Plano de Aula
Plano de aula: Geocentrismo e Heliocentrismo
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo
Por: Fábio Buffon
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano pretende abordar uma parte da habilidade EF09CI14, expressa pela BNCC. Trabalhar a dualidade entre geocentrismo e heliocentrismo é cativante para educadores e educandos, pois trata-se de uma temática intrigante para as classes em geral. Para isso, o contexto desta aula traz um vídeo resumo da TV Escola, a fim de introduzir os conceitos dos dois modelos cosmológicos e de contextualizar historicamente quando essas discussões se passaram e como elas aconteceram. Logo em seguida, a questão disparadora vem ao encontro de um dos objetivos desta aula, questionando acerca do processo histórico de transição e de construção da ciência focado nos modelos cosmológicos.
A proposta é que a turma perceba que a ciência não surge imediatamente de um insight de algum cientista, mas é, na verdade, um processo que leva tempo para ser construído e aceito pela sociedade científica. A proposta do mão na massa sugere que eles se coloquem como os cientistas da época tentando defender a sua teoria, que é a cientificamente mais aceita, perante uma banca que carrega uma série de dogmas e tradições que não podem ser quebrados. A ideia da construção do tribunal para a discussão dos modelos cosmológicos visa, além de contextualizar historicamente a turma, desenvolver a capacidade de argumentação e a desenvoltura ao exporem suas opiniões. Por fim, após este momento intenso de discussões, a sistematização propõe a construção de um quadro resumo, que poderá ser desenvolvido no quadro ou em cartolina, com as características de cada modelo cosmológico e os pontos importantes que a turma julgar pertinente acrescentar.
Materiais necessários para a aula: Lousa ou projetor para apresentação do vídeo, material de escritório, uma cartolina ou papel pardo ou quadro de anotações.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o título da aula. Você pode apresentar aos alunos a etimologia das palavras: geo = terra, hélio = sol. Veja se os alunos percebem ou se já possuem alguma noção prévia do assunto que será abordado.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO