Google Docs no ensino remoto ou híbrido: 13 dicas para usar bem a ferramenta

Conheça as funcionalidades da plataforma que podem melhorar seu planejamento de atividades escolares

POR:
Ana Paula Bimbati, Victor Santos
Foto: Getty Image

Introdução: Ana Paula Bimbati
Apuração e texto das dicas: Victor Santos

Depois dos desafios impostos pela pandemia no ensino remoto, não há dúvidas que a tecnologia e a internet são grandes ferramentas para auxiliar no processo de aprendizagem. Uma das soluções desse universo digital são as funcionalidades do Google Drive, que traz o Docs. Muitos professores passarem a usar a plataforma para revisar os textos dos alunos, fazer seu planejamento em conjunto com outros educadores, realizar provas online… e muitas outras atividades possíveis.

Quer aprofundar seus conhecimentos nas ferramentas digitais?

Conheça nosso manual com mais de 100 dicas sobre plataformas que vão te ajudar a planejar e inovar sua aula. É gratuito! 

 

Se você tem interesse em saber mais sobre a ferramenta, separamos 13 dicas com passo a passo para você explorar ainda mais o Docs. Confira:

1) Como acessar
Primeiro, acesse seu Google Drive. Em seguida, clique no botão “+ Novo” no canto superior esquerdo (no celular, é apenas o ícone de “+”) e selecione “Documentos Google”. Clique em “Em branco” e pronto: você terá um documento do zero, no mesmo estilo do Microsoft Word, e já pode escrever e personalizar o arquivo, como preferir! 

2) Como criar um documento a partir de um modelo já pronto
Seguindo o caminho “+ Novo” em “Documentos Google”, abaixo de “Em branco” aparece a opção “Com base em um modelo”. Trata-se de uma opção muito útil para quem está dando os primeiros passos no Docs, pois oferece uma lista de modelos de documentos já prontos. Inclusive, há um tópico específico para Educação, com modelos como ‘Trabalho escolar’, ‘Relatório’, ‘Fichamento de livro’, ‘Observações da aula’ e ‘Plano de aula’. 

3) Como usar formatações básicas do Google Docs
A barra de formatações que aparece no topo do Docs é bastante similar à de outros editores de texto, como o Microsoft Word e o FastFormat. Assim, na barra de ferramentas e nos ícones dispostos ali, é possível alterar a fonte do texto (o padrão é Arial), mudar o tamanho e a cor da fonte, e também aplicar negrito, itálico, sublinhado e tachado ao texto. Além disso, os outros ícones principais são para inserir links, comentários e imagens, e ainda alterações básicas de espaçamento e formatação.

Dica: coloque o cursor sobre cada ícone, que logo aparecerá na tela, por escrito, a sua função. 

4) Como usar o dicionário do Docs
Selecione uma palavra do seu texto no Docs. Depois, clique com o botão direito e selecione “Definir”: com isso, o Docs vai abrir uma página lateral na coluna do documento, com um dicionário que traz a definição daquela palavra. 

5) Como fazer uma pesquisa sem sair do Docs
Selecione a palavra ou expressão do seu texto que deseja pesquisar. Em seguida, clique com o botão direito do mouse/cursor e depois, clique em “Explorar”. No canto direito da tela, surgirá uma pesquisa com uma curadoria de tudo o que já foi publicado na internet sobre o assunto – um material ainda mais selecionado que a pesquisa Google tradicional.

Curso gratuito: como usar o Google Documentos

Aprofunde seus conhecimentos sobre a ferramenta neste curso gratuito de NOVA ESCOLA com as professoras e formadoras de professores Kika Alves e Renata Capovilla. 

6) Como fazer citações no Docs
Se você fez uma pesquisa (veja item anterior) e adicionou um trecho do texto ao seu Docs, é possível fazer uma citação desse material coletado em forma de referência bibliográfica. Para isso, volte à coluna lateral em que aparece a lista de sites que resultaram da sua busca. Clique no ícone de aspas que aparece na frente do site utilizado, e pronto: o Docs cria uma citação automaticamente. E no ícone de três pontinhos em cima, é possível configurar o modelo da citação (MLA, APA ou Chicago).

7) Como pesquisar e inserir imagens da web sem sair do Docs
No menu superior acima da barra de formatação, siga o caminho “Inserir” ?? “Imagem” ?? “Pesquisar na Web”. Na barra lateral que se abrirá, digite o termo para o qual deseja encontrar imagens, e aproveite: as imagens do resultado da busca passam por um rigoroso filtro de segurança, possuem alta definição e já são liberadas para uso – para isso, selecione a imagem desejada e clique em “Inserir imagem”.

8) Como transformar seu arquivo em colaborativo e compartilhar com alguém
Para utilizar o potencial colaborativo do Docs, é preciso compartilhar o arquivo – seja com outros professores, seja com estudantes. Clique no botão “Compartilhar”, no canto superior esquerdo da tela. Nesse momento, aparecem duas opções: a primeira é ‘Compartilhar com pessoas e grupos’, em que o professor pode adicionar os endereços de e-mail de quem deseja compartilhar determinado documento – e é aí que se pode escolher entre as opções “Editor” (quem receber o documento pode editá-lo), “Comentarista” (quem receber pode comentar, mas não editar) ou “Leitor” (o documento fica disponível apenas para leitura). A segunda opção é “Copiar link”, em que o professor pode copiar e enviar o link para o Docs por qualquer meio de divulgação. Nesta opção, também é necessário definir as permissões para o arquivo, indicando se as pessoas que terão acesso ao link poderão editar, comentar ou apenas visualizar. 

9) Como saber quem editou o documento no Docs
Para saber quem entrou naquele documento e os trechos que foram editados, basta acessar o histórico de versões, seguindo o caminho “Arquivo” (na barra superior acima do menu de formatação) e depois “Histórico de versões”. Ele abre uma barra lateral que separa automaticamente por cores o nome dos alunos que editaram o documento, e é possível navegar entre todas as versões do arquivo. 

10) Como inserir comentários e sugestões no Docs
Se você recebe, por exemplo, uma produção textual dos alunos como parte de uma atividade, você pode inserir comentários no arquivo. Basta selecionar palavra/frase/trecho, e apertar o ícone de “+” (adicionar um comentário), que surge no lado direito – e o aluno pode, inclusive, responder a esses comentários. Para inserir sugestões (sem alterar o texto original), clique no ícone de lápis (“Edição”) no menu superior direito, e altere para o ícone de balãozinho (“Sugestão”). Com isso, é possível selecionar um trecho e digitar uma correção, sugerindo uma alteração que o aluno pode aceitar ou não.

11) Como alterar as formatações de margem do Docs
Por acaso, você já fez upload de um arquivo do Microsoft Word no Docs e, ao abrir, ele desconfigurou totalmente? A dica é alterar as formatações de margem do Docs, para que sejam as mesmas do Word do seu computador. Primeiro, localize as especificações de margem na sua versão do software da Microsoft (qualquer dúvida, busque no Suporte Online). Abra o Docs, clique no botão “Ajuda” na barra superior de formatação e digite “Configuração da página”. No quadrinho que se abrirá, dá para alterar as configurações de margem na parte superior, inferior, direita e esquerda, inclusive tornando-as padrão. 

12) Como alterar parágrafo e espaçamentos no Docs
No mesmo campo “Ajuda”, na barra superior de formatação, é possível digitar palavras-chave como “Parágrafo” e “Espaçamento”, e deixá-las iguais às do Microsoft Word do seu computador – reduzindo ainda mais as chances de ter seu arquivo desconfigurado na hora de passar para o Docs. 

13) Como baixar arquivos em diferentes formatos
Seguindo o caminho “Arquivo” (barra superior de formatações) e clicando em “Fazer o download”, o Docs permite fazer o download do arquivo em diferentes formatos, como PDF e o próprio .docx, do Microsoft Word.

Você confere essa e outras dicas no nosso Manual das Ferramentas Digitais. Um e-book gratuito para te ajudar no ensino híbrido ou remoto. Baixe aqui!

Tags

Guias