Plano de aula: Proporções de tamanhos e distâncias entre os astros do Sistema Solar

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo

Sobre esta aula: Este plano deve servir como introdução para a sequência de aulas englobadas pela habilidade CIE9_14TU, expressa na BNCC. Estudamos astronomia desde muito cedo em ambiente escolar, conceitos simples como os nomes e a ordem dos planetas do sistema solar nos acompanham nesta caminhada. Para adaptar esses conceitos aos devidos anos curriculares, muitas vezes, é preciso simplificar algumas ideias. Essa simplificação, em certos casos, acaba por criar algumas concepções que não condizem com a realidade científica. Este plano, que abre a habilidade EF09CI14, pretende mostrar aos educandos alguns conceitos bem pertinentes de nosso sistema solar: as proporções entre os tamanhos dos astros principais (Sol e planetas) e as distâncias dos planetas ao Sol. Para isso, será proposto uma atividade concreta em que cada grupo receberá uma esfera (que pode ser feita dos mais distintos materiais). Os alunos assumirão que ela representará o Sol e, a partir dela, deverão calcular os raios e as distâncias, respeitando a diminuição proporcional dos tamanhos reais para o tamanho da esfera de referência que receberam.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou quadro digital (se disponível), esferas de qualquer material ou tamanho, régua e materiais de escritório.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula para a classe. Atente para o fato de que a ideia deste título é despertar a curiosidade dos educandos, por isso, aproveite este momento para fazê-los analisar quais são as primeiras ideias que surgem em suas mentes quando leem o título.