Plano de aula: Satélites naturais e corpos celestes menores

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo

Sobre esta aula: Este plano corresponde a terceira aula da sequência que visa desenvolver a habilidade EF09CI14 expressa na BNCC. Visto que a aula anterior desta habilidade abordou as categorias de planetas do Sistema Solar, essa sequência traz os outros corpos celestes que o compõe. O contexto apresenta duas imagens: a primeira de um asteroide e a segunda do planeta Marte. A ideia para este primeiro momento é levar para a turma as diferenças entre os corpos celestes mais comuns e os corpos celestes menores, fazendo os alunos refletirem sobre a existência de outros astros em órbita da nossa estrela central, o Sol. Direcionando-os rapidamente para a questão disparadora, que os desafia a pensar quais são esses outros astros, se são muitos e quais são suas características. Para responder a estas indagações, a atividade proposta pelo Mão na Massa tem o intuito de fazê-los pesquisar uma destas categorias de corpos celestes menores e produzir uma reportagem anunciando algum evento relacionado a ela. A partir de textos de apoio fornecidos pelo educador e retirados da internet, os estudantes irão construir as ideias e apresentá-las para turma. Por fim, após as devidas apresentações e pontuações do educador, a ideia é formalizar os conceitos pesquisados através de um resumo em tópicos construído em conjunto com a turma. Desta forma, o educador poderá citar outras características e exemplos pertinentes que eventualmente tenham sido deixados de lado pelos grupos durante o desenrolar da atividade.

Materiais necessários para a aula: Texto de apoio, laboratório de informática ou dispositivos eletrônicos (se disponível), cartolinas e materiais de escritório.

Título da aula

Orientações: Para esta aula partiu-se do pressuposto de que os educandos já compreendem quais são e como se classificam os planetas do sistema solar. Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 integrantes. Introduza a aula lendo o título e comente que hoje discutirão sobre os outros corpos que também estão presentes no sistema solar e quais são suas características. Pergunte se eles conhecem algum corpo celeste, que não seja o sol ou os planetas, que se faz presente em nosso sistema. Espera-se que surjam comentários citando a Lua e talvez alguns cometas mais conhecidos.