Plano de aula: A formação da Lua

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo

Sobre esta aula: Este plano pretende trabalhar uma parcela da habilidade EF09CI14, expressa pela BNCC, além de dar continuidade a habilidade CIE8_10TU, trabalhada dentro da temática Terra e Universo do 8º ano. Esta aula é um exemplo forte do pressuposto de uma ciência humana e em construção. É preciso deixar claro aos educandos que as teorias que serão discutidas nesta aula ainda não foram completamente comprovadas, apesar da existência de fortes indícios para algumas delas. A proposta da aula é discutir como o nosso único satélite natural se formou e qual é a relação das manchas em sua superfície com seu período de formação. O contexto traz a imagem da lua, de modo bem objetivo. Ele tenciona questionar a turma quanto ao que é possível observar em sua superfície e levar os alunos a compreender as relações da Lua com as mais diversas crenças populares. Como o objetivo é abordar toda esta temática pelo viés científico, a questão disparadora traz a turma de volta questionando-os: “Como as manchas lunares surgiram?”. Desse modo, será possível reconhecer as razões que explicam existência delas. A atividade proposta pelo mão na massa é bastante desafiadora: a partir de um vídeo introdutório, a turma será dividida em grupos e, juntos, os alunos deverão elaborar um breve documentário ou noticiário, explicando de forma clara, objetiva e criativa a teoria de formação da Lua e a razão para a existência das manchas lunares. Após a elaboração dos vídeos e das discussões que serão conduzidas, os grupos deverão produzir, em seus cadernos, um resumo que contenha as principais características da formação da lua, além de esclarecer as razões que explicam o que são e de onde surgiram as manchas lunares, podendo, desse modo, responder à questão disparadora e às indagações realizadas no começo da aula.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou lousa digital, quadro negro, cartolina, materiais de escritório, câmera de vídeo ou outro dispositivo de gravação disponível.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula, nela você irá trabalhar com a turma em grupos. Você pode introduzir a aula com os alunos sentados nas carteiras e, durante o mão na massa, organizá-los nos grupos. Se preferir, organize-os em grupos de 4 ou 5 integrantes desde o início.