Plano de Aula

Plano de aula: Classificação dos planetas do sistema solar

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, educador, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano corresponde à segunda aula de uma sequência de dez que assumem o objetivo de desenvolver a habilidade EF09CI14, expressa na BNCC. Esta aula pretende definir as características de cada categoria de planetas que compõem o sistema solar. O contexto traz uma reportagem que instiga a curiosidade dos educandos, “Será possível caminhar sobre a superfície de Júpiter?”. A leitura e discussão do texto abre o tema e leva à questão disparadora: “Como é a superfície dos outros planetas do sistema solar?”. A dúvida levantada e discutida no contexto levará a turma a indagar a respeito da superfície dos outros planetas do sistema solar. Isso deverá ser esclarecido pela atividade proposta na etapa Mão na massa. Cada grupo de educandos irá receber uma tabela com uma categoria de planetas: planetas rochosos, planetas gasosos ou planetas anões. Com um momento para discussão e socialização das ideias, a turma será conduzida a construir em conjunto uma tabela geral que contará com todas as categorias de planetas. Cada educando terá a oportunidade de acrescentar alguma das características que pesquisou. Por fim, retorna-se à questão disparadora oralmente e, a partir das respostas que serão dadas, será possível avaliar a construção do conhecimento da turma.

Materiais necessários para a aula: tabela de categoria dos planetas, reportagens, imagens, cartolina.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o título da aula, questione a turma sobre os planetas que compõem nosso sistema e sobre a ordem dos mesmos. Pergunte também a respeito da estrela em torno da qual orbitam. Se os estudantes apresentarem dificuldades em lembrar a resposta, utilize este tempo para fazer uma breve revisão desses conteúdos.