Plano de aula: A localização da Terra no Universo

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo

Sobre esta aula: este plano pretende trabalhar uma parcela da habilidade EF09CI14 expressa pela BNCC. A proposta é fechar esta habilidade, retomando uma de suas ideias centrais: descrever a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões). Para tal, o plano traz um contexto simples, apenas um endereço em um pedaço de papel. A partir dele, os educandos serão desafiados a perceber que existe uma organização neste endereço e que, assim como ele, a Terra também pode ter uma descrição organizada de sua localização. A etapa do mão na massa propõe a execução de um jogo: O JOGO DAS CONEXÕES. Nele, os grupos de educandos serão desafiados a montar uma espécie de organograma com os diversos componentes e astros do Universo. Deste modo, ao final do jogo, os alunos serão capazes de visualizar a Terra como parte de uma organização maior. Na sistematização será retomada a questão disparadora: “qual é o endereço da Terra?”, além da apresentação de um vídeo que auxiliará educador e educandos na construção dos conceitos, de modo claro e assertivo.

Materiais necessários para a aula: projetor ou quadro negro, jogo das conexões do material de apoio, materiais de escritório.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize a turma em grupos, a quantidade de participantes deve variar conforme o número total de educandos na turma. A sugestão é que os grupos tenham, no máximo, 6 integrantes cada. Leia o título da aula para a turma.