Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano deve servir como introdução para a sequência de aulas englobadas pela habilidade CIE9_14TU, expressa na BNCC. Estudamos astronomia desde muito cedo em ambiente escolar, conceitos simples como os nomes e a ordem dos planetas do sistema solar nos acompanham nesta caminhada. Para adaptar esses conceitos aos devidos anos curriculares, muitas vezes, é preciso simplificar algumas ideias. Essa simplificação, em certos casos, acaba por criar algumas concepções que não condizem com a realidade científica. Este plano, que abre a habilidade EF09CI14, pretende mostrar aos educandos alguns conceitos bem pertinentes de nosso sistema solar: as proporções entre os tamanhos dos astros principais (Sol e planetas) e as distâncias dos planetas ao Sol. Para isso, será proposto uma atividade concreta em que cada grupo receberá uma esfera (que pode ser feita dos mais distintos materiais). Os alunos assumirão que ela representará o Sol e, a partir dela, deverão calcular os raios e as distâncias, respeitando a diminuição proporcional dos tamanhos reais para o tamanho da esfera de referência que receberam.
Materiais necessários para a aula: Projetor ou quadro digital (se disponível), esferas de qualquer material ou tamanho, régua e materiais de escritório.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o título da aula para a classe. Atente para o fato de que a ideia deste título é despertar a curiosidade dos educandos, por isso, aproveite este momento para fazê-los analisar quais são as primeiras ideias que surgem em suas mentes quando leem o título.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: A proposta para este contexto é introduzir o assunto que será abordado neste plano. A ideia é revisar alguns conceitos bem básicos, visto que esta é a primeira aula da habilidade, além construir a noção de quão significativamente maior é o Sol em relação aos outros astros que estão em sua órbita.
A imagem deste slide pode ser utilizada para levantar mais alguns questionamentos. Pergunte se esta imagem representa a real proporção entre os tamanhos dos astros no sistema solar e se ela respeita a distância entre os astros.
Diga que, a princípio, ela aproxima a proporção real entre os tamanhos dos astros, porém, na imagem, a distância entre eles é quase a mesma, o que não condiz com a realidade.
Comente que muitas vezes nos deparamos com esses conceitos, que são abstratos, confusos, justamente porque em diversas situações as quais estudamos o Sistema Solar foram nos apresentadas imagens meramente ilustrativas, que não possuíam a devida preocupação com o conceito científico e acabaram por criar essas concepções equivocadas. Os questionamentos finais do contexto e a proposta para todo este plano serve, justamente, para quebrar essas possíveis concepções. Conduza a aula de modo a tomar este preceito como foco.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Conectada com os questionamentos que já surgiam no contexto, a questão disparadora traz o cerne da proposta deste plano. Leia para a turma e faça uma breve conexão com o que conversavam anteriormente, adiante que na aula de hoje será possível ter uma noção bem realista das distâncias.
Mão na massa
Tempo sugerido: 31 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos de até cinco integrantes. Para cada equipe, providencie uma esfera (elas podem ter tamanhos diferentes) e as entregue juntamente com a tabela do material de apoio, que pode ser encontrada no material complementar. Antes de entregar o material, faça os questionamentos deste slide, eles são uma sequência do que apareceu no contexto. Não dê e nem espere as respostas prontas, deixe que fiquem com as ideias na cabeça.
A proposta é simples, porém irá exigir o conhecimento de algumas ferramentas matemáticas, regra de três e noções de proporção. A tabela entregue traz o valor do raio do Sol e dos planetas, além das distâncias que os separam. Com estes dados, a primeira atividade irá desafiar os grupos a calcular, proporcionalmente, qual deveria ser o raio de outras esferas caso a primeira, que foi entregue anteriormente, assumisse o papel de Sol. Sugiro que vá ao slide Sistematização e acesse o link do vídeo que lá está disponível, no qual pode ser vista a construção da mesma proposta que realizaremos em sala, porém, devido ao espaço que físico, iremos nos restringir apenas aos cálculos e análise dos resultados.
Mão na massa
Tempo sugerido: 31 minutos
Orientações: Atividade I:
Para solucionarem este problema, os grupos poderão seguir diversos caminhos dentro das noções de proporção, porém o mais simples seria que utilizassem uma regra de três simples, assim:
RAIO DO SOL ---> RAIO DA ESFERA
RAIO DO PLANETA ---> X
Os valores do Raio do Sol e Raio do Planeta eles poderão retirar da tabela que foi entregue e o valor para o Raio da Esfera eles deverão medir utilizando uma régua, sugira que meçam o valor do diâmetro e depois o dividam por 2, assim o valor medido torna-se mais preciso. Proponha que obtenham os valores dos raios proporcionais para todos os planetas do Sistema Solar. Eles perceberão que o raio de alguns planetas será extremamente pequeno em relação ao do Sol.
Atividade II:
A segunda atividade que será lançada à turma é em relação às distâncias entre os astros. Os valores reais também se encontram na tabela que já foi entregue aos grupos no início da proposta. Peça que estabeleçam uma distância de referência, se preferir utilize o padrão de 100 centímetros para todos os grupos, ela representará, em nosso sistema de proporções, o espaçamento entre o Sol e a Terra.
Tendo esta referência como base e os valores reais na tabela, pelo mesmo princípio que utilizaram para calcular as proporções em relação aos raios dos planetas, eles serão questionados quanto às proporções entre as distâncias dos astros. Veja:
DISTÂNCIA REAL SOL/TERRA ---> 100 cm
DISTÂNCIA REAL SOL/PLANETA ---> X cm
Após decorrido o tempo de execução dos cálculos, questione os grupos quanto aos resultados que obtiveram. Os valores encontrados foram grandes ou pequenos?
A distância entre cada planeta e o Sol é a mesma ou existe uma variação para cada um? Esta variação é grande?
Caso você tenha distribuído esferas de tamanhos diferentes para cada grupo, questione-os quanto a diferença nos valores obtidos. Você pode abrir mais questionamentos se julgar necessário, apenas atente-se para o tempo disponível.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Solicite que os grupos organizem as proporções calculadas em uma tabela como a do modelo deste slide.
Se houver disponibilidade de mais tempo e de recursos tecnológicos em sua instituição de ensino, sugiro que apresente o vídeo do link a seguir para a turma. Ele traz em escala real a construção de um sistema solar a partir dos mesmos cálculos proporcionais que os grupos desenvolveram nesta aula. Comente que o tamanho do astro central utilizado no vídeo é diferente do padrão que foi utilizado pelos grupos. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=Kj4524AAZdE.