GEO8_05UND09 - Contextualização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: Os conflitos na Colômbia
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geografia Política e Geopolítica
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula compreender os motivos dos conflitos entre o narcotráfico e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o governo colombiano e suas interferências nos países vizinhos.
Materiais necessários: Projeção ou impressão dos slides, folha de sulfite (uma por dupla), lápis, borracha e lápis de cor.
Material complementar:
Imagem Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x7TESDubdDcGAGQywV8h7VQkxsjgHgh3RdQ2ad7bFx2W4SCuY6suWSaAcK7T/geo8-05und09-contextualizacao-imagem.pdf
Materiais Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wGtJScTnpPjkaSN38fCVpGR6wcWvSCPH6rCeZJVAGehffZvrj46FAAPPF5fe/geo8-05und09-problematizacao-materiais.pdf
Mapa rota cocaína: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VuFd9ZMfMUrYydB4pVbRbVRSjnS6ZCGgQwAScg97HbK5qMngaJqw3EDQT2j3/geo08-05und09-problematizacao-mapa-rota-cocaina.pdf
Para você saber mais:
COSOY, Natalio. Como a guerra entre o governo da Colômbia e as Farc começou e por que ela durou mais de 50 anos. BBC Brasil. 24 ago. 2016. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-37181620 Acesso em 19 fev. 2019.
SALVADOR, Breno. Do enfraquecimento ao caminho da paz, o fim das FARC enquanto guerrilha. O Globo. 25 set. 2016. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/do-enfraquecimento-ao-caminho-da-paz-fim-das-farc-enquanto-guerrilha-20148450> Acesso em 24 fev. 2019.
AFP. Farc: 52 anos de conflito que marcaram a sangue a história da Colômbia. IstoÉ. 26 set. 2016. Disponível em: <https://istoe.com.br/farc-52-anos-de-conflito-que-marcaram-a-sangue-a-historia-da-colombia-2/> Acesso em 21 fev. 2019.
FOLHA ONLINE. Entenda o conflito entre as Farc e o governo colombiano. Folha de São Paulo. 22 fev. 2002. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u732683.shtml> Acesso em 19 fev. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para a turma. Comente que nesta aula o objetivo é compreender os motivos dos conflitos entre o narcotráfico e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o governo colombiano e suas interferências nos países vizinhos. Além disso, é um exemplo de criação de poder paralelo ao Estado.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide ou então imprima a imagem para os alunos. Caso não seja possível, outra imagem que mostre ações das Farc e protestos contra, presentes no livro didático ou em outro material ao qual tenha acesso podem ser utilizadas. A proposta é levantar os conhecimentos que os alunos já possuem sobre esse grupo guerrilheiro. Peça inicialmente para observarem o conjunto de imagens e expressarem o que elas representam. Espera-se que eles comentem que trata-se de um exército armado e que há grupos contrários a eles. Questione-os então "o que são as FARC?" "já ouviram falar sobre?", "sabem onde atuam?". Espera-se que caso não conheçam, expressem ideias relacionadas às imagens como um grupo armado. Caso os alunos demonstrem pouco conhecimento, explique que as Farc significa Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e que foram criadas na década de 1960 por camponeses sob a liderança de Manuel Marulanda, o Tirofijo (Tiro Certeiro) que desejavam uma melhor distribuição de terras em território colombiano e que com o passar dos anos distanciou-se dos seus objetivos originais e tornou-se um exército paralelo de guerrilhas que adotavam a violência e o terrorismo (por exemplo ataques armados e sequestros de civis) para se contrapor ao governo. Este conflito interno durou mais de cinco décadas e em 2016 foi assinado um acordo de paz entre as Farc e o governo colombiano.
Material complementar
Imagem Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x7TESDubdDcGAGQywV8h7VQkxsjgHgh3RdQ2ad7bFx2W4SCuY6suWSaAcK7T/geo8-05und09-contextualizacao-imagem.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso haja no seu município algum grupo que atua como Estado paralelo, é possível discutir e comparar as ações neste momento da aula.
Para você saber mais:
AFP. Farc: 52 anos de conflito que marcaram a sangue a história da Colômbia. IstoÉ. 26 set. 2016. Disponível em: <https://istoe.com.br/farc-52-anos-de-conflito-que-marcaram-a-sangue-a-historia-da-colombia-2/> Acesso em 21 fev. 2019.
FOLHA ONLINE. Entenda o conflito entre as Farc e o governo colombiano. Folha de São Paulo. 22 fev. 2002. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u732683.shtml> Acesso em 19 fev. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Os slides a seguir mostram uma sequência de mapas, gráfico e manchetes relacionadas ao conflito entre as Farc e o governo colombiano. Projete-os ou imprima-os para os alunos. Caso não seja viável, é possível escolher outros materiais para esta parte da aula que mostrem a área de atuação das Farc e a relação com o narcotráfico e problemas nas fronteiras decorrentes disso. Primeiramente peça para que os alunos observem o primeiro mapa, que mostra a perda da presença territorial da guerrilha de 1998 para 2012, e expressem o que observam. Espera-se que eles percebam que boa parte do território colombiano era dominado pelas Farc, que na década de 1990 ampliaram seu poder e influência. Comente que o ano de 2012 marca o início das negociações entre o governo colombiano e as Farc. Em seguida, peça para que observem o gráfico e leiam o pequeno texto que aparece no slide. Espera-se neste momento que eles observem a área do território colombiano destinada à plantação de coca e que o país é responsável por boa parte da produção mundial. Além disso, que para o transporte dela os países vizinhos acabam sendo envolvidos. Depois, peça para que observem o mapa com os fluxos da droga que sai da Colômbia e comentem sobre a intensidade desses fluxos e destino. É interessante neste momento comentar com os alunos que a guerrilha se apoiou principalmente no narcotráfico como forma de autofinanciamento após a perda do apoio de governos comunistas, que ganhou importância a partir dos anos 1980 sob o comando dos cartéis da droga. Apesar de não estarem envolvidos diretamente na produção, eles passaram a cobrar impostos dos traficantes e produtores de cocaína instalados em seus territórios. Além disso, outra fonte rentável foram os sequestros de civis promovidos pelo grupo. Por fim, mostre as manchetes e discuta com os alunos quais seriam os possíveis problemas nessas áreas de fronteira. Pontue ainda que o conflito que durou mais de cinco décadas deixou cerca de 260 mil mortos, 45 mil desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados segundo reportagem de O Globo (25/09/2016).
Material complementar
Materiais Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wGtJScTnpPjkaSN38fCVpGR6wcWvSCPH6rCeZJVAGehffZvrj46FAAPPF5fe/geo8-05und09-problematizacao-materiais.pdf
Mapa rota cocaína: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VuFd9ZMfMUrYydB4pVbRbVRSjnS6ZCGgQwAScg97HbK5qMngaJqw3EDQT2j3/geo08-05und09-problematizacao-mapa-rota-cocaina.pdf
Como adequar à sua realidade: É possível relacionar os conflitos na Colômbia com a disputa por território pelos grupos que comandam o tráfico de drogas nas cidades brasileiras.
Para você saber mais:
SALVADOR, Breno. Do enfraquecimento ao caminho da paz, o fim das FARC enquanto guerrilha. O Globo. 25 set. 2016. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/do-enfraquecimento-ao-caminho-da-paz-fim-das-farc-enquanto-guerrilha-20148450> Acesso em 24 fev. 2019.
Problematização
Orientações: Os slides a seguir mostram uma sequência de mapas, gráfico e manchetes relacionadas ao conflito entre as Farc e o governo colombiano. Projete-os ou imprima-os para os alunos. Caso não seja viável, é possível escolher outros materiais para esta parte da aula que mostrem a área de atuação das Farc e a relação com o narcotráfico e problemas nas fronteiras decorrentes disso. Primeiramente peça para que os alunos observem o primeiro mapa, que mostra a perda da presença territorial da guerrilha de 1998 para 2012, e expressem o que observam. Espera-se que eles percebam que boa parte do território colombiano era dominado pelas Farc, que na década de 1990 ampliaram seu poder e influência. Comente que o ano de 2012 marca o início das negociações entre o governo colombiano e as Farc. Em seguida, peça para que observem o gráfico e leiam o pequeno texto que aparece no slide. Espera-se neste momento que eles observem a área do território colombiano destinada à plantação de coca e que o país é responsável por boa parte da produção mundial. Além disso, que para o transporte dela os países vizinhos acabam sendo envolvidos. Depois, peça para que observem o mapa com os fluxos da droga que sai da Colômbia e comentem sobre a intensidade desses fluxos e destino. É interessante neste momento comentar com os alunos que a guerrilha se apoiou principalmente no narcotráfico como forma de autofinanciamento após a perda do apoio de governos comunistas, que ganhou importância a partir dos anos 1980 sob o comando dos cartéis da droga. Apesar de não estarem envolvidos diretamente na produção, eles passaram a cobrar impostos dos traficantes e produtores de cocaína instalados em seus territórios. Além disso, outra fonte rentável foram os sequestros de civis promovidos pelo grupo. Por fim, mostre as manchetes e discuta com os alunos quais seriam os possíveis problemas nessas áreas de fronteira. Pontue ainda que o conflito que durou mais de cinco décadas deixou cerca de 260 mil mortos, 45 mil desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados segundo reportagem de O Globo (25/09/2016).
Problematização
Orientações: Os slides a seguir mostram uma sequência de mapas, gráfico e manchetes relacionadas ao conflito entre as Farc e o governo colombiano. Projete-os ou imprima-os para os alunos. Caso não seja viável, é possível escolher outros materiais para esta parte da aula que mostrem a área de atuação das Farc e a relação com o narcotráfico e problemas nas fronteiras decorrentes disso. Primeiramente peça para que os alunos observem o primeiro mapa, que mostra a perda da presença territorial da guerrilha de 1998 para 2012, e expressem o que observam. Espera-se que eles percebam que boa parte do território colombiano era dominado pelas Farc, que na década de 1990 ampliaram seu poder e influência. Comente que o ano de 2012 marca o início das negociações entre o governo colombiano e as Farc. Em seguida, peça para que observem o gráfico e leiam o pequeno texto que aparece no slide. Espera-se neste momento que eles observem a área do território colombiano destinada à plantação de coca e que o país é responsável por boa parte da produção mundial. Além disso, que para o transporte dela os países vizinhos acabam sendo envolvidos. Depois, peça para que observem o mapa com os fluxos da droga que sai da Colômbia e comentem sobre a intensidade desses fluxos e destino. É interessante neste momento comentar com os alunos que a guerrilha se apoiou principalmente no narcotráfico como forma de autofinanciamento após a perda do apoio de governos comunistas, que ganhou importância a partir dos anos 1980 sob o comando dos cartéis da droga. Apesar de não estarem envolvidos diretamente na produção, eles passaram a cobrar impostos dos traficantes e produtores de cocaína instalados em seus territórios. Além disso, outra fonte rentável foram os sequestros de civis promovidos pelo grupo. Por fim, mostre as manchetes e discuta com os alunos quais seriam os possíveis problemas nessas áreas de fronteira. Pontue ainda que o conflito que durou mais de cinco décadas deixou cerca de 260 mil mortos, 45 mil desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados segundo reportagem de O Globo (25/09/2016).
Problematização
Orientações: Os slides a seguir mostram uma sequência de mapas, gráfico e manchetes relacionadas ao conflito entre as Farc e o governo colombiano. Projete-os ou imprima-os para os alunos. Caso não seja viável, é possível escolher outros materiais para esta parte da aula que mostrem a área de atuação das Farc e a relação com o narcotráfico e problemas nas fronteiras decorrentes disso. Primeiramente peça para que os alunos observem o primeiro mapa, que mostra a perda da presença territorial da guerrilha de 1998 para 2012, e expressem o que observam. Espera-se que eles percebam que boa parte do território colombiano era dominado pelas Farc, que na década de 1990 ampliaram seu poder e influência. Comente que o ano de 2012 marca o início das negociações entre o governo colombiano e as Farc. Em seguida, peça para que observem o gráfico e leiam o pequeno texto que aparece no slide. Espera-se neste momento que eles observem a área do território colombiano destinada à plantação de coca e que o país é responsável por boa parte da produção mundial. Além disso, que para o transporte dela os países vizinhos acabam sendo envolvidos. Depois, peça para que observem o mapa com os fluxos da droga que sai da Colômbia e comentem sobre a intensidade desses fluxos e destino. É interessante neste momento comentar com os alunos que a guerrilha se apoiou principalmente no narcotráfico como forma de autofinanciamento após a perda do apoio de governos comunistas, que ganhou importância a partir dos anos 1980 sob o comando dos cartéis da droga. Apesar de não estarem envolvidos diretamente na produção, eles passaram a cobrar impostos dos traficantes e produtores de cocaína instalados em seus territórios. Além disso, outra fonte rentável foram os sequestros de civis promovidos pelo grupo. Por fim, mostre as manchetes e discuta com os alunos quais seriam os possíveis problemas nessas áreas de fronteira. Pontue ainda que o conflito que durou mais de cinco décadas deixou cerca de 260 mil mortos, 45 mil desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados segundo reportagem de O Globo (25/09/2016).
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: Divida a sala em duplas e entregue uma folha de sulfite para cada uma. Sugerimos que essa divisão seja feita pelo professor a fim de garantir duplas heterogêneas no que se refere à aprendizagem e habilidades, mas caso o professor prefira, pode utilizar outro critério ou até mesmo pedir que os alunos escolham e organizem as duplas. Após a divisão, projete o slide, imprima ou escreva no quadro as orientações. Oriente os alunos que a tirinha é uma sequência de quadrinhos, parecida com a história em quadrinho, porém, mais curta. Em outras palavras, é uma narrativa por meio de uma sequência de imagens e texto (fala dos personagens), além de também trabalhar com a dimensão temporal e espacial. O objetivo é levar o aluno a refletir e aprofundar o conteúdo, ilustrando uma ideia/interpretação deste conflito. Espera-se que os alunos consigam representar os interesses das Farc e sua relação com o narcotráfico, embate com o governo e os problemas nas fronteiras. É possível que os alunos escolham um item específico ou faça um apanhado geral. Cuide para que todas as duplas finalizem a atividade conforme sugerido nas orientações e dentro do prazo estipulado. Circule pela sala e acompanhe a elaboração das tirinhas. Tire as dúvidas se necessário.
Sistematização
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações: Com as tirinhas finalizadas, organize uma exposição prendendo-as com fita adesiva no mural (se a sala de aula tiver um) ou então na parede. Dê um tempo de aproximadamente 3 minutos para que os alunos observem todas as tirinhas produzidas. Nesse momento será necessário que os alunos se movimentem pela sala, sendo aconselhável que levantem três duplas por vez a fim de garantir que todos consigam de fato olhar todas as produções. Depois, sentados de volta às duplas, escolha dois alunos para comentarem as tirinhas produzidas por outros colegas, procurando destacar os aspectos que mais lhe chamaram a atenção. Para finalizar, apresente os próximos slides com os principais termos do acordo de paz feito entre as FARC e o governo colombiano em novembro de 2016. Caso não seja possível a projeção, imprima ou apenas leia os termos para os alunos.
Sistematização
Orientações: Com as tirinhas finalizadas, organize uma exposição prendendo-as com fita adesiva no mural (se a sala de aula tiver um) ou então na parede. Dê um tempo de aproximadamente 3 minutos para que os alunos observem todas as tirinhas produzidas. Nesse momento será necessário que os alunos se movimentem pela sala, sendo aconselhável que levantem três duplas por vez a fim de garantir que todos consigam de fato olhar todas as produções. Depois, sentados de volta às duplas, escolha dois alunos para comentarem as tirinhas produzidas por outros colegas, procurando destacar os aspectos que mais lhe chamaram a atenção. Para finalizar, apresente os próximos slides com os principais termos do acordo de paz feito entre as FARC e o governo colombiano em novembro de 2016. Caso não seja possível a projeção, imprima ou apenas leia os termos para os alunos.
Sistematização
Orientações: Com as tirinhas finalizadas, organize uma exposição prendendo-as com fita adesiva no mural (se a sala de aula tiver um) ou então na parede. Dê um tempo de aproximadamente 3 minutos para que os alunos observem todas as tirinhas produzidas. Nesse momento será necessário que os alunos se movimentem pela sala, sendo aconselhável que levantem três duplas por vez a fim de garantir que todos consigam de fato olhar todas as produções. Depois, sentados de volta às duplas, escolha dois alunos para comentarem as tirinhas produzidas por outros colegas, procurando destacar os aspectos que mais lhe chamaram a atenção.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e Google Jamboard
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Comente que nesta aula o objetivo é compreender os motivos dos conflitos entre o narcotráfico e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o governo colombiano, além de suas interferências nos países vizinhos. Além disso, trata-se de um exemplo de criação de poder paralelo ao Estado. A aula deve ser organizada com uso do WhatsApp; portanto, crie um grupo da turma. Outra possibilidade é usar o e-mail da turma. Comente que a cidadania estará presente nesta aula. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie o arquivo disponível aqui e peça inicialmente para observarem o conjunto de imagens e expressarem o que elas representam. Questione-os então: "O que são as FARC? Já ouviram falar sobre? Sabem onde atuam?". Espera-se que, caso não conheçam, expressem ideias relacionadas às imagens como se tratando de um grupo armado. Caso os alunos demonstrem pouco conhecimento, explique o que são as FARC, mas, antes, incentive-os a fazer uma pesquisa rápida e enviar mensagens, reportagens e informações sobre o assunto no WhatsApp. Tempo estimado: 15 minutos.
Problematização
Para problematizar o tema, envie os arquivos disponíveis aqui e aqui, que mostram uma sequência de mapas, gráfico e manchetes relacionados ao conflito entre as FARC e o governo colombiano. Primeiramente, peça que os alunos observem o primeiro mapa, que mostra a perda da presença territorial da guerrilha de 1998 para 2012, e expressem o que observam. Em seguida, peça que observem o gráfico e leiam o pequeno texto que aparece no slide. Depois, peça que observem o mapa com os fluxos da droga que sai da Colômbia e comentem a respeito da intensidade e do destino desses fluxos. Incentive-os a enviar áudios comentando. É interessante neste momento comentar com os alunos que a guerrilha se apoiou principalmente no narcotráfico como forma de autofinanciamento após a perda do apoio de governos comunistas, e que ganhou importância a partir dos anos 1980, sob o comando dos cartéis da droga. Por fim, mostre as manchetes e discuta com os alunos quais seriam os possíveis problemas nessas áreas de fronteira. Tempo estimado: 30 minutos.
Ação propositiva
Divida a sala em duplas. Explique que eles irão produzir uma tirinha retratando o conflito entre as FARC e o governo colombiano. Será importante que as duplas decidam, pelo WhatsApp, como irão elaborar o trabalho; podem marcar um encontro virtual no Google Meet, por exemplo. Após a divisão, oriente os alunos que a tirinha é uma sequência de quadrinhos; parecida com a história em quadrinho, porém, mais curta. O objetivo é levar o aluno a refletir e aprofundar o conteúdo, ilustrando uma ideia/interpretação desse conflito. Cuide para que todas as duplas finalizem a atividade conforme sugerido nas orientações e dentro do prazo que você estipular. Tempo estimado: 70 minutos.
Sistematização
Com as tirinhas finalizadas, organize uma exposição. Professor, você pode solicitar que todas as duplas enviem suas tirinhas no WhatsApp e, através de programas como Padlet ou Jamboard (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), organizar um mural. Envie o mural para eles acessarem as produções. Outra possibilidade é que todos compartilhem suas produções no WhatsApp da classe. Depois, escolha dois alunos para comentarem as tirinhas produzidas por outros colegas, procurando destacar os aspectos que mais lhe chamaram a atenção. Discuta com os alunos a questão da cidadania em relação à aula estudada. Tempo estimado: 25 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem com os filhos ao polêmico documentário sobre as FARC disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Viviane Cracel
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender os motivos dos conflitos entre o narcotráfico e as FARC e o governo colombiano e suas interferências nos países vizinhos.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.