Geocentrismo e Heliocentrismo
9º Ano
Objetivos de aprendizagem
Construir noções de astronomia conforme a evolução de conhecimentos ao longo da história. Desenvolver o senso crítico e a capacidade de argumentação. Reconhecer a teoria heliocêntrica como a atualmente aceita para o sistema solar.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
Professor-autor: Fábio Buffon
Mentor: Marcus Silva
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Este plano pretende abordar uma parte da habilidade EF09CI14, expressa pela BNCC. Trabalhar a dualidade entre geocentrismo e heliocentrismo é cativante para educadores e educandos, pois trata-se de uma temática intrigante para as classes em geral. Para isso, o contexto desta aula traz um vídeo resumo da TV Escola, a fim de introduzir os conceitos dos dois modelos cosmológicos e de contextualizar historicamente quando essas discussões se passaram e como elas aconteceram. Logo em seguida, a questão disparadora vem ao encontro de um dos objetivos desta aula, questionando acerca do processo histórico de transição e de construção da ciência focado nos modelos cosmológicos.
A proposta é que a turma perceba que a ciência não surge imediatamente de um insight de algum cientista, mas é, na verdade, um processo que leva tempo para ser construído e aceito pela sociedade científica. A proposta do mão na massa sugere que eles se coloquem como os cientistas da época tentando defender a sua teoria, que é a cientificamente mais aceita, perante uma banca que carrega uma série de dogmas e tradições que não podem ser quebrados. A ideia da construção do tribunal para a discussão dos modelos cosmológicos visa, além de contextualizar historicamente a turma, desenvolver a capacidade de argumentação e a desenvoltura ao exporem suas opiniões. Por fim, após este momento intenso de discussões, a sistematização propõe a construção de um quadro resumo, que poderá ser desenvolvido no quadro ou em cartolina, com as características de cada modelo cosmológico e os pontos importantes que a turma julgar pertinente acrescentar.