Plano de aula: A localização da Terra e as características da Via Láctea

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo

Sobre esta aula: Este plano pretende trabalhar uma parcela da habilidade EF09CI14, expressa pela BNCC. A proposta para este plano é dar continuidade ao conceito de galáxia, porém, aprofundar os estudos nas características específicas da nossa: A Via Láctea. O contexto traz a imagem de uma floresta, os questionamentos conduzem justamente ao que se espera que os estudantes compreendam acerca dos estudos e dos dados que a comunidade científica já possui da Via Láctea, ou seja, estamos cercados por uma imensidão de estrelas e de outros corpos celestes e buscando realizar todos estes estudos a partir de um ponto no meio deste espaço. Para discutir as informações que já mapeamos da galáxia, a atividade mão na massa inicia com a leitura de um texto de apoio, seguida de uma discussão sobre ele, a partir das ideias centrais circuladas pelos educandos durante a leitura. Tendo realizado esta etapa, os alunos serão desafiados a criar questões sobre o texto que acabaram de ler. Haverá um momento de trocas, onde cada estudante irá resolver as questões construídas pelo colega e, por fim, um momento de discussão acerca deste momento pedagógico. Para concluir a proposta, este plano sugere a elaboração de uma lista, construída em conjunto com a turma, contendo as características de nossa galáxias, deste modo, é possível ao educador permear acerca do que foi compreendido ou não por seus educandos e os auxiliar nos eventuais equívocos conceituais.

Materiais necessários para a aula: Projetor, quadro negro, caixa de sapatos ou semelhante, texto de apoio impresso, materiais de escritório.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula, lendo-o para a turma. Se preferir, organize-os em um semicírculo. Relembre rapidamente que a Via Láctea é o nome recebido pela nossa galáxia e que a Terra e o Sistema Solar fazem parte deste imenso mar de estrelas que a compõem.