GEO8_05UND04 - Mapas da Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: A África e o imperialismo Europeu
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geografia Política e Geopolítica
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula discutir o processo de apropriação do território africano pelo imperialismo europeu, sua posterior partilha entre as principais potências européias da época e o estabelecimento de fronteiras territoriais, o que possibilita compreender a África e muitos de seus impasses atuais, cujas raízes estão no processo de colonização.
Materiais necessários: Projeção dos slides ou impressão dos mapas e imagens, uma folha de sulfite por dupla, lápis preto, borracha, lápis de cor (opcional) e fita adesiva.
Material complementar:
Imagem Contextualização: https://drive.google.com/open?id=1Oybcd_rwyPtD2B1-CrEMdpGcx0wqlmr74TsIpdNVPxs
Mapas da Problematização: https://drive.google.com/open?id=1sfbZ3-rXnyT9xUY5ejgLHvv7C-ka4hs8K7DmesLszEY
Para você saber mais:
GASPARETTO JÚNIOR, Antonio. Imperialismo na África. Infoescola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/historia/imperialismo-na-africa/> Acesso em 08 jan. 2019.
Imperialismo na África. Sua pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/historia/imperialismo/imperialismo_africa.htm> Acesso em 08 jan. 2019.
Partilha da África. Sua pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/historia/partilha_africa.htm> Acesso em 09 jan. 2019.
SANTANA, Miriam Ilza. Conferência de Berlim. Infoescola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/historia/conferencia-de-berlim/> Acesso em 07 jan. 2019.
SILVA, Daniel Neves. Conferência de Berlim. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/conferencia-berlim.htm>. Acesso em 07 jan. 2019.
A charge é um gênero textual, muito comum em jornais, que se utiliza da imagem e do humor para expressar uma crítica e satirizar algum acontecimento da realidade. É bastante comum também as charges apresentarem conteúdo de cunho político, envolvendo ações e disputas políticas. É uma forma de expressar graficamente a opinião do autor sobre a política ou alguma situação cotidiana.
Contextos prévios: É interessante que os alunos conheçam o contexto e as características da Segunda Revolução Industrial e imperialismo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o tema da aula ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou apenas fale o tema para os alunos. Comente que nesta aula vocês irão discutir o processo de apropriação do território africano pelo imperialismo europeu e sua posterior partilha entre as principais potências européias da época e estabelecimento de fronteiras territoriais, o que possibilita compreender a África e muitos de seus impasses atuais, cujas raízes estão no processo de colonização.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO