them? (Espera-se que respondam In videogames). Prossiga com a pergunta: Can you think about why they are here? (Espera-se que respondam To show who’s winning or losing). Is there a winner there? (Espera-se que respondam No). Continue a perguntar: What’s the word we use to say that there’s no winner or loser? (Espera-se que respondam A tie). Why do you think that is happening? (Provavelmente responderão Because they have good points). É importante que os alunos entendam o contexto da imagem: o ex-presidente e os republicanos em um momento de discussão. Por tal razão, aceite respostas que se assemelhem às indicadas nas instruções, pois isso mostrará que houve interpretação e compreensão por parte dos estudantes.

É importante retomar, como apontado na aula anterior, que não há somente dois lados em uma discussão, e que as diversas opiniões e posições fazem parte do pensamento da sociedade. Ademais, é essencial salientar a importância de se respeitar a opinião do outro, principalmente se ela não está de acordo com a sua.