Plano de aula: O Sol

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo

Sobre esta aula: Este plano pretende trabalhar uma parcela da habilidade EF09CI14 expressa pela BNCC.

O Sol é a estrela central de nosso sistema, ele representa a razão da nosso existência e possui uma série de características que o definem. Estas características, por muitas vezes, apresentam valores distantes da realidade dos alunos. Para minimizar esta distância, essa aula propõe trabalhá-las de modo a contextualizar seus valores com situações do cotidiano dos alunos. O contexto traz uma dessas possíveis aproximações enquanto a atividade sugerida no Mão na Massa permite que a turma construa uma tabela com suas próprias relações. Para isso, cada tabela que será entregue aos grupos pelo educador traz um conceito central e, a partir dele, os grupos buscarão circunstâncias práticas de seu cotidiano sendo desafiados a relacioná-las à característica ou ao conceito apresentado. Por fim, a turma é convidada a construir coletivamente uma tabela que trará os tópicos das diversas construções dos grupos, deste modo, todos os educandos poderão socializar suas ideias e conhecer as produções dos colegas.

Materiais necessários para a aula: Tabelas do material de apoio, material de escritório, 1 cartolina ou papel pardo ou quadro negro, laboratório de informática ou dispositivos eletrônicos (se julgar necessário).

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula, você pode organizar a turma em semicírculo. Comente que o objetivo desta aula é conhecer as principais características do Sol, sua composição, como é sua superfície e suas proporções. O sol é a estrela responsável pela nossa existência, relembre que ele é o centro de nosso sistema planetário e que pertence a um conjunto de outros sistemas que compõem nossa galáxia.