Plano de Aula

Plano de aula: A localização da Terra no Universo

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: este plano pretende trabalhar uma parcela da habilidade EF09CI14 expressa pela BNCC. A proposta é fechar esta habilidade, retomando uma de suas ideias centrais: descrever a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões). Para tal, o plano traz um contexto simples, apenas um endereço em um pedaço de papel. A partir dele, os educandos serão desafiados a perceber que existe uma organização neste endereço e que, assim como ele, a Terra também pode ter uma descrição organizada de sua localização. A etapa do mão na massa propõe a execução de um jogo: O JOGO DAS CONEXÕES. Nele, os grupos de educandos serão desafiados a montar uma espécie de organograma com os diversos componentes e astros do Universo. Deste modo, ao final do jogo, os alunos serão capazes de visualizar a Terra como parte de uma organização maior. Na sistematização será retomada a questão disparadora: “qual é o endereço da Terra?”, além da apresentação de um vídeo que auxiliará educador e educandos na construção dos conceitos, de modo claro e assertivo.

Materiais necessários para a aula: projetor ou quadro negro, jogo das conexões do material de apoio, materiais de escritório.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize a turma em grupos, a quantidade de participantes deve variar conforme o número total de educandos na turma. A sugestão é que os grupos tenham, no máximo, 6 integrantes cada. Leia o título da aula para a turma.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO